GerminAR-TE: oficinas com infâncias, arte e natureza que semeiam outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis

Autores

  • Pedro Lucas Nunes Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Ana Paula Moreira de Souza Brito Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0009-5350-6535
  • Janaína Ribeiro de Rezende Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19437

Palavras-chave:

Natureza

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência da realização do GerminAR-TE, projeto de extensão desenvolvido no programa ConViva! da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis, voltado às infâncias, à arte e à natureza. O projeto tem como finalidade receber crianças do bairro em que se localiza a Universidade, além das filhas de servidores e estudantes, realizando oficinas para uma educação ambiental vivencial. O presente trabalho pretende apresentar três oficinas realizadas com 20 crianças de seis a onze anos de idade, entre novembro e dezembro de 2023. Compreendendo as infâncias no plural, partimos de uma abordagem que considera as materialidades e corporeidades do ser criança, por meio de uma escuta atenta aos sentidos e formas de expressão que elas nos trazem. O lúdico está presente nas oficinas, seja nas brincadeiras desenvolvidas ou nas propostas metodológicas de abordagem dos temas a serem trabalhados, buscando considerar formas sensíveis de tratá-los. Diante dos desafios que a construção das oficinas apresenta, os educadores são postos a desempenhar atividades importantes para sua formação docente, como o planejamento e a avaliação das atividades, possibilitando a construção de uma práxis educativa crítica.

Palavras-chave: infâncias, educação ambiental, arte, natureza, oficina.

 

GerminAR-TE: workshops with childhood, art and nature that sow other relationships, other coexistence and other possible worlds                           

ABSTRACT. This article is an experience report on the implementation of GerminAR-TE, an extension project developed in the ConViva! program of the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), at the Center for Education, Humanities and Health (CEHS) in Tocantinópolis, focused on childhood, art and nature. The project aims to welcome children from the neighborhood where the University is located, as well as the daughters of staff and students, holding workshops for experiential environmental education. This work aims to present three workshops held with 20 children aged six to eleven, between November and December 2023. Understanding childhood in its plural form, we start from an approach that considers the materialities and corporealities of being a child, through attentive listening to the senses and forms of expression that they bring us. Playfulness is present in the workshops, whether in the games developed or in the methodological proposals for approaching the themes to be worked on, seeking to consider sensitive ways of dealing with them. Faced with the challenges that the construction of workshops presents, educators are asked to perform important activities for their teacher training, such as planning and evaluating activities, enabling the construction of a critical educational praxis.

Keywords: childhood, environmental education, art, nature, workshop.

 

GerminAR-TE: talleres con infancia, arte y naturaleza que siembran otras relaciones, otras convivencias y otros mundos posibles

RESUMEN. Este artículo consiste en un relato de experiencia sobre GerminAR-TE, un proyecto de extensión desarrollado dentro del ConViva! de la Universidad Federal de Tocantins Norte (UFNT), en el Centro de Educación, Humanidades y Salud (CEHS) de Tocantinópolis, con foco en infancia, arte y naturaleza. El proyecto tiene como objetivo acoger a niños del barrio donde se ubica la Universidad, además de hijas de empleados y estudiantes, realizando talleres de educación ambiental experiencial. Este trabajo tiene como objetivo presentar tres talleres realizados con 20 niños de seis a once años, entre noviembre y diciembre de 2023. Entendiendo las infancias en plural, partimos de un enfoque que considera las materialidades y corporeidades del ser niño, a través de una escucha. atentamente a los significados y formas de expresión que nos aportan. La lúdica está presente en los talleres, ya sea en los juegos desarrollados o en las propuestas metodológicas para abordar los temas a trabajar, buscando considerar formas sensibles de abordarlos. Ante los desafíos que presenta la construcción de talleres, se solicita a los educadores realizar actividades importantes para su formación docente, como la planificación y evaluación de actividades, que permitan la construcción de una praxis educativa crítica.

Palabras clave: infancia, educación ambiental, arte, naturaleza, taller.

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Biografia do Autor

Pedro Lucas Nunes Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

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Ana Paula Moreira de Souza Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Estudante de Licenciatura em Pedagogia na UFNT Tocantinópolis

Janaína Ribeiro de Rezende, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Psicologia Social, professora do curso de Licenciatura em Pedagogia e coordenadora do Laboratório Brinquedoteca Mário de Andrade 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lopes, P. L. N., Moreira de Souza Brito, A. P., & Ribeiro de Rezende, J. (2024). GerminAR-TE: oficinas com infâncias, arte e natureza que semeiam outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19437. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19437

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares