GerminAR-TE: oficinas com infâncias, arte e natureza que semeiam outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19437Palavras-chave:
NaturezaResumo
O presente artigo consiste em um relato de experiência da realização do GerminAR-TE, projeto de extensão desenvolvido no programa ConViva! da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis, voltado às infâncias, à arte e à natureza. O projeto tem como finalidade receber crianças do bairro em que se localiza a Universidade, além das filhas de servidores e estudantes, realizando oficinas para uma educação ambiental vivencial. O presente trabalho pretende apresentar três oficinas realizadas com 20 crianças de seis a onze anos de idade, entre novembro e dezembro de 2023. Compreendendo as infâncias no plural, partimos de uma abordagem que considera as materialidades e corporeidades do ser criança, por meio de uma escuta atenta aos sentidos e formas de expressão que elas nos trazem. O lúdico está presente nas oficinas, seja nas brincadeiras desenvolvidas ou nas propostas metodológicas de abordagem dos temas a serem trabalhados, buscando considerar formas sensíveis de tratá-los. Diante dos desafios que a construção das oficinas apresenta, os educadores são postos a desempenhar atividades importantes para sua formação docente, como o planejamento e a avaliação das atividades, possibilitando a construção de uma práxis educativa crítica.
Palavras-chave: infâncias, educação ambiental, arte, natureza, oficina.
GerminAR-TE: workshops with childhood, art and nature that sow other relationships, other coexistence and other possible worlds
ABSTRACT. This article is an experience report on the implementation of GerminAR-TE, an extension project developed in the ConViva! program of the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), at the Center for Education, Humanities and Health (CEHS) in Tocantinópolis, focused on childhood, art and nature. The project aims to welcome children from the neighborhood where the University is located, as well as the daughters of staff and students, holding workshops for experiential environmental education. This work aims to present three workshops held with 20 children aged six to eleven, between November and December 2023. Understanding childhood in its plural form, we start from an approach that considers the materialities and corporealities of being a child, through attentive listening to the senses and forms of expression that they bring us. Playfulness is present in the workshops, whether in the games developed or in the methodological proposals for approaching the themes to be worked on, seeking to consider sensitive ways of dealing with them. Faced with the challenges that the construction of workshops presents, educators are asked to perform important activities for their teacher training, such as planning and evaluating activities, enabling the construction of a critical educational praxis.
Keywords: childhood, environmental education, art, nature, workshop.
GerminAR-TE: talleres con infancia, arte y naturaleza que siembran otras relaciones, otras convivencias y otros mundos posibles
RESUMEN. Este artículo consiste en un relato de experiencia sobre GerminAR-TE, un proyecto de extensión desarrollado dentro del ConViva! de la Universidad Federal de Tocantins Norte (UFNT), en el Centro de Educación, Humanidades y Salud (CEHS) de Tocantinópolis, con foco en infancia, arte y naturaleza. El proyecto tiene como objetivo acoger a niños del barrio donde se ubica la Universidad, además de hijas de empleados y estudiantes, realizando talleres de educación ambiental experiencial. Este trabajo tiene como objetivo presentar tres talleres realizados con 20 niños de seis a once años, entre noviembre y diciembre de 2023. Entendiendo las infancias en plural, partimos de un enfoque que considera las materialidades y corporeidades del ser niño, a través de una escucha. atentamente a los significados y formas de expresión que nos aportan. La lúdica está presente en los talleres, ya sea en los juegos desarrollados o en las propuestas metodológicas para abordar los temas a trabajar, buscando considerar formas sensibles de abordarlos. Ante los desafíos que presenta la construcción de talleres, se solicita a los educadores realizar actividades importantes para su formación docente, como la planificación y evaluación de actividades, que permitan la construcción de una praxis educativa crítica.
Palabras clave: infancia, educación ambiental, arte, naturaleza, taller.
Downloads
Referências
Acosta, A. (2019). O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Editora Elefante.
Brito, A. P. M. S., Santos, K. V. A., Lima, V. C., & Rezende, J. R (2024). As oficinas que permitem o criAR no GerminAR-TE: infâncias, arte e natureza. In TEIA UFNT 2023 - Araguaína-TO. https://doity.com.br/anais/teiaufnt2023/trabalho/334563. Acesso em: 07 jun. 2024.
Cohn, C. (2020). Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. 13, 221-244. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/15478/10826. Acesso em 22 abr. 2024.
Freire, M. (1996). Observação, registro e reflexão: Instrumentos metodológicos I (2ª ed.). Espaço Pedagógico.
Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra.
Freire, P. (1981). Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra.
Kishimoto, T. M. (2014). Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios en blanco. Serie indagaciones, 24(1), 0-0.
Lacombe, A. L. (2013). A árvore de Tamoromu. Ilustrações Vilela, F. Formato.
Lopes, P. L. N., Borges, M. V., Sousa, C. G. L., & Rezende, J. R. (2024). GerminAR-TE: oficinas que trilham ao encontro de infâncias, arte e natureza. In TEIA UFNT 2023 - Araguaína-TO. https://doity.com.br/anais/teiaufnt2023/trabalho/334561. Acesso em: 07 jun. 2024.
Luckesi, C. C. (2002). Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Ludicidade: o que é mesmo isso, 22-60.
Massa, M. S. (2017). Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(15). https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2460.
Mendonça, R. (2007). Educação Ambiental Vivencial. In Ferraro Júnior, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores (pp. 117-129). Brasília: MMA, Departamento de Educação Ambiental.
Reigota, M., & Soares, M. L. A. (2004). Educação ambiental. Quaestio-Revista de Estudos em Educação, 6(1).
Sasseron, L. H. (2003). O ensino por investigação: pressupostos e práticas. In Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (pp. 1-16). ABRAPEC.
Tiriba, L. (2010). Crianças da natureza. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento–Perspectivas Atuais. Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Lucas Nunes Lopes, Ana Paula Moreira de Souza Brito, Janaína Ribeiro de Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).