El binomio “en/del campo” y la constitución de sujetos

Autores/as

  • adriana nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-4133-0252
  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821

Resumen

RESUMEN. El presente artículo implica un profundizamiento teórico de una disertación de maestría que investiga la constitución del sujeto del campo y las singularidades de la Educación en/del Campo desde la perspectiva posestructuralista. El estudio tiene como objetivo principal demostrar cómo la Educación en/del Campo está marcada por imperativos en la constitución de los sujetos, bajo la óptica del concepto de Tecnologías del Yo de Michel Foucault. El análisis discursivo se basa en un campo empírico que articula la obra La Hermenéutica del Sujeto (Foucault, 2006) con la obra De la Agricultura (Catão, 2016), para reflexionar sobre la Educación en/del Campo que constituye la contemporaneidad. Teóricamente, el artículo se apoya en los estudios de Roseli Caldart y Gaudêncio Frigotto para contextualizar el binomio “en/del campo”, resaltando la Educación del Campo como un movimiento social de lucha y resistencia. Se argumenta que, al igual que en la agricultura arcaica el sujeto era producido bajo los imperativos morales de la cultura mos maiorum (costumbres ancestrales), la Educación en/del Campo, con sus concepciones y prácticas, también ejerce mecanismos de constitución sobre los sujetos contemporáneos. El análisis se centra en cómo estos “dispositivos pedagógicos” transforman la experiencia y la relación del sujeto consigo mismo.

 

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Biografía del autor/a

adriana nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com orientação da Professora Doutora Suelen Assunção Santos. Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também com orientação da Professora Doutora Suelen Assunção Santos. Graduada em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Campus Litoral Norte). Integrante do GEEMCO - Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (UFRGS/CNPq), que se dedica ao estudo das linhas de pesquisa: Educação Matemática, Educação em Ciências e Educação Contemporânea, sob a perspectiva pós-estruturalista e que é coordenado pela Professora Doutora Claudia Glavam Duarte e pela Professora Doutora Suelen Assunção Santos.

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora Substituta do curso de Pedagogia (UFRGS/CLN), Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). É pesquisadora no GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

nascimento, adriana, & Assunção Santos, S. (2025). El binomio “en/del campo” y la constitución de sujetos. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19821. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios