Educação do Campo e vínculos territoriais: uma análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso de professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19925Resumo
No presente estudo, analisamos a formação de professores do campo à luz dos vínculos com seus territórios de origem. Para isso, utilizamos como fonte de informações os Trabalhos de Conclusão de Curso de licenciandos em Educação do Campo da habilitação das Ciências da Vida e da Natureza produzidos ao longo dos últimos 20 anos. Com uma metodologia qualiquantitativa, analisamos estes trabalhos à luz de temáticas do campo de pesquisa da Educação do Campo, buscando verificar sua relevância e atualidade. Lançando mão do referencial teórico-metodológico da Teoria Ator-rede, buscamos compreender se os territórios são levados em consideração na definição dos temas de trabalho. Nossos resultados apontam que os trabalhos de pesquisa realizados pelos licenciandos em formação têm pertinência e atualidade em relação ao campo de pesquisa da Educação do Campo. Da categorização realizada, constatamos que aparecem em maior quantidade os temas socioambientais, que indiciam um amálgama entre cultura e natureza nos trabalhos analisados.
Palavras-chave: educação do campo, trabalho de conclusão de curso, zona crítica, teoria ator-rede, território.
Rural Education and Territorial Links: An Analysis of the Final Course Works of Initial Teacher Training
ABSTRACT. In this study, we analyze the training of rural teachers in light of their ties to their home territories. To this end, we used the Final Course Papers of undergraduate Rural Education students in the Life and Natural Sciences program as a source of information. Using a qualitative and quantitative methodology, we analyzed these papers in light of themes within the Rural Education research field, seeking to determine their relevance and current status. Using the theoretical and methodological framework of Actor-Network Theory, we sought to understand whether territories are taken into account when defining research topics. Our results indicate that the research papers conducted by undergraduate students are relevant and current in relation to the Rural Education research field. From the categorization performed, we found that socio-environmental themes appear more frequently, indicating an amalgamation of culture and nature in the analyzed papers.
Keywords: rural education, capstone project, critical zone, actor-network theory, territory.
Educación rural y vínculos territoriales: un análisis de los trabajos finales de formación inicial docente
RESUMEN. En este estudio, analizamos la formación de docentes rurales a la luz de sus vínculos con sus territorios de origen. Para ello, utilizamos como fuente de información los Trabajos Finales de Curso de estudiantes de pregrado en Educación Rural del programa de Ciencias de la Vida y Naturales. Utilizando una metodología cualitativa y cuantitativa, analizamos estos trabajos a la luz de temas dentro del campo de investigación de la Educación Rural, buscando determinar su relevancia y estado actual. Utilizando el marco teórico y metodológico de la Teoría de Actor-Red, buscamos comprender si los territorios se tienen en cuenta al definir los temas de investigación. Nuestros resultados indican que los trabajos de investigación realizados por estudiantes de pregrado son relevantes y actuales en relación con el campo de investigación de la Educación Rural. A partir de la categorización realizada, encontramos que los temas socioambientales aparecen con mayor frecuencia, lo que indica una amalgama de cultura y naturaleza en los trabajos analizados.
Palabras clave: educación rural, trabajo final de curso, zona crítica, teoría actor-red, territorio.
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