Projeto Ciclo de Leitura da UFNT: uma experiência baseada na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Gracieda dos Santos Araujo Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-1006-3024
  • Ana Márcia de Sousa Ribeiro Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Thais Vitória Araújo da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Clecitânia Maia da Silva Pereira Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0002-3831-1755

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19475

Palavras-chave:

Projeto Ciclo de Leitura

Resumo

O artigo aborda a experiência do trabalho de incentivo à leitura literária clássica, realizado pelo Projeto de Extensão Ciclo de Leitura Literatura e Sociedade em perspectiva da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), junto à comunidade acadêmica e a comunidade externa, escolar. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a importância da leitura literária como um direito de todas as pessoas (Cândido, 2011) e os desafios da democratização da leitura no contexto do Território Bico do Papagaio (Tocantins). Para isso, é realizado estudo de referencial bibliográfico sobre teoria da literatura e sobre as contribuições dos clássicos para o desenvolvimento humano. Na sequência, se analisa o relato de duas alunas inscritas no “Ciclo de Leitura da UFNT” a partir dos quais se evidencia o sentido do incentivo à leitura através do referido projeto. Tudo isso tendo em conta à socialização da cultura literária enquanto um bem de interesse público, necessário à transformação social e à construção de sociedades mais justas. Conclui-se que o fomento à leitura literária clássica pela Universidade é essencial para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores dos estudantes, e à educação ao longo da vida.

Palavras-chave: leitura literária, literatura clássica, bico do papagaio, projeto ciclo de leitura.

 

UFNT's Reading Cycle Project: an experience based on the cultural-historical perspective

ABSTRACT.  The article discusses the experience of the work to encourage classical literary reading, carried out by the Reading Cycle Project Literature and Society in Perspective at the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), with the academic community and the external, school community. Initially, a reflection is made on the importance of literary reading as a right of all people (Cândido, 2011) and the challenges of democratizing reading in the context of the Bico do Papagaio Territory (Tocantins). To this end, a bibliographic reference study is carried out on the theory of literature and the contributions of the classics to human development. It then analyzes the accounts of two students enrolled in the “UFNT Reading Cycle”, from which the meaning of encouraging reading through this project is made clear. All this taking into account the socialization of literary culture as a good of public interest, necessary for social transformation and the construction of fairer societies. The conclusion is that the promotion of classical literary reading by the university is essential for the development of students' higher psychic functions and for lifelong education.

Keywords: literary reading, classical literature, bico do papagaio, reading cycle project.

 

Proyecto Ciclo de Lectura de la UFNT: una experiencia basada en la perspectiva histórico-cultural

RESUMEN. El artículo discute la experiencia del trabajo de incentivo a la lectura literaria clásica, realizado por el Proyecto Ciclo de Lectura Literatura y Sociedad en Perspectiva de la Universidad Federal del Norte de Tocantins (UFNT), con la comunidad académica y la comunidad externa, escolar. Inicialmente, se hace una reflexión sobre la importancia de la lectura literaria como un derecho de todas las personas (Cândido, 2011) y los desafíos de la democratización de la lectura en el contexto del Territorio Bico do Papagaio (Tocantins). Para ello, se realiza un estudio bibliográfico de referencia sobre la teoría de la literatura y las contribuciones de los clásicos al desarrollo humano. A continuación, se analizan los relatos de dos alumnos inscritos en el «Ciclo de Lectura de la UFNT», mostrando el significado del fomento a la lectura a través de este proyecto. Todo ello teniendo en cuenta la socialización de la cultura literaria como un bien de interés público, necesario para la transformación social y la construcción de sociedades más justas. Se concluye que el fomento de la lectura literaria clásica por parte de la universidad es esencial para el desarrollo de las funciones psíquicas superiores de los estudiantes y para la educación a lo largo de la vida.

Palabras clave: lectura literaria, literatura clásica, bico do papagaio, proyecto ciclo de lectura.

 

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Biografia do Autor

Gracieda dos Santos Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018-2022);Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2016); Especialista em Pedagogia Histórico - Crítica para as Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017); em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012), em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2011), em Gestão de Pessoas pela Fundação Visconde de Cairu (2010), em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela UNEB (2004); Pedagoga pela UNEB (2001). Tem atuado como Professora da rede pública municipal de ensino (2002- 2018), além de atuar na Educação Popular Cooperativista. Participou do Projeto de pesquisa "Soberania alimentar, terra e território no âmbito da UNASUL", executado por meio da parceria entre Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e no Caribe (Territorial), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e o Programa União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e Red Soberania y Seguridad Alimentária y Nutricional pelo (Red SSAN Brasil UNASUL), entre os anos 2015 e 2016.Professora Efetiva da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Ana Márcia de Sousa Ribeiro Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pedagoga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2019.

Thais Vitória Araújo da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Clecitânia Maia da Silva Pereira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

dos Santos Araujo, G., de Sousa Ribeiro Silva, A. M., Araújo da Silva, T. V., & Maia da Silva Pereira, C. (2024). Projeto Ciclo de Leitura da UFNT: uma experiência baseada na perspectiva histórico-cultural . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19475 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19475

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares