The Absence of Aspects and Concepts Involving Ethnobotany in the Teaching of Natural Sciences and Technologies: An Analysis of New High School Textbooks Used in State Schools of Araguaína

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19436

Mots-clés :

Etnobotânica, Livros didáticos, Ensino de Ciências, Educação do Campo, Currículo Integrado, Interdisciplinaridade.

Résumé

ABSTRACT. This article seeks to examine content related to ethnobotany in teaching materials intended for secondary education in a public school in Araguaína. Ethnobotany, which studies interactions between people and plants, is a crucial area for understanding biodiversity and the sustainable use of natural resources, in addition to being a bridge between scientific knowledge and traditional knowledge. The study analyzes textbooks adopted by the New High School, seeking to identify the presence of themes linked to ethnobotany. The results show that the books reviewed practically do not address ethnobotany, neglecting the importance of traditional knowledge and cultural practices related to the topic. In short, the study highlights the need to review high school teaching materials to include aspects of ethnobotany.

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Eduardo de Alcantara Alencar, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

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Karen Letícia Gomes da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - (UFNT). Técnica em Química pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - (SENAI) CETEC Araguaína (2023), participante do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica -(PIVIC) no ciclo de (2023-2024). Atualmente bolsista CNPQ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo pesquisas na área de Química Orgânica/Química de Produtos Naturais, voluntária no Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais - (PETCNat), realizando atividades no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão e participante do Grupo de Pesquisa Produtos Naturais: Interação planta-microrganismo e busca de potenciais fármacos no combate à agentes causadores de doenças em humanos, animais e plantas.

Thauane Maria Pereira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), campus universitário de Araguaína-TO. Atualmente, participa como bolsista do Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais (PETCNat), que visa promover a formação ampla e de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. Também é integrante do Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica (PIVIC), onde realiza pesquisa sobre a composição química do óleo de girassol. Além disso, atuou como monitora das disciplinas de Ensino de Química e Química Orgânica II pelo Programa Alvorecer-Química, com o projeto intitulado "Monitoria e Iniciação à Docência na Licenciatura em Química na Perspectiva do Ensino, Pesquisa e Extensão"

Victor Almeida Rivero, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando em Biologia pela UFNT.

Wagner dos Santos Mariano, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá (2017). Professor Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Chefe do Setor de Gestão de Ensino no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT)- Hospital universitário. Professor Efetivo dos Mestrados: Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente atua como Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da UFNT. Tem se dedicado a pesquisas em: Doenças Emergentes e Reemergentes; Saúde Pública; Ensino de Ciências e Saúde. Tutor do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Ciências Naturais UFNT/SESU/FNDE/MEC.

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Publié-e

2024-12-19

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de Alcantara Alencar, E., Gomes da Silva, K. L., Pereira da Silva, T. M., Almeida Rivero, V., & dos Santos Mariano, W. (2024). The Absence of Aspects and Concepts Involving Ethnobotany in the Teaching of Natural Sciences and Technologies: An Analysis of New High School Textbooks Used in State Schools of Araguaína. Brazilian Journal of Rural Education, 10, 19436 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19436

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Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares