Agroecologia – ciência, prática e movimento: uma análise a partir da Escola Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19850Resumo
A agroecologia é uma ciência, prática e movimento que busca a sustentabilidade na agricultura, enfatizando a diversidade biológica e cultural e a participação das comunidades locais na tomada de decisões (Gliessman, 2018). Este artigo tem como objetivo analisar a implementação e a recepção da disciplina de agroecologia na escola do campo Educandário Humberto de Campos (EHC), em Alto Paraíso de Goiás, avaliando seus impactos na percepção dos estudantes e na comunidade escolar. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e professores, além de observação participante. Os resultados indicam que a introdução da disciplina promoveu mudanças significativas na visão dos estudantes sobre a produção de alimentos, ampliando o senso crítico em relação ao agronegócio e valorizando práticas ligadas à agricultura familiar e à sustentabilidade. Contudo, o estudo também revelou fragilidades institucionais, como a falta de currículo definido e os desafios de continuidade diante das transformações burocráticas ocorridas em 2024. Conclui-se que a disciplina de agroecologia, mesmo em processo de consolidação, configura-se como instrumento pedagógico de resistência cultural e política, contribuindo para fortalecer a educação do campo e estimular alternativas frente ao avanço do agronegócio no território.
Palavras-chave: agroecologia, educação do campo, movimentos sociais, resistência cultural.
Agroecology – science, practice, and movement: analysis of the School Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás
ABSTRACT. Agroecology is a science, practice, and movement that seeks sustainability in agriculture, emphasizing biological and cultural diversity and the participation of local communities in decision-making (Gliessman, 2018). This article aims to analyze the implementation and reception of the agroecology course in the rural school Educandário Humberto de Campos (EHC), in Alto Paraíso de Goiás, assessing its impacts on students’ perceptions and on the school community. The research was conducted through semi-structured interviews with administrators and teachers, as well as participant observation. The results indicate that the introduction of the course has promoted significant changes in students’ perspectives on food production, expanding their critical view of agribusiness and valuing practices related to family farming and sustainability. However, the study also revealed institutional weaknesses, such as the lack of a defined curriculum and the challenges of continuity in the face of bureaucratic transformations that took place in 2024. It is concluded that the agroecology course, even in the process of consolidation, is configured as a pedagogical instrument of cultural and political resistance, contributing to strengthening rural education and fostering alternatives to the advance of agribusiness in the territory.
Keywords: agroecology, rural education, social movements, cultural resistance.
Agroecología – ciencia, práctica y movimiento: análisis de la Escuela Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás
RESUMEN. La agroecología es una ciencia, práctica y movimiento que busca la sostenibilidad en la agricultura, enfatizando la diversidad biológica y cultural y la participación de las comunidades locales en la toma de decisiones (Gliessman, 2018). Este artículo tiene como objetivo analizar la implementación y la recepción de la asignatura de agroecología en la escuela rural Educandário Humberto de Campos (EHC), en Alto Paraíso de Goiás, evaluando sus impactos en la percepción de los estudiantes y en la comunidad escolar. La investigación se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con gestores y docentes, además de la observación participante. Los resultados indican que la introducción de la asignatura promovió cambios significativos en la visión de los estudiantes sobre la producción de alimentos, ampliando su conciencia crítica respecto al agronegocio y valorizando prácticas vinculadas a la agricultura familiar y la sostenibilidad. No obstante, el estudio también reveló fragilidades institucionales, como la falta de un currículo definido y los desafíos de continuidad frente a las transformaciones burocráticas ocurridas en 2024. Se concluye que la asignatura de agroecología, aun en proceso de consolidación, se configura como un instrumento pedagógico de resistencia cultural y política, contribuyendo al fortalecimiento de la educación rural y al estímulo de alternativas frente al avance del agronegocio en el territorio.
Palabras clave: agroecología, educación rural, movimiento social, resistencia cultural.
Downloads
Referências
Barbosa, C. A. S. (2018). Diversidade produtiva e transição agroecológica: Um estudo de caso da feira popular da agricultura familiar de Alto Paraíso de Goiás (Monografia de Especialização). Universidade de Brasília, Brasília.
Caldart, R. S. (2021). Educação do campo e agroecologia. In A. P. Dias, A. de B. Stauffer, L. H. G. de Moura, & M. C. Vargas (Orgs.). Dicionário de agroecologia e educação (pp. 355–360). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Cardoso, S. R. P. (2015). Juventude rural e perspectivas de novas realidades por meio de ações presentes: Experiências com jovens do Assentamento Silvio Rodrigues (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Carvalho, J. G. (2015). Economia agrária (1a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Cecierj.
Costa, A. M., Burle, M. L., Rosa, A. J. M., Soares, Z. A. B., Campos, J. I., Mattos, P. S. R., ... Dias, T. A. B. (2022). Diagnóstico socioeconômico e produtivo do assentamento Sílvio Rodrigues e entorno, zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás, GO. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados. Recuperado de http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1149362
Gliessman, S. R. (2018). Defining agroecology. Agroecology and Sustainable Food Systems, 42(6), 599–600. 10.1080/21683565.2018.1432329
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2023). Censo Demográfico 2022: Resultados preliminares. https://censo2022.ibge.gov.br
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Censo agropecuário. Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de https://mapasinterativos.ibge.gov.br/agrocompara/
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (2009). Plano de manejo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF: ICMBio.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (2006). Plano de desenvolvimento sustentável do Projeto de Assentamento Silvio Rodrigues. Brasília, DF: INCRA. Recuperado de https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/assentamentos-relacao-de-projetos
Oliveira, C. A. K. de. (1998). Movimento da fraternidade. Belo Horizonte: [s.n.].
Santos, M. (2006). O dinheiro e o território. In M. Santos & B. Becker (Orgs.). Território, territórios: Ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila de Oliveira Ferreira, Joelson Gonçalves de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).