A ausência de aspectos e conceitos envolvendo a etnobotânica no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos livros didáticos do novo ensino médio utilizados nas escolas estaduais de Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19436Palavras-chave:
Etnobotânica, Livros didáticos, Ensino de Ciências, Educação do Campo, Currículo Integrado, Interdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo busca examinar os conteúdos relacionados à etnobotânica nos materiais didáticos destinados ao ensino médio em uma escola pública de Araguaína. A etnobotânica, que estuda as interações entre pessoas e plantas, é uma área crucial para a compreensão da biodiversidade e do uso sustentável dos recursos naturais, além de ser uma ponte entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais. O estudo analisa livros didáticos adotados pelo Novo Ensino Médio, buscando identificar a presença de temas ligados à etnobotânica. Os resultados mostram que os livros revisados praticamente não abordam a etnobotânica, negligenciando a importância dos conhecimentos tradicionais e das práticas culturais relacionadas ao tema. Em suma, o estudo destaca a necessidade de revisão dos materiais didáticos do ensino médio para incluir aspectos da etnobotânica.
Palavras-chave: interdisciplinaridade, ciências naturais, plantas medicinais, etnociência.
The Absence of Aspects and Concepts Involving Ethnobotany in the Teaching of Natural Sciences and Technologies: An Analysis of New High School Textbooks Used in State Schools of Araguaína
ABSTRACT. This article seeks to examine content related to ethnobotany in teaching materials intended for secondary education in a public school in Araguaína. Ethnobotany, which studies interactions between people and plants, is a crucial area for understanding biodiversity and the sustainable use of natural resources, in addition to being a bridge between scientific knowledge and traditional knowledge. The study analyzes textbooks adopted by the New High School, seeking to identify the presence of themes linked to ethnobotany. The results show that the books reviewed practically do not address ethnobotany, neglecting the importance of traditional knowledge and cultural practices related to the topic. In short, the study highlights the need to review high school teaching materials to include aspects of ethnobotany.
Keywords: interdisciplinary, natural sciences, medicinal plants, ethnoscience.
La Ausencia de Aspectos y Conceptos Relacionados con la Etnobotánica en la Enseñanza de Ciencias Naturales y sus Tecnologías: Un Análisis de los Libros de Texto del Nuevo Bachillerato Utilizados en las Escuelas Estatales de Araguaína
RESUMEN. Este artículo busca examinar contenidos relacionados con la etnobotánica en materiales didácticos destinados a la educación secundaria en una escuela pública de Araguaína. La etnobotánica, que estudia las interacciones entre personas y plantas, es un área crucial para comprender la biodiversidad y el uso sostenible de los recursos naturales, además de ser un puente entre el conocimiento científico y el conocimiento tradicional. El estudio analiza libros de texto escritos para la Nueva Escuela Secundaria, buscando identificar la presencia de temas vinculados a la etnobotánica. Los resultados muestran que los libros revisados prácticamente no abordan la etnobotánica, descuidando la importancia de los conocimientos tradicionales y prácticas culturales relacionadas con el tema. En resumen, el estudio destaca la necesidad de revisar dos materiales didácticos de secundaria para incluir aspectos de etnobotánica.
Palabras clave: interdisciplinariedad, ciencias naturales, plantas medicinales, etnociencia.
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