Agrotóxicos e Educação no Campo: A pertinência da Formação Continuada de Professores a partir da reali-dade de vida no campo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19729Resumo
O presente estudo buscou evidenciar a importância da formação continuada de professores do Ensino Fundamental, em escolas públicas do estado de Santa Catarina, situadas próximas a áreas de cultivos, como estratégia de prevenção da intoxicação exógena por agrotóxicos. A exposição aos agrotóxicos tem aumentado, afetando a saúde, em especial, dos trabalhadores rurais e das crianças, consideradas grupo de risco. A formação continuada voltada a esta temática relevante aos sujeitos que produzem a vida no campo, tem como objetivo transformar a realidade e promover melhor qualidade de vida. Esta pesquisa investigou se há formação continuada sobre agrotóxicos na rede pública de ensino de Santa Catarina, sobretudo para professores das escolas do campo, diante da expansão do agronegócio e da dependência agrícola desses insumos. Trata-se de uma Pesquisa de Campo, de abordagem Qualitativa e caráter Exploratório, baseada em Entrevistas Semiestruturadas com professores da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicam que não há formação continuada sobre agrotóxicos, embora todos reconheçam a importância dessa abordagem nas escolas para orientação e prevenção da população. Destaca-se a urgência de formações continuadas pelos órgãos competentes e instituições de ensino, promovendo conhecimento e subsídios aos professores para trabalharem o tema de forma interdisciplinar, considerando a realidade dos sujeitos do campo.
Palavras-chave: agrotóxicos, formação continuada de professores, Ensino de Ciências, Educação do Campo.
Pesticides and Rural Education: The relevance of Continuing Education for Teachers based on the reality of rural life
ABSTRACT. This study sought to highlight the importance of continuing education for elementary school teachers in public schools located near crop fields as a strategy to prevent exogenous pesticide poisoning. Exposure to pesticides has increased, affecting the health of rural workers and children, who are considered at-risk groups. Continuing education focused on this topic, which is relevant to those who create life in the countryside, aims to transform reality and promote a better quality of life. This research investigated whether continuing education on pesticides is available in the public education system in Santa Catarina, particularly for rural school teachers, given the expansion of agribusiness and agricultural dependence on these inputs. This is a qualitative, exploratory field study based on semi-structured interviews with natural science teachers. The results indicate that there is no ongoing training on pesticides, although everyone recognizes the importance of this approach in schools for public guidance and prevention. The urgent need for continued training by competent bodies and educational institutions is highlighted, promoting knowledge and support for teachers to work on the topic in an interdisciplinary manner, considering the reality of the subjects in the field.
Keywords: pesticide, continuing education for teachers, science teaching, rural education.
Plaguicidas y Educación rural: La relevancia de la Formación Continua Docente desde la realidad de la vida en el campo
RESUMEN. Este estudio buscó destacar la importancia de la formación continua para docentes de primaria en escuelas públicas ubicadas cerca de campos de cultivo como estrategia para prevenir la intoxicación por plaguicidas exógenos. La exposición a plaguicidas ha aumentado, afectando la salud de los trabajadores rurales y los niños, considerados grupos de riesgo. La formación continua centrada en este tema, relevante para quienes generan vida en el campo, busca transformar la realidad y promover una mejor calidad de vida. Esta investigación investigó si la formación continua sobre plaguicidas está disponible en el sistema educativo público de Santa Catarina, en particular para el profesorado rural, dada la expansión de la agroindustria y la dependencia agrícola de estos insumos. Este es un estudio de campo exploratorio cualitativo basado en entrevistas semiestructuradas con docentes de ciencias naturales. Los resultados indican que no existe capacitación continua sobre plaguicidas, aunque todos reconocen la importancia de este enfoque en las escuelas para la orientación y la prevención. Se destaca la urgente necesidad de capacitación continua por parte de las agencias e instituciones educativas competentes, promoviendo el conocimiento y proporcionando al profesorado recursos para trabajar el tema de manera interdisciplinaria, considerando las realidades de los trabajadores de campo.
Palabras clave: plaguicida, educación continua para docentes, enseñanza de ciencias, educación rural.
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