A escola multisseriada como mediadora na valorização da infância e da cultura dos povos tradicionais pomeranos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19680

Resumo

O presente artigo centrou-se no processo de escolarização de crianças pomeranas na escola multisseriada Carlos Fick, localizada em Crisciúma, município de Laranja da Terra/ES. O objetivo foi analisar como a escola multisseriada do campo pode contribuir para valorizar a cultura do povo tradicional, em especial com as crianças e sua formação frente às questões contemporâneas referentes à diversidade e à pluralidade cultural em que estão inseridas. Neste estudo, compreende-se a infância como expressão de sujeitos de memórias e histórias (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012, Agamben, 2005). Desse modo, recorreu-se à fotografia, como mediação (Ciavatta, 2002,2012), para estimular as memórias, as histórias e a cultura (Geertz,2008). Buscou-se, nessa pesquisa qualitativa, com intervenção, dimensionar as relações existentes na escolarização e na comunidade, expressas pelos sujeitos que nela residem. Assim, a escola Carlos Fick torna-se palco para a imersão no campo cultural e para a mediação com a comunidade pomerana por possibilitar o resgate histórico da cultura que os engendram a revelar sua significância dentro do seu modo de vida.

Palavras-chave: cultura, história, memória, narrativa, escola.

 

The Multigrade School as a Mediator in the Valuation of Childhood and the Culture of Traditional Pomeranian

ABSTRACT. This article focused on the schooling process of Pomeranian children at the multigrade school Carlos Fick, located in Crisciúma, Laranja da Terra/ES. The aim was to analyze how the rural multigrade school can help value the culture of traditional people, especially concerning children and their education amidst contemporary issues of diversity and cultural plurality. In this study, childhood is understood as an expression of subjects with memories and histories (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012; Agamben, 2005). Thus, photography was used as a medium (Ciavatta, 2002, 2012) to stimulate memories, stories, and culture (Geertz,2008). This qualitative research, with intervention, sought to measure the existing relationships in schooling and the community, expressed by the subjects residing there. Consequently, the Carlos Fick school becomes a stage for immersion in cultural setting and for mediation with the Pomeranian community, enabling the historical recovery of the culture that shapes their significance within their way of life.

Keywords: culture, history, memory, narrative, school.

 

La escuela multigrado como mediadora en la valorización de la infancia y la cultura de los pueblos tradicionales pomeranos

RESUMEN. Este artículo se centró en el proceso de escolarización de niños pomeranos en la escuela multigrado Carlos Fick, ubicada en Crisciúma, en el municipio de Laranja da Terra/ES. El objetivo fue analizar cómo la escuela multigrado del campo puede contribuir a valorar la cultura del pueblo tradicional, especialmente en lo que respecta a los niños y su formación frente a las cuestiones contemporáneas relacionadas con la diversidad y la pluralidad cultural en las que están insertos. En este estudio, se comprende la infancia como una expresión de sujetos con memorias e historias (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012; Agamben, 2005). De este modo, se recurrió a la fotografía como mediación (Ciavatta, 2002, 2012) para estimular las memorias, las historias y la cultura (Geertz 2008). En esta investigación cualitativa, con intervención, se buscó dimensionar las relaciones existentes en la escolarización y en la comunidad, expresadas por los sujetos que residen en ella. Así, la escuela Carlos Fick se convierte en un escenario para la inmersión en el campo cultural y para la mediación con la comunidad pomerana, al permitir el rescate histórico de la cultura que les impulsa a revelar su significado dentro de su modo de vida.

Palabras clave: cultura, historia, memoria, narrativa, escuela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Silveira Schultz, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pós-doutorado em Pedagogia Social pela Universität-Siegen, Alemanha

Referências

Agamben, G. (2005) Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Benjamin, W. (1994). A Infância em Berlim por volta de 1900. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (2002). Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades.

Benjamin, W. (2005). Libro de lospasajes. Madrid: EdicionesAkal.

Benjamin, W. (2012). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e

história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

Ciavatta, M. (2002). O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A Editora.

Ciavatta, M. (2012). O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografia. Rev. Psicol., Organ. Trab.,12 (1),33-45.

Delboni, J H B; Schütz-Foerste, G M. (2018). Escolas com classes multisseriadas no município de Santa Maria de Jetibá-ES: memórias na mediação fotográfica. Revista Brasileira de Educação do Campo, 3(3), 911–936. DOI: 10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p911.

Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Santos, M. (1979). Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes.

Sanches, V., L., & Costa, M. L. (2019). Desruralização escolar: um estudo sobre o fechamento de escolas do campo em um município do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], 4, e5906. DOI: 10.20873/uft.rbec.v4e5906.

Schütz-Foerste, G. M. (2018). Imagens e mediações nas pesquisas em educação: caminhos investigativos. In Camargo, F. M. B., & Schütz-Foerste, G M. (Orgs.). Imagens e mediações nas pesquisas em educação (pp. 55- 61). Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Silveira Schultz, B., & Margit Schütz Foerste, G. (2025). A escola multisseriada como mediadora na valorização da infância e da cultura dos povos tradicionais pomeranos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19680. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19680

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios