Rural Education and Territorial Links: An Analysis of the Final Course Works of Initial Teacher Training

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DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19925

Résumé

ABSTRACT. In this study, we analyze the training of rural teachers in light of their ties to their home territories. To this end, we used the Final Course Papers of undergraduate Rural Education students in the Life and Natural Sciences program as a source of information. Using a qualitative and quantitative methodology, we analyzed these papers in light of themes within the Rural Education research field, seeking to determine their relevance and current status. Using the theoretical and methodological framework of Actor-Network Theory, we sought to understand whether territories are taken into account when defining research topics. Our results indicate that the research papers conducted by undergraduate students are relevant and current in relation to the Rural Education research field. From the categorization performed, we found that socio-environmental themes appear more frequently, indicating an amalgamation of culture and nature in the analyzed papers.

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Bruno Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação e Docência pelo Promestre e doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG. É docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Minas Gerais – campus Betim, onde atua no ensino de Física e como extensionista no Projeto Astrocultura. Realiza pesquisas junto ao grupo Cogitamus, com interesse no estudo das relações entre viventes e não-viventes na Zona Crítica, astronomia cultural e formação de professores.

Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Filosofia e doutor em Educação pela mesma universidade. É Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação. É líder do grupo Cogitamus - Educação e Humanidades Científicas e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Luíz Gustavo Melo Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012), possui mestrado (2016) e doutorado (2018) em Educação pela mesma universidade. Atuou como professor de Ciências e Biologia na educação básica entre 2012 e 2018. Desde 2019, é professor da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) e orienta no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-FaE). Neste programa, coordena a linha de pesquisa Educação e Ciências, desde 2020. É editor-chefe do periódico Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências (scielo.br/epec). Desenvolve projetos de extensão voltados para a formação de professores de ciências no Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG-FaE). É autor de livros didáticos da área de Ciências da Natureza (https://www.edocente.com.br/autores/luiz-franco/). Suas pesquisas estão vinculadas à área de Educação em Ciências, com ênfase em processos de ensino e aprendizagem, atuando nos seguintes temas: interações discursivas em sala de aula, práticas epistêmicas, ensino de ciências por investigação, etnografia em educação. Recentemente, tem desenvolvido projetos relacionados a: desinformação, pós verdade, pensamento crítico e suas relações com a aprendizagem de ciências.

Penha Souza Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, educação, projeto temático, interações discursivas, feira de ciências e Educação do Campo.

Références

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2025-12-24

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Pereira, B., Coutinho, F. Ângelo, Franco, L. G. M., & Silva, P. S. (2025). Rural Education and Territorial Links: An Analysis of the Final Course Works of Initial Teacher Training. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19925. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19925

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Rubrique

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil