Apontamentos sobre a relação entre Agroecologia e escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

  • Gabriela Furlan Carcaioli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Marilia Carla de Mello Gaia Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Roberto Antônio Finatto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0001-8467-5133

Resumo

Este texto tem por objetivo sistematizar algumas reflexões com base na materialidade dos sujeitos do campo, das águas e das florestas, em diferentes territórios no Brasil, sobre a relação entre a Agroecologia e a escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19. A análise toma como base os anos de 2020 e 2021 e investiga como as escolas, desde os territórios em que estão inseridas, contribuíram ou podem contribuir na construção de outro sistema agroalimentar a partir dos princípios da Agroecologia. O percurso metodológico envolveu o levantamento e a revisão da literatura sobre o tema e a realização de entrevistas com professoras/es das escolas do campo. Os dados apontam para a importância das escolas na garantia da segurança alimentar de muitas famílias, no desenvolvimento de ações coletivas de solidariedade e na criação de alternativas pedagógicas alicerçadas no entendimento crítico da realidade das/os estudantes, elementos centrais para a construção da Agroecologia.

Palavras-chave: agroecologia, escola do campo, educação do campo, pandemia covid-19.

 

Notes on the relationship between Agroecology and rural schools in the during the COVID-19 pandemic                                          

ABSTRACT. This article aims to organize some thoughts on the materiality of water courses and forests for rural individuals in different Brazilian territories and the relationship between rural schools and Agroecology during the COVID-19 pandemic. The analysis, based on data from 2020 and 2021, investigates how schools and their embeddedness contributed or could contribute to the construction of another agri-food system based on the principles of Agroecology. The methodological framework centered on surveying methods, literature review, and interviews with teachers from rural schools. The data point to the importance of schools in guaranteeing the food security of many families, in collective solidarity actions development, and in the production of pedagogical alternatives based on the critical understanding of the students' reality, which also are central elements for Agroecology practices.

Keywords: agroecology, rural school, rural education, covid-19 pandemic.

 

Apuntes sobre la relación entre Agroecología y escuela del campo (rural) en el contexto de la pandemia de Covid-19

RESUMEN. El objetivo de este texto es el de sistematizar algunas reflexiones basadas  en la materialidad de los sujetos del campo, de las aguas y de las florestas, en diferentes territorios de  Brasil, sobre la relación entre la escuela del campo (rural) y la Agroecología en el contexto de la pandemia de Covid-19. El análisis tiene como base los años de 2020 y 2021 e investiga cómo las escuelas, desde los territorios en que están insertadas, contribuyeron o pueden contribuir en la construcción de otro sistema agroalimentario a partir de los principios de la Agroecología. El camino metodológico involucró el estudio  y la revisión de la literatura sobre el tema y la realización de entrevistas con profesores y profesoras de las escuelas del campo. Los datos apuntan sobre la importancia de las escuelas en la garantía de la seguridad alimentaria de muchas familias, en el desarrollo de acciones colectivas de solidaridad y en la creación de alternativas pedagógicas fundadas en el entendimiento crítico de la realidad de los y las estudiantes, elementos centrales para la construcción de la Agroecología.

Palabras clave: agroecología, escuela del campo (rural), educación del campo (rural), pandemia covid-19.



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Biografia do Autor

Gabriela Furlan Carcaioli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora no Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilia Carla de Mello Gaia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professora da Licenciatura em Educação do Campo Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal de Santa Catarina

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Geografia. Professor no Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2024-08-23

Como Citar

Furlan Carcaioli, G., Gaia, M. C. de M., & Antônio Finatto, R. (2024). Apontamentos sobre a relação entre Agroecologia e escola do campo no contexto da pandemia de Covid-19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18520. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18520

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19