O binômio “no/do campo” e a constituição de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821Resumo
O presente artigo implica em um aprofundamento teórico de uma dissertação de mestrado, que investiga a constituição do sujeito do campo e as singularidades da Educação no/do Campo a partir da perspectiva Pós-Estruturalista. O estudo tem como objetivo principal demonstrar como a Educação no/do Campo é marcada por imperativos na constituição dos sujeitos, sob a ótica do conceito Tecnologias do Eu de Michel Foucault. A análise discursiva baseia-se em um campo empírico que articula a obra "A Hermenêutica do Sujeito" (Foucault, 2006) com a obra "Da Agricultura" (Catão, 2016), que descreve as dinâmicas da agricultura arcaica (séculos I e II a.C.), para pensarmos a Educação no/do Campo que constitui a contemporaneidade. Teoricamente, o artigo utiliza os estudos de Roseli Caldart e Gaudêncio Frigotto para contextualizar o binômio "no/do campo", ressaltando a Educação do Campo como um movimento social de luta e resistência. Argumenta-se que, assim como na agricultura arcaica o sujeito era produzido sob os imperativos morais da cultura mos maiorum (costumes ancestrais), a Educação no/do Campo, com suas concepções e práticas, também exerce mecanismos de constituição sobre os sujeitos contemporâneos. A análise foca em como estes "dispositivos pedagógicos" transformam a experiência e a relação do sujeito consigo mesmo.
Palavras-chave: educação no/do campo, tecnologias do eu, michel foucault, constituição de sujeitos, agricultura arcaica.
The binomial “in/of the countryside” and the constitution of subjects
ABSTRACT. This article involves a theoretical deepening of a master’s dissertation that investigates the constitution of the rural subject and the singularities of Rural Education from a Post-Structuralist perspective. The main objective of the study is to demonstrate how Rural Education is marked by imperatives in the constitution of subjects, through the lens of Michel Foucault’s concept of Technologies of the Self. The discursive analysis is based on an empirical field that articulates Foucault’s The Hermeneutics of the Subject (2006) with Catão’s (2016), which describes the dynamics of archaic agriculture (1st and 2nd centuries BCE), in order to reflect on the Rural Education that shapes contemporaneity. Theoretically, the article draws on the works of Roseli Caldart and Gaudêncio Frigotto to contextualize the “in/of the countryside” binomial, highlighting Rural Education as a social movement of struggle and resistance. It is argued that, just as in archaic agriculture the subject was produced under the moral imperatives of the mos maiorum (ancestral customs), Rural Education, with its conceptions and practices, also exerts mechanisms of constitution over contemporary subjects. The analysis focuses on how these “pedagogical devices” transform the experience and the subject’s relationship with themselves.
Keywords: education in/of the countryside, technologies of the self, michel foucault, subject constitution, archaic agriculture.
El binomio “en/del campo” y la constitución de sujetos
RESUMEN. El presente artículo implica un profundizamiento teórico de una disertación de maestría que investiga la constitución del sujeto del campo y las singularidades de la Educación en/del Campo desde la perspectiva posestructuralista. El estudio tiene como objetivo principal demostrar cómo la Educación en/del Campo está marcada por imperativos en la constitución de los sujetos, bajo la óptica del concepto de Tecnologías del Yo de Michel Foucault. El análisis discursivo se basa en un campo empírico que articula la obra La Hermenéutica del Sujeto (Foucault, 2006) con la obra De la Agricultura (Catão, 2016), para reflexionar sobre la Educación en/del Campo que constituye la contemporaneidad. Teóricamente, el artículo se apoya en los estudios de Roseli Caldart y Gaudêncio Frigotto para contextualizar el binomio “en/del campo”, resaltando la Educación del Campo como un movimiento social de lucha y resistencia. Se argumenta que, al igual que en la agricultura arcaica el sujeto era producido bajo los imperativos morales de la cultura mos maiorum (costumbres ancestrales), la Educación en/del Campo, con sus concepciones y prácticas, también ejerce mecanismos de constitución sobre los sujetos contemporáneos. El análisis se centra en cómo estos “dispositivos pedagógicos” transforman la experiencia y la relación del sujeto consigo mismo.
Palabras clave: educación en/del campo, tecnologías del yo, michel foucault, constitución de sujetos, agricultura arcaica.
Downloads
Referências
Almeida, R. M. (1995). Foucault, Nietzsche e a interpretação. In M. Mariguela (Org.). Foucault e a destruição das evidências. Editora Unimep.
Aquino, J. G., & Val, G. M. (2018). Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes, 49, 41–53.
Caldart, R. S. (2002). Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In E. J. Kolling, P. R. Cerioli, & R. S. Caldart (Orgs.). Educação do campo: Identidade e políticas públicas (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4, pp. 17–25). Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.
Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: Notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35–64. https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Caldart, R. S. (Org.). (2012). Dicionário da educação do campo (I. B. Pereira, P. Alentejano, & G. Frigotto, Coorgs.). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular.
Catão, M. P. (2016). Da agricultura (M. Trevisam, Trad., Apres. e Notas). Editora da Unicamp.
Ferraz, V. (2014). Corpo a dançar: Entre educação e criação de corpos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Digital UFRGS.
Foucault, M. (2006). A hermenêutica do sujeito (M. A. Fonseca, Trad.; 2ª ed.). Martins Fontes.
Frigotto, G. (2010). Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: Desafios de conteúdo, método e forma. In A. Munarim et al. (Orgs.). Educação do campo: Reflexões e perspectivas (pp. 19–46). Insular.
Gallo, S. (1995). Em busca da ordem intrínseca. In M. Mariguela (Org.). Foucault e a destruição das evidências. Editora Unimep.
Larrosa, J. (1994). Tecnologias do eu e educação. In T. T. Silva (Org.). O sujeito da educação (pp. 35–86). Vozes.
Mariguela, M. (1995). A psicanálise na arqueologia das ciências humanas. In M. Mariguela (Org.). Foucault e a destruição das evidências. Editora Unimep.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana do Nascimento Santos, Suelen Assunção Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





