A escola multisseriada como mediadora na valorização da infância e da cultura dos povos tradicionais pomeranos
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19680Resumo
O presente artigo centrou-se no processo de escolarização de crianças pomeranas na escola multisseriada Carlos Fick, localizada em Crisciúma, município de Laranja da Terra/ES. O objetivo foi analisar como a escola multisseriada do campo pode contribuir para valorizar a cultura do povo tradicional, em especial com as crianças e sua formação frente às questões contemporâneas referentes à diversidade e à pluralidade cultural em que estão inseridas. Neste estudo, compreende-se a infância como expressão de sujeitos de memórias e histórias (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012, Agamben, 2005). Desse modo, recorreu-se à fotografia, como mediação (Ciavatta, 2002,2012), para estimular as memórias, as histórias e a cultura (Geertz,2008). Buscou-se, nessa pesquisa qualitativa, com intervenção, dimensionar as relações existentes na escolarização e na comunidade, expressas pelos sujeitos que nela residem. Assim, a escola Carlos Fick torna-se palco para a imersão no campo cultural e para a mediação com a comunidade pomerana por possibilitar o resgate histórico da cultura que os engendram a revelar sua significância dentro do seu modo de vida.
Palavras-chave: cultura, história, memória, narrativa, escola.
The Multigrade School as a Mediator in the Valuation of Childhood and the Culture of Traditional Pomeranian
ABSTRACT. This article focused on the schooling process of Pomeranian children at the multigrade school Carlos Fick, located in Crisciúma, Laranja da Terra/ES. The aim was to analyze how the rural multigrade school can help value the culture of traditional people, especially concerning children and their education amidst contemporary issues of diversity and cultural plurality. In this study, childhood is understood as an expression of subjects with memories and histories (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012; Agamben, 2005). Thus, photography was used as a medium (Ciavatta, 2002, 2012) to stimulate memories, stories, and culture (Geertz,2008). This qualitative research, with intervention, sought to measure the existing relationships in schooling and the community, expressed by the subjects residing there. Consequently, the Carlos Fick school becomes a stage for immersion in cultural setting and for mediation with the Pomeranian community, enabling the historical recovery of the culture that shapes their significance within their way of life.
Keywords: culture, history, memory, narrative, school.
La escuela multigrado como mediadora en la valorización de la infancia y la cultura de los pueblos tradicionales pomeranos
RESUMEN. Este artículo se centró en el proceso de escolarización de niños pomeranos en la escuela multigrado Carlos Fick, ubicada en Crisciúma, en el municipio de Laranja da Terra/ES. El objetivo fue analizar cómo la escuela multigrado del campo puede contribuir a valorar la cultura del pueblo tradicional, especialmente en lo que respecta a los niños y su formación frente a las cuestiones contemporáneas relacionadas con la diversidad y la pluralidad cultural en las que están insertos. En este estudio, se comprende la infancia como una expresión de sujetos con memorias e historias (Benjamin, 1994, 2002, 2005, 2012; Agamben, 2005). De este modo, se recurrió a la fotografía como mediación (Ciavatta, 2002, 2012) para estimular las memorias, las historias y la cultura (Geertz 2008). En esta investigación cualitativa, con intervención, se buscó dimensionar las relaciones existentes en la escolarización y en la comunidad, expresadas por los sujetos que residen en ella. Así, la escuela Carlos Fick se convierte en un escenario para la inmersión en el campo cultural y para la mediación con la comunidad pomerana, al permitir el rescate histórico de la cultura que les impulsa a revelar su significado dentro de su modo de vida.
Palabras clave: cultura, historia, memoria, narrativa, escuela.
Downloads
Referências
Agamben, G. (2005) Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Benjamin, W. (1994). A Infância em Berlim por volta de 1900. São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, W. (2002). Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades.
Benjamin, W. (2005). Libro de lospasajes. Madrid: EdicionesAkal.
Benjamin, W. (2012). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
Ciavatta, M. (2002). O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A Editora.
Ciavatta, M. (2012). O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografia. Rev. Psicol., Organ. Trab.,12 (1),33-45.
Delboni, J H B; Schütz-Foerste, G M. (2018). Escolas com classes multisseriadas no município de Santa Maria de Jetibá-ES: memórias na mediação fotográfica. Revista Brasileira de Educação do Campo, 3(3), 911–936. DOI: 10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p911.
Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Santos, M. (1979). Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes.
Sanches, V., L., & Costa, M. L. (2019). Desruralização escolar: um estudo sobre o fechamento de escolas do campo em um município do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], 4, e5906. DOI: 10.20873/uft.rbec.v4e5906.
Schütz-Foerste, G. M. (2018). Imagens e mediações nas pesquisas em educação: caminhos investigativos. In Camargo, F. M. B., & Schütz-Foerste, G M. (Orgs.). Imagens e mediações nas pesquisas em educação (pp. 55- 61). Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Silveira Schultz, Gerda Margit Schütz Foerste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





