Revisão por pares em periódicos: seus méritos e questões éticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19583

Palavras-chave:

Educação Especial, Ética, Divulgação Científica., Formação de Pesquisadores

Resumo

Trata-se de uma reflexão analítico-crítica sobre práticas recentes na Educação Especial. Serão problematizados alguns fatores científicos, éticos, sociais, culturais e políticos que parecem perpassar a avaliação desde o planejamento até os processos decisórios relacionados à construção do conhecimento científico na área. Serão abordados: controle ético inerente à indicação e à atuação dos profissionais envolvidos na avaliação; critérios para seleção de revistas; período entre submissão e avaliação; burocratização e hierarquização assimétrica dos processos decisórios; critérios de aprovação e rejeição; armazenamento e sustentabilidade dos dados e dos resultados da pesquisa; seletividade e generalização da análise de dados; revisão ortográfico-gramatical; linguagem acessível; e relação entre qualidade reificada e quantidade da produção científica. O intuito é argumentar que os processos avaliativos precisam contribuir para que a pesquisa aconteça, com sustentabilidade, e não o contrário. Nesse cenário, é fundamental a definição de certos princípios éticos que devem basear a formação de pesquisadores.

Palavras-chave: educação especial, ética, formação de pesquisadores, divulgação científica.

 

Peer review in journals: its merits and ethical issues

ABSTRACT. This is an analytical-critical reflection on recent practices in Special Education. It will problematize some scientific, ethical, social, cultural and political factors that seem to permeate the evaluation from planning to the decision-making processes related to the construction of scientific knowledge in the area. The following will be addressed: ethical control inherent in the indication and performance of professionals involved in the evaluation; criteria for selecting journals; period between submission and evaluation; bureaucratization and asymmetrical hierarchization of decision-making processes; criteria for approval and rejection; storage and sustainability of data and research results; selectivity and generalization of data analysis; spelling and grammar review; accessible language; and the relationship between reified quality and quantity of scientific production. The aim is to argue that evaluation processes need to contribute to the sustainable development of research, and not the other way around. In this scenario, it is essential to define certain ethical principles that should underpin the training of researchers.

Keywords: special education, ethics, researcher training, scientific dissemination.

 

Revisión por pares en revistas: sus méritos y cuestiones éticas

RESUMEN. Se trata de una reflexión analítico-crítica sobre las prácticas recientes en Educación Especial. Se problematizarán algunos factores científicos, éticos, sociales, culturales y políticos que parecen permear la evaluación desde los procesos de planificación hasta la toma de decisiones relacionados con la construcción del conocimiento científico en el área. Se abarcarán: el control ético inherente a la indicación y actuación de los profesionales involucrados en la evaluación; criterios de selección de revistas; período entre la presentación y la evaluación; burocratización y jerarquización asimétrica de los procesos de toma de decisiones; criterios de aprobación y rechazo; almacenamiento y sostenibilidad de datos y resultados de investigación; selectividad y generalización del análisis de datos; revisión ortográfica-gramatical; lenguaje accesible; y relación entre calidad cosificada y cantidad de producción científica. El objetivo es argumentar que los procesos de evaluación deben contribuir a que la investigación se realice de manera sostenible, y no al revés. En este escenario, resulta imprescindible definir ciertos principios éticos que deben fundamentar la formación de los investigadores.

Palabras clave: educación especial, ética, formación de investigadores, divulgación científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sadao Omote, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992) e provimento do cargo de Professor Titular mediante concurso público (1999). Aposentado em 2005, foi contratado em regime de CLT, como Professor Adjunto, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo ano, ministrando disciplinas em cursos de Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, família de deficiente, percepção social, formação de professores e formação de pesquisadores e produção de conhecimento.

Referências

Campanario, J. M. (2002). El sistema de revisión por expertos (peer review): muchos problemas y pocas soluciones. Revista Española de Documentación Científica, 25(3), 166-184. DOI: https://doi.org/10.3989/redc.2002.v25.i3.107

Davyt, A., & Velho, L. (2000). A avaliação da ciência e a revisão por pares: passado e presente. Como será o futuro? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 7(1), 93-116. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000200005

Manzini, E. J. (2004). Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 10(3), 273-286.

Mendonça, P. C. C., Franco, L. G., Massi, L & Coelho, G. R. (2023). Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação e em Ciências com avaliação por pares aberta. Ensaio: Pesquisa em Educação e Ciências, 25, e42617, 1-9. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172022240137t

Mizzaro, S. (2003). Quality control in scholarly publishing: A new proposal. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 54(11), 989-1005. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.10296

Omote, S. (2005). Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 11(3), 323-334. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000300002

Saffioti, H. I. B. (1989). “A síndrome do pequeno poder”. In Azevedo, M. A., & Guerra, V. N. de A. (Orgs.). Crianças vitimizadas: a síndrome do pequeno poder (pp. 13-21). São Paulo, Iglu Editora.

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Omote, S. (2025). Revisão por pares em periódicos: seus méritos e questões éticas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19583. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19583

Edição

Seção

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO