Educação Infantil do Campo e as interseções da colonialidade no contexto cultural: uma análise das produções acadêmicas

Autores

  • Louriete Ribeiro de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0002-8151-4382

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19267

Palavras-chave:

Decolonialidade, Infâncias do campo, Educação do campo

Resumo

A Educação do Campo é direito de todos(as) que vivem no campo, devendo em sua oferta serem consideradas suas peculiaridades históricas e sociais. No entanto, estudos têm mostrado um distanciamento das escolas com os povos pertencentes ao campo quando essas instituições acompanham o ritmo, as estratégias e o tempo das escolas da cidade. Essa é uma realidade que reverbera em consequências diretas sobre as infâncias do campo em suas práticas sociais e culturais. Por meio da análise de produções acadêmicas, mais precisamente da construção do estado do conhecimento, objetiva-se identificar como as pesquisas sobre a educação infantil do campo têm sido abordadas. As fontes de busca se iniciam pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e pelo Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), com os descritores “Infâncias do Campo” AND “Efeitos de Colonialidade” e “Decolonialidade”. Há uma notável preocupação com as dificuldades que perduram nas escolas do campo, especialmente em relação à infraestrutura e à formação de professores. Quando não são fechadas, tendem a sobreviver com o que lhes resta dos centros urbanos, menosprezando a comunidade escolar do campo.

Palavras-chave: decolonialidade, infâncias do campo, educação do campo.

 

Rural Early Childhood Education and the intersections of coloniality in the cultural context: an analysis of academic productions

ABSTRACT. Rural Education is the right of everyone who lives in the countryside, and its historical and social peculiarities must be considered in its provision. However, studies have shown a distancing between schools and their people when these institutions follow the pace, strategies, and time of city's schools. This is a reality that has direct consequences for rural children in their social and cultural practices.Through the analysis of academic productions, more precisely the construction of the state of knowledge, the objective is to identify how research on rural early childhood education has been approached. The search sources start with the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with the descriptors “Childhoods of the Countryside” AND “Effects of Coloniality” and “Decoloniality”. There is notable concern about the difficulties that persist in rural schools, especially in relation to infrastructure and teacher training. When not closed, they tend to survive with what is left of urban centers, despising the rural school community.

Keywords: decoloniality, rural children, rural education.

 

Educación de Niños del Campo y las intersecciones de la colonialidad en el contexto cultural: un análisis de las producciones académicas

RESUMEN. La Educación del Campo es un derecho de todos(as) que viven en el campo, y debe en su oferta llevar en cuenta sus particularidades históricas y sociales. Sin embargo, estudios han presentado un alejamiento de las escuelas con sus pueblos nativos cuando esas instituciones acompañan el ritmo, las estrategias y el tiempo de las escuelas de la ciudad. Esa es una realidad que resuena en consecuencias directas sobre la niñez del campo en sus prácticas sociales y culturales. A través del análisis de producciones académicas, más exactamente de la construcción del estado del conocimiento, se objetiva identificar como las investigaciones acerca de la educación de niños del campo han sido abordadas. Las plataformas de búsqueda empiezan por la Biblioteca Digital Brasileiña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y por el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamento de Personal del Nivel Superior (CAPES), con los descriptores “Niños del Campo” AND “Efectos de Colonialidad” y “Decolonialidad”. Hay una notable inquietud con las dificultades que persisten en las escuelas del campo, especialmente en relación a la infraestructura y a la formación de profesores. Cuando no cerradas, continuan a sobrevivir con lo que les sobra de los centros urbanos, disminuyendo la comunidad escolar del campo.

Palabras clave: decolonialidad, niños del campo, educación del campo.

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Biografia do Autor

Louriete Ribeiro de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós -Graduação em Educação, POSEDUC/UERN. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade do Leste Mineiro. Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). É membro pesquisadora externa na pesquisa Prática de Leitura e Escrita na Educação Infantil desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem, EDUCLIN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) com a pesquisa "Experiências com Linguagem Escrita na Educação Infantil: sentidos e práticas de professores", nos anos de 2021 à 2022 na UFERSA. É professora pedagoga de Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José da Penha Souza em Afonso Bezerra/RN.

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN) e nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo. É graduado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, com mestrado em Educação (PPGEd-So) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Pesquisador Associado da Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenando a Curadoria Timor-Leste e demais países do Sudeste Asiático. Participa da coordenação da Cooperação Técnica em Agroecologia com a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (em Timor-Leste), através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. No Timor-Leste, atuou como docente da Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e (semestres 2014.1 e 2014.2), como Professor Formador do Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu (2013-2015 e 2017) e da Cooperação Internacional Brasil/Timor-Leste pelo Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP/CAPES). Na educação básica, atuou como professor do Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Sua área de investigação envolve as Decolonialidade, Educação Popular, Educação do Campo, Educação Indígena, Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991), com pós-graduação lato e stricto sensu em Educação. Especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos pela mesma universidade (1992). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e pós-graduação. Foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN no período de 2011 a 2014. Assumiu a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES/UERN/CNPq - de 2004 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Cursos da Diretoria de Pós-Graduação/PROPEG/UERN - de 2015 a 2017. As pesquisas têm se voltado à democratização da gestão dos sistemas e escolar, à escola pública e seus desafios políticos, administrativos e pedagógicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração da Educação, principalmente nos temas: democratização da gestão escolar e dos sistemas de ensino, democracia, racionalidade e participação.

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Ribeiro de Araújo, L., Penteado Urban, S., & Maria Soares de Medeiros, A. (2025). Educação Infantil do Campo e as interseções da colonialidade no contexto cultural: uma análise das produções acadêmicas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19267. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19267

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos