Programa Residência Pedagógica: o caminho aprendente de uma preceptora

O caminho aprendente de uma preceptora

Autores

  • Darlene Martins dos Santos Escola Municipal Walfredo Campos Maia, Tocantinópolis-TO
  • Andrey Patrick Monteiro de Paula Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-2724-4844
  • Arinalda Silva Locatelli Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-3573-1706

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19438

Palavras-chave:

aprendizagens

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar os aprendizados de uma preceptora, em sua experiência de participação no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) de Tocantinópolis/TO. Para este relato, compreendemos a aprendizagem como todo processo de participação em sociedade, assumindo uma perspectiva sociocultural da mesma. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter qualitativo no formato de relato de experiência, que tem como foco de análise a dinâmica formativa do programa que contempla o planejamento coletivo, socialização com o grande grupo, regências e reflexões, diante de uma organização em ciclos e em três subgrupos que proporcionaram aos residentes experiências da prática na Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino fundamental. A experiência de participação enquanto preceptora revelou aprendizados referentes ao planejamento, valorização do planejamento coletivo e disposição em escutar os outros; visão mais ampla do currículo, compreensão dos objetos de conhecimento pretendidos em cada regência, e principalmente a intencionalidade pedagógica da aula planejada.

Palavras-chave: experiências, aprendizagens, aprendizados, contribuições, formação docente.

 

Pedagogical Residency Program: the learning path of a preceptor

ABSTRACT. This article aims to describe and analyze the learning of a preceptor, in her experience of participating in the Pedagogical Residency Program, a subproject of the Pedagogy course at the Federal University of Northern Tocantins (UFNT) in Tocantinópolis/TO. For this report, we understand learning as the entire process of participation in society, assuming a sociocultural perspective. Methodologically, this is a qualitative study in the format of an experience report, which focuses on analyzing the formative dynamics of the program that includes collective planning, socialization with the large group, conductions and reflections, in the face of an organization in cycles and in three subgroups that provided residents with practical experiences in Early Childhood Education and the Early Years of elementary school. The experience of participating as a preceptor revealed lessons regarding planning, appreciation of collective planning and willingness to listen to others; broader view of the curriculum, understanding of the objects of knowledge intended in each regency, and mainly the pedagogical intentionality of the planned class.

Keywords: experiences, learning, contributions, teacher training.

 

Programa de Residencia Pedagógica: el camino de aprendizaje de un preceptor

RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo describir y analizar las experiencias de aprendizaje de una preceptora durante su participación en el Programa de Residencia Pedagógica, un subproyecto del curso de Pedagogía de la Universidad Federal del Norte de Tocantins (UFNT), en Tocantinópolis/TO. Para este informe, entendemos el aprendizaje como cualquier proceso de participación en la sociedad, adoptando una perspectiva sociocultural del mismo. Metodológicamente, se trata de un estudio cualitativo en forma de informe de experiencia, que se centra en el análisis de la dinámica formativa del programa, que incluye la planificación colectiva, la socialización con el gran grupo, las regencias y las reflexiones, organizadas en ciclos y en tres subgrupos que proporcionaron a los residentes experiencias prácticas en Educación Infantil y en los primeros años de la enseñanza primaria. La experiencia de participar como preceptora reveló aprendizajes relacionados con la planificación, la valoración de la planificación colectiva y la disposición a escuchar a los demás; una visión más amplia del currículo, la comprensión de los objetos de conocimiento pretendidos en cada lección y, especialmente, la intención pedagógica de la lección planificada.

Palabras clave: experiências, aprendizaje, contribuciones, formación de professores.

 

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Biografia do Autor

Darlene Martins dos Santos, Escola Municipal Walfredo Campos Maia, Tocantinópolis-TO

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Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Andrey Patrick Monteiro de Paula é licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e doutor em Educação pela Programa de Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. É professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis/TO, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia desde o ano de 2014.

Arinalda Silva Locatelli , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Educação, professora associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins/CEHS/Tocantinópolis.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Santos, D. M. dos, Monteiro de Paula, A. P., & Locatelli , A. S. (2024). Programa Residência Pedagógica: o caminho aprendente de uma preceptora : O caminho aprendente de uma preceptora. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19438. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19438

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

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