Aproximações e distanciamentos entre Educação do Campo e Alfabetização Científica: Uma Comparação Teórica e Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19765

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as aproximações e distanciamentos entre as discussões sobre educação do campo e alfabetização científica, investigando como essas perspectivas podem se articular para fortalecer o ensino de ciências em contextos da educação do campo. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com a seleção e análise de artigos publicados nos últimos dez anos no Portal de  periódicos da CAPES. Os resultados indicam que a integração entre Educação do Campo e Alfabetização Científica ocorre quando o ensino de ciências considera os saberes tradicionais e a realidade dos estudantes, promovendo um aprendizado contextualizado e crítico. Estratégias como a Pedagogia da Alternância e o ensino por investigação demonstraram-se eficazes, embora desafios como a formação docente insuficiente e a escassez de materiais didáticos contextualizados ainda persistam. Foi possível compreender que a Alfabetização Científica pode contribuir significativamente para uma educação mais emancipadora e crítica no contexto do campo, desde que políticas públicas e práticas pedagógicas diversificadas sejam implementadas para fortalecer essa integração.

 

Palavras-chave:  educação do campo, alfabetização científica,  ensino de ciências.

 

 

 

Aproximaciones y distanciamientos entre la Educación del Campo y la Alfabetización Científica: Una Comparación Teórica y Pedagógica                                                   

RESUMEN. Este estudio tuvo como objetivo analizar las aproximaciones y distanciamientos entre los debates sobre educación del campo y alfabetización científica, investigando cómo estas perspectivas pueden articularse para fortalecer la enseñanza de las ciencias en contextos de educación del campo. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica con un enfoque cualitativo, seleccionando y analizando artículos publicados en los últimos diez años en la revista de CAPES. Los resultados indican que la integración entre la Educación del Campo y la Alfabetización Científica ocurre cuando la enseñanza de las ciencias considera los saberes tradicionales y la realidad de los estudiantes, promoviendo un aprendizaje contextualizado y crítico. Estrategias como la Pedagogía de la Alternancia y la enseñanza basada en la investigación han demostrado ser eficaces, aunque persisten desafíos como la insuficiente formación docente y la escasez de materiales didácticos contextualizados. Se concluye que la Alfabetización Científica puede contribuir significativamente a una educación más emancipadora y crítica en el contexto del campo, siempre que se implementen políticas públicas y prácticas pedagógicas diversificadas para fortalecer esta integración.

Palabras clave: educación del campo, alfabetización científica, enseñanza de las ciencias.

 

Approximations and Distances between Rural Education and Scientific Literacy: A Theoretical and Pedagogical Comparison

ABSTRACT. This study aimed to analyze the approaches and divergences between discussions on Rural Education and Scientific Literacy, investigating how these perspectives can be articulated to strengthen science teaching in rural education contexts. To this end, a qualitative bibliographic research was conducted, involving the selection and analysis of articles published in the last ten years on the CAPES journal platform. The results indicate that the integration between Rural Education and Scientific Literacy occurs when science teaching values traditional knowledge and students lived realities, promoting contextualized and critical learning. Strategies such as the Pedagogy of Alternation and inquiry-based teaching proved effective, although challenges such as insufficient teacher training and the scarcity of contextualized teaching materials still persist. It was possible to understand that Scientific Literacy can significantly contribute to a more emancipatory and critical education in rural contexts, provided that public policies and diversified pedagogical practices are implemented to strengthen this integration.

Keywords: rural education, scientific literacy, science teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anniquele Souza das Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECM-UESC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas e a Docência (GEPED) da UESC . Pesquisa Educação do Campo, Ensino de Ciências por Investigação e Sequência de Ensino por investigativo.

Luciana Sedano de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática; organização da prática pedagógica, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Referências

Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, 27, 157-176.

Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, 25, e250036.

Cerioli, P. R., & Caldart, R. S. (2002). (org.) Educação do Campo: identidade e políticas públicas.

Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, 89-100.

Reis Silva, M. J. A., & Bizerril, M. X. A. (2020). Educação do Campo e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: um diálogo possível. Linha Mestra, 14(42), 82-91.

Caldart. R. S., Pereira., & Frigotto. (Org). Dicionário da Educação do Campo. Guhur. D.M.P., & Toná. N (2012). Agroecologia. 2ª ed., reimpr. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Expressão Popular.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.

Lomeu, G. C., & Iocca, F. A. D. S. (2016). Alfabetização científica na educação infantil em uma escola do campo. Eventos Pedagógicos, 7(3), 1402-1414.

Oliveira, E. (2020). Outubro Rosa e Ensino de Ciências na Educação do Campo. Revista Insignare Scientia-RIS, 3(4), 460-476.

Pavini, G. C., Ribeiro, M. L., Whitaker, D. C. A., & Ferrante, V. L. S. B. (2020). Educação do campo: perspectiva concreta ou promessa frustrada de política pública?. Retratos de assentamentos, 23(1), 230-241.

Resolução n.1 de 03 de abril de 2002. (2002, 09 de abril). Estabelece Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União.

Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, 13(3), 333-352.

Santos, A.R.D.; Silva, G.D.J.; Oliveira, J.M.D.S., & Coelho, L.A. (Org). (2020). Educação do campo: políticas e práticas. In Schneider, M.B.D. (Org.). A prática educativa emancipadora nas escolas do campo (pp. 69-80). Ilhéus: Editus.

Silva, M. B., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 23, e34674.

Souza, J. D., Ostermann, F., & Rezende, F. (2020). Educação do campo na voz da pesquisa em educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 22, e12275.

Souza, M. A. D. (2020). Pesquisa educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educação em Revista, 36, e208881.

Teixeira, F. M. (2013). Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação (Bauru), 19, 795-809.

Teixeira, L. B. (2020). Educação do campo: alfabetização científica e a pedagogia da alternância em uma escola família agrícola.

Whitaker, D. C. A. (2008). Educação Rural: da razão dualista, à razão dialética. Retratos de Assentamentos, 11(1), 295-304.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Souza das Neves, A., & Sedano de Souza, L. (2025). Aproximações e distanciamentos entre Educação do Campo e Alfabetização Científica: Uma Comparação Teórica e Pedagógica. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19765. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19765

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios