Agroecologia – ciência, prática e movimento: uma análise a partir da Escola Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19850

Resumo

A agroecologia é uma ciência, prática e movimento que busca a sustentabilidade na agricultura, enfatizando a diversidade biológica e cultural e a participação das comunidades locais na tomada de decisões (Gliessman, 2018). Este artigo tem como objetivo analisar a implementação e a recepção da disciplina de agroecologia na escola do campo Educandário Humberto de Campos (EHC), em Alto Paraíso de Goiás, avaliando seus impactos na percepção dos estudantes e na comunidade escolar. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e professores, além de observação participante. Os resultados indicam que a introdução da disciplina promoveu mudanças significativas na visão dos estudantes sobre a produção de alimentos, ampliando o senso crítico em relação ao agronegócio e valorizando práticas ligadas à agricultura familiar e à sustentabilidade. Contudo, o estudo também revelou fragilidades institucionais, como a falta de currículo definido e os desafios de continuidade diante das transformações burocráticas ocorridas em 2024. Conclui-se que a disciplina de agroecologia, mesmo em processo de consolidação, configura-se como instrumento pedagógico de resistência cultural e política, contribuindo para fortalecer a educação do campo e estimular alternativas frente ao avanço do agronegócio no território.

Palavras-chave: agroecologia, educação do campo, movimentos sociais, resistência cultural.

 

Agroecology – science, practice, and movement: analysis of the School Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás     

ABSTRACT. Agroecology is a science, practice, and movement that seeks sustainability in agriculture, emphasizing biological and cultural diversity and the participation of local communities in decision-making (Gliessman, 2018). This article aims to analyze the implementation and reception of the agroecology course in the rural school Educandário Humberto de Campos (EHC), in Alto Paraíso de Goiás, assessing its impacts on students’ perceptions and on the school community. The research was conducted through semi-structured interviews with administrators and teachers, as well as participant observation. The results indicate that the introduction of the course has promoted significant changes in students’ perspectives on food production, expanding their critical view of agribusiness and valuing practices related to family farming and sustainability. However, the study also revealed institutional weaknesses, such as the lack of a defined curriculum and the challenges of continuity in the face of bureaucratic transformations that took place in 2024. It is concluded that the agroecology course, even in the process of consolidation, is configured as a pedagogical instrument of cultural and political resistance, contributing to strengthening rural education and fostering alternatives to the advance of agribusiness in the territory.

Keywords: agroecology, rural education, social movements, cultural resistance.

 

Agroecología – ciencia, práctica y movimiento: análisis de la Escuela Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás

RESUMEN. La agroecología es una ciencia, práctica y movimiento que busca la sostenibilidad en la agricultura, enfatizando la diversidad biológica y cultural y la participación de las comunidades locales en la toma de decisiones (Gliessman, 2018). Este artículo tiene como objetivo analizar la implementación y la recepción de la asignatura de agroecología en la escuela rural Educandário Humberto de Campos (EHC), en Alto Paraíso de Goiás, evaluando sus impactos en la percepción de los estudiantes y en la comunidad escolar. La investigación se realizó mediante entrevistas semiestructuradas con gestores y docentes, además de la observación participante. Los resultados indican que la introducción de la asignatura promovió cambios significativos en la visión de los estudiantes sobre la producción de alimentos, ampliando su conciencia crítica respecto al agronegocio y valorizando prácticas vinculadas a la agricultura familiar y la sostenibilidad. No obstante, el estudio también reveló fragilidades institucionales, como la falta de un currículo definido y los desafíos de continuidad frente a las transformaciones burocráticas ocurridas en 2024. Se concluye que la asignatura de agroecología, aun en proceso de consolidación, se configura como un instrumento pedagógico de resistencia cultural y política, contribuyendo al fortalecimiento de la educación rural y al estímulo de alternativas frente al avance del agronegocio en el territorio.

Palabras clave: agroecología, educación rural, movimiento social, resistencia cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Especialização em Educação no Campo pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ofertado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/INCRA.

Joelson Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR/UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (PPGDTMA/UNIARA)

 

Referências

Barbosa, C. A. S. (2018). Diversidade produtiva e transição agroecológica: Um estudo de caso da feira popular da agricultura familiar de Alto Paraíso de Goiás (Monografia de Especialização). Universidade de Brasília, Brasília.

Caldart, R. S. (2021). Educação do campo e agroecologia. In A. P. Dias, A. de B. Stauffer, L. H. G. de Moura, & M. C. Vargas (Orgs.). Dicionário de agroecologia e educação (pp. 355–360). São Paulo, SP: Expressão Popular.

Cardoso, S. R. P. (2015). Juventude rural e perspectivas de novas realidades por meio de ações presentes: Experiências com jovens do Assentamento Silvio Rodrigues (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF.

Carvalho, J. G. (2015). Economia agrária (1a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Cecierj.

Costa, A. M., Burle, M. L., Rosa, A. J. M., Soares, Z. A. B., Campos, J. I., Mattos, P. S. R., ... Dias, T. A. B. (2022). Diagnóstico socioeconômico e produtivo do assentamento Sílvio Rodrigues e entorno, zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás, GO. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados. Recuperado de http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1149362

Gliessman, S. R. (2018). Defining agroecology. Agroecology and Sustainable Food Systems, 42(6), 599–600. 10.1080/21683565.2018.1432329

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2023). Censo Demográfico 2022: Resultados preliminares. https://censo2022.ibge.gov.br

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Censo agropecuário. Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de https://mapasinterativos.ibge.gov.br/agrocompara/

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (2009). Plano de manejo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF: ICMBio.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (2006). Plano de desenvolvimento sustentável do Projeto de Assentamento Silvio Rodrigues. Brasília, DF: INCRA. Recuperado de https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/assentamentos-relacao-de-projetos

Oliveira, C. A. K. de. (1998). Movimento da fraternidade. Belo Horizonte: [s.n.].

Santos, M. (2006). O dinheiro e o território. In M. Santos & B. Becker (Orgs.). Território, territórios: Ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

de Oliveira Ferreira, C., & Gonçalves de Carvalho, J. (2025). Agroecologia – ciência, prática e movimento: uma análise a partir da Escola Educandário Humberto de Campos (EHC)/Goiás. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19850. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19850

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos