Aproximações e distanciamentos entre Educação do Campo e Alfabetização Científica: Uma Comparação Teórica e Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19765Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as aproximações e distanciamentos entre as discussões sobre educação do campo e alfabetização científica, investigando como essas perspectivas podem se articular para fortalecer o ensino de ciências em contextos da educação do campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com a seleção e análise de artigos publicados nos últimos dez anos no Portal de periódicos da CAPES. Os resultados indicam que a integração entre Educação do Campo e Alfabetização Científica ocorre quando o ensino de ciências considera os saberes tradicionais e a realidade dos estudantes, promovendo um aprendizado contextualizado e crítico. Estratégias como a Pedagogia da Alternância e o ensino por investigação demonstraram-se eficazes, embora desafios como a formação docente insuficiente e a escassez de materiais didáticos contextualizados ainda persistam. Foi possível compreender que a Alfabetização Científica pode contribuir significativamente para uma educação mais emancipadora e crítica no contexto do campo, desde que políticas públicas e práticas pedagógicas diversificadas sejam implementadas para fortalecer essa integração.
Palavras-chave: educação do campo, alfabetização científica, ensino de ciências.
Aproximaciones y distanciamientos entre la Educación del Campo y la Alfabetización Científica: Una Comparación Teórica y Pedagógica
RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo analizar las aproximaciones y distanciamientos entre los debates sobre educación del campo y alfabetización científica, investigando cómo estas perspectivas pueden articularse para fortalecer la enseñanza de las ciencias en contextos de educación del campo. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica con un enfoque cualitativo, seleccionando y analizando artículos publicados en los últimos diez años en la revista de CAPES. Los resultados indican que la integración entre la Educación del Campo y la Alfabetización Científica ocurre cuando la enseñanza de las ciencias considera los saberes tradicionales y la realidad de los estudiantes, promoviendo un aprendizaje contextualizado y crítico. Estrategias como la Pedagogía de la Alternancia y la enseñanza basada en la investigación han demostrado ser eficaces, aunque persisten desafíos como la insuficiente formación docente y la escasez de materiales didácticos contextualizados. Se concluye que la Alfabetización Científica puede contribuir significativamente a una educación más emancipadora y crítica en el contexto del campo, siempre que se implementen políticas públicas y prácticas pedagógicas diversificadas para fortalecer esta integración.
Palabras clave: educación del campo, alfabetización científica, enseñanza de las ciencias.
Approximations and Distances between Rural Education and Scientific Literacy: A Theoretical and Pedagogical Comparison
ABSTRACT. This study aimed to analyze the approaches and divergences between discussions on Rural Education and Scientific Literacy, investigating how these perspectives can be articulated to strengthen science teaching in rural education contexts. To this end, a qualitative bibliographic research was conducted, involving the selection and analysis of articles published in the last ten years on the CAPES journal platform. The results indicate that the integration between Rural Education and Scientific Literacy occurs when science teaching values traditional knowledge and students lived realities, promoting contextualized and critical learning. Strategies such as the Pedagogy of Alternation and inquiry-based teaching proved effective, although challenges such as insufficient teacher training and the scarcity of contextualized teaching materials still persist. It was possible to understand that Scientific Literacy can significantly contribute to a more emancipatory and critical education in rural contexts, provided that public policies and diversified pedagogical practices are implemented to strengthen this integration.
Keywords: rural education, scientific literacy, science teaching.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, 27, 157-176.
Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, 25, e250036.
Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2002). (org.) Educação do Campo: identidade e políticas públicas.
Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, 89-100.
Reis Silva, M. J. A., & Bizerril, M. X. A. (2020). Educação do Campo e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: um diálogo possível. Linha Mestra, 14(42), 82-91.
Caldart. R. S., Pereira., & Frigotto. (Org). Dicionário da Educação do Campo. Guhur. D.M.P., & Toná. N (2012). Agroecologia. 2ª ed., reimpr. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Expressão Popular.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.
Lomeu, G. C., & Iocca, F. A. D. S. (2016). Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo. Eventos Pedagógicos, 7(3), 1402-1414.
Oliveira, E. (2020). Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo. Revista Insignare Scientia-RIS, 3(4), 460-476.
Pavini, G. C., Ribeiro, M. L., Whitaker, D. C. A., & Ferrante, V. L. S. B. (2020). Educação do campo: perspectiva concreta ou promessa frustrada de política pública?. Retratos de assentamentos, 23(1), 230-241.
Resolução n.1 de 03 de abril de 2002. (2002, 09 de abril). Estabelece Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União.
Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, 13(3), 333-352.
Santos, A.R.D.; Silva, G.D.J.; Oliveira, J.M.D.S., & Coelho, L.A. (Org). (2020). Educação do campo: políticas e práticas. In Schneider, M.B.D. (Org.). A prática educativa emancipadora nas escolas do campo (pp. 69-80). Ilhéus: Editus.
Silva, M. B., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 23, e34674.
Souza, J. D., Ostermann, F., & Rezende, F. (2020). Educação do campo na voz da pesquisa em educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 22, e12275.
Souza, M. A. D. (2020). Pesquisa educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educação em Revista, 36, e208881.
Teixeira, F. M. (2013). Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação (Bauru), 19, 795-809.
Teixeira, L. B. (2020). Educação do campo: alfabetização científica e a pedagogia da alternância em uma escola família agrícola.
Whitaker, D. C. A. (2008). Educação Rural: da razão dualista, à razão dialética. Retratos de Assentamentos, 11(1), 295-304.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anniquele Souza das Neves, Luciana Sedano de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





