Rural Early Childhood Education and the intersections of coloniality in the cultural context: an analysis of academic productions

Auteurs-es

  • Louriete Ribeiro de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0002-8151-4382

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19267

Mots-clés :

Decolonialidade, Infâncias do campo, Educação do campo

Résumé

ABSTRACT. Rural Education is the right of everyone who lives in the countryside, and its historical and social peculiarities must be considered in its provision. However, studies have shown a distancing between schools and their people when these institutions follow the pace, strategies, and time of city's schools. This is a reality that has direct consequences for rural children in their social and cultural practices.Through the analysis of academic productions, more precisely the construction of the state of knowledge, the objective is to identify how research on rural early childhood education has been approached. The search sources start with the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with the descriptors “Childhoods of the Countryside” AND “Effects of Coloniality” and “Decoloniality”. There is notable concern about the difficulties that persist in rural schools, especially in relation to infrastructure and teacher training. When not closed, they tend to survive with what is left of urban centers, despising the rural school community.

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Louriete Ribeiro de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós -Graduação em Educação, POSEDUC/UERN. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Potiguar (UnP); Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade do Leste Mineiro. Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). É membro pesquisadora externa na pesquisa Prática de Leitura e Escrita na Educação Infantil desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem, EDUCLIN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) com a pesquisa "Experiências com Linguagem Escrita na Educação Infantil: sentidos e práticas de professores", nos anos de 2021 à 2022 na UFERSA. É professora pedagoga de Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito José da Penha Souza em Afonso Bezerra/RN.

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN) e nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo. É graduado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, com mestrado em Educação (PPGEd-So) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Pesquisador Associado da Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenando a Curadoria Timor-Leste e demais países do Sudeste Asiático. Participa da coordenação da Cooperação Técnica em Agroecologia com a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (em Timor-Leste), através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. No Timor-Leste, atuou como docente da Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e (semestres 2014.1 e 2014.2), como Professor Formador do Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu (2013-2015 e 2017) e da Cooperação Internacional Brasil/Timor-Leste pelo Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP/CAPES). Na educação básica, atuou como professor do Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Sua área de investigação envolve as Decolonialidade, Educação Popular, Educação do Campo, Educação Indígena, Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991), com pós-graduação lato e stricto sensu em Educação. Especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos pela mesma universidade (1992). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na graduação e pós-graduação. Foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN no período de 2011 a 2014. Assumiu a liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES/UERN/CNPq - de 2004 a 2011. Foi Chefe do Departamento de Cursos da Diretoria de Pós-Graduação/PROPEG/UERN - de 2015 a 2017. As pesquisas têm se voltado à democratização da gestão dos sistemas e escolar, à escola pública e seus desafios políticos, administrativos e pedagógicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração da Educação, principalmente nos temas: democratização da gestão escolar e dos sistemas de ensino, democracia, racionalidade e participação.

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Publié-e

2025-08-14

Comment citer

Ribeiro de Araújo, L., Penteado Urban, S., & Maria Soares de Medeiros, A. (2025). Rural Early Childhood Education and the intersections of coloniality in the cultural context: an analysis of academic productions. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19267. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19267