Os educadores na educação do campo e as suas condições de trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p252Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os docentes da Educação do Campo de uma escola da região de Fronteira Brasil-Bolívia e as suas condições de trabalho para realização de práticas pedagógicas adequadas a essa modalidade de educação. Tais docentes compõem um grupo de profissionais da educação que atuava no ano de 2015 na Escola Estadual 12 de Outubro, situada a, aproximadamente, 90 quilômetros de Cáceres/MT. Buscou-se compreender os desafios anunciados pelos educadores para o seu trabalho docente na Educação do Campo. A questão problema que nos orientou foi: quem são os educadores de uma escola do campo e quais são os desafios elencados por eles para o desenvolvimento de seu trabalho docente cotidiano? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que teve como lócus a escola citada, no ano de 2015, no âmbito do Projeto Sala de Educador da referida Escola e, como sujeitos, os educadores que participaram da formação continuada desenvolvida pela equipe do Núcleo Unemat-Unitrabalho. Utilizou-se, para coleta de dados, entrevistas com um grupo de educadores, questionários e observações das atividades desenvolvidas.
Palavras-chave: Formação Continuada, Trabalho Docente, Educação do Campo.
The educators in education of countryside and their conditions of teaching
ABSTRACT. This article has as objective to reflect on the teachers of the Education of countryside of a school in the frontier region of Brazil-Bolívia and their working conditions to carry out of teaching work out pedagogical practices appropriate to this type of education. These teachers make up a group of education professionals who worked in the year 2015 at the State School 12 de Outubro, located, approximately, 90 kilometers from Cáceres/MT. It was sought to understand the challenges announced by the educators for their teaching work in education of countryside. The problem question that guided us was: who are the educators of a country school and what are the challenges listed by them for the development of their daily teaching work? It was a qualitative research that had as locus the mentioned school, in the year of 2015, within the scope of the Educator's Room of the said School and as subjects the educators who participated in the continuous formation developed by the team of the Nucleus Unemat-Unitrabalho. Interviews with a group of educators, questionnaires and observations of the activities developed.
Keywords: Continued Formation, Teaching Work, Education of Countryside.
Los educadores en la educación de campo y sus condiciones de trabajo docente
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre los docentes que trabajan en la educación de campo en una escuela de la región de frontera Brasil-Bolívia y sus condiciones de trabajo docente para la realización de prácticas pedagógicas adecuadas a esa modalidad de educación. Los docentes a quienes nos referimos componen un grupo de profesionales de la educación que actuaba en el año de 2015 en la Escuela Estatal 12 de Outubro, que está localizada a 90 kilómetros de Cáceres/MT. Él trató de comprender los desafíos anunciados por los educadores en su trabajo docente en la educación de campo. El problema que nos oriento fue: ¿Quiénes son los educadores de la escuela de campo y cuáles son los desafíos enfrentados por ellos para el desarrollo de su trabajo docente en la cotidianidad? Se trato de una investigación cualitativa que tuvo como locus la escuela ya citada, en el año 2015, en el ámbito del Proyecto Sala de Educador de esta escuela y como sujetos los educadores que participado de la formación continuada desarrollada por el equipo del Núcleo Unemat-Unitrabalho. Se utilizo para la recolección de los datos, entrevistas con un grupo de educadores, cuestionarios y observaciones de las actividades realizadas.
Palavras-clave: Formación Continuada, Trabajo Docente, Educación de Campo.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2001). Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Parecer n° 36/2001. Brasília.
Brito, A. E. (2007). Sobre a Formação e a Prática Pedagógica: o saber, o saber-ser e o saber-fazer no exercício profissional. In Mendes Sobrinho, J. A. C. Formação e Prática pedagógica: diferentes contextos de análise. Teresina: EDUFPI.
Caldart, R. S. (2003). A Escola do Campo em Movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1), 60-81.
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2012). Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.
Gaia, C., & Pires, L. S. (2016). Saberes matemáticos e história de vida na zona rural de Marabá-PA. Rev. Bras. Educ. Camp., 1(1), 128-146.
Lima, R. F. (2013). Formação de professores da Escola do Campo em Cáceres-MT: identidade em construção. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Estado de Mato Grosso.
Moraes, J. V. M. (2009). A carreira e a gestão da escola: valorização e democracia. Revista semestral Retratos da Escola/CNTE, 3(5), 399 - 410.
Oliveira, I. B., & Geraldi, J. W. (2010). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. In. Oliveira, I. B. (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. (p. 13-43). Petrópolis, RJ: DP Editora Ltda.
Projeto Político Pedagógico (PPP). (2014). Escola Estadual 12 de Outubro.
Projeto Sala de Educador (PSE). (2015). Escola Estadual 12 de Outubro. Projeto de Formação Continuada: Reflexão sobre a Prática Pedagógica.
Ramos, M. N., Moreira, T. M., & Santos, C. A. (Coord.). (2004). Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo.
Saviani, D. (2008). A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associado.
Silva, C. C. (2014). Formação Continuada: “A Sala de Educador” como espaço de Produção de Conhecimento (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso.
Tardif, M., & Lessard, C. (2005). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petropólis, RJ. Editora Vozes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).