Revisão por pares em periódicos: seus méritos e questões éticas
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19583Palavras-chave:
Educação Especial, Ética, Divulgação Científica., Formação de PesquisadoresResumo
Trata-se de uma reflexão analítico-crítica sobre práticas recentes na Educação Especial. Serão problematizados alguns fatores científicos, éticos, sociais, culturais e políticos que parecem perpassar a avaliação desde o planejamento até os processos decisórios relacionados à construção do conhecimento científico na área. Serão abordados: controle ético inerente à indicação e à atuação dos profissionais envolvidos na avaliação; critérios para seleção de revistas; período entre submissão e avaliação; burocratização e hierarquização assimétrica dos processos decisórios; critérios de aprovação e rejeição; armazenamento e sustentabilidade dos dados e dos resultados da pesquisa; seletividade e generalização da análise de dados; revisão ortográfico-gramatical; linguagem acessível; e relação entre qualidade reificada e quantidade da produção científica. O intuito é argumentar que os processos avaliativos precisam contribuir para que a pesquisa aconteça, com sustentabilidade, e não o contrário. Nesse cenário, é fundamental a definição de certos princípios éticos que devem basear a formação de pesquisadores.
Palavras-chave: educação especial, ética, formação de pesquisadores, divulgação científica.
Peer review in journals: its merits and ethical issues
ABSTRACT. This is an analytical-critical reflection on recent practices in Special Education. It will problematize some scientific, ethical, social, cultural and political factors that seem to permeate the evaluation from planning to the decision-making processes related to the construction of scientific knowledge in the area. The following will be addressed: ethical control inherent in the indication and performance of professionals involved in the evaluation; criteria for selecting journals; period between submission and evaluation; bureaucratization and asymmetrical hierarchization of decision-making processes; criteria for approval and rejection; storage and sustainability of data and research results; selectivity and generalization of data analysis; spelling and grammar review; accessible language; and the relationship between reified quality and quantity of scientific production. The aim is to argue that evaluation processes need to contribute to the sustainable development of research, and not the other way around. In this scenario, it is essential to define certain ethical principles that should underpin the training of researchers.
Keywords: special education, ethics, researcher training, scientific dissemination.
Revisión por pares en revistas: sus méritos y cuestiones éticas
RESUMEN. Se trata de una reflexión analítico-crítica sobre las prácticas recientes en Educación Especial. Se problematizarán algunos factores científicos, éticos, sociales, culturales y políticos que parecen permear la evaluación desde los procesos de planificación hasta la toma de decisiones relacionados con la construcción del conocimiento científico en el área. Se abarcarán: el control ético inherente a la indicación y actuación de los profesionales involucrados en la evaluación; criterios de selección de revistas; período entre la presentación y la evaluación; burocratización y jerarquización asimétrica de los procesos de toma de decisiones; criterios de aprobación y rechazo; almacenamiento y sostenibilidad de datos y resultados de investigación; selectividad y generalización del análisis de datos; revisión ortográfica-gramatical; lenguaje accesible; y relación entre calidad cosificada y cantidad de producción científica. El objetivo es argumentar que los procesos de evaluación deben contribuir a que la investigación se realice de manera sostenible, y no al revés. En este escenario, resulta imprescindible definir ciertos principios éticos que deben fundamentar la formación de los investigadores.
Palabras clave: educación especial, ética, formación de investigadores, divulgación científica.
Downloads
Referências
Campanario, J. M. (2002). El sistema de revisión por expertos (peer review): muchos problemas y pocas soluciones. Revista Española de Documentación Científica, 25(3), 166-184. DOI: https://doi.org/10.3989/redc.2002.v25.i3.107
Davyt, A., & Velho, L. (2000). A avaliação da ciência e a revisão por pares: passado e presente. Como será o futuro? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 7(1), 93-116. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000200005
Manzini, E. J. (2004). Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 10(3), 273-286.
Mendonça, P. C. C., Franco, L. G., Massi, L & Coelho, G. R. (2023). Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação e em Ciências com avaliação por pares aberta. Ensaio: Pesquisa em Educação e Ciências, 25, e42617, 1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172022240137t
Mizzaro, S. (2003). Quality control in scholarly publishing: A new proposal. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 54(11), 989-1005. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.10296
Omote, S. (2005). Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 11(3), 323-334. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000300002
Saffioti, H. I. B. (1989). “A síndrome do pequeno poder”. In Azevedo, M. A., & Guerra, V. N. de A. (Orgs.). Crianças vitimizadas: a síndrome do pequeno poder (pp. 13-21). São Paulo, Iglu Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sadao Omote

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).