O binômio “no/do campo” e a constituição de sujeitos

Autores

  • Adriana do Nascimento Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-4133-0252
  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821

Resumo

O presente artigo implica em um aprofundamento teórico de uma dissertação de mestrado, que investiga a constituição do sujeito do campo e as singularidades da Educação no/do Campo a partir da perspectiva Pós-Estruturalista. O estudo tem como objetivo principal demonstrar como a Educação no/do Campo é marcada por imperativos na constituição dos sujeitos, sob a ótica do conceito Tecnologias do Eu de Michel Foucault. A análise discursiva baseia-se em um campo empírico que articula a obra "A Hermenêutica do Sujeito" (Foucault, 2006) com a obra "Da Agricultura" (Catão, 2016), que descreve as dinâmicas da agricultura arcaica (séculos I e II a.C.), para pensarmos a Educação no/do Campo que constitui a contemporaneidade. Teoricamente, o artigo utiliza os estudos de Roseli Caldart e Gaudêncio Frigotto para contextualizar o binômio "no/do campo", ressaltando a Educação do Campo como um movimento social de luta e resistência. Argumenta-se que, assim como na agricultura arcaica o sujeito era produzido sob os imperativos morais da cultura mos maiorum (costumes ancestrais), a Educação no/do Campo, com suas concepções e práticas, também exerce mecanismos de constituição sobre os sujeitos contemporâneos. A análise foca em como estes "dispositivos pedagógicos" transformam a experiência e a relação do sujeito consigo mesmo.

Palavras-chave: educação no/do campo, tecnologias do eu, michel foucault, constituição de sujeitos, agricultura arcaica.

 

The binomial “in/of the countryside” and the constitution of subjects

ABSTRACT. This article involves a theoretical deepening of a master’s dissertation that investigates the constitution of the rural subject and the singularities of Rural Education from a Post-Structuralist perspective. The main objective of the study is to demonstrate how Rural Education is marked by imperatives in the constitution of subjects, through the lens of Michel Foucault’s concept of Technologies of the Self. The discursive analysis is based on an empirical field that articulates Foucault’s The Hermeneutics of the Subject (2006) with Catão’s (2016), which describes the dynamics of archaic agriculture (1st and 2nd centuries BCE), in order to reflect on the Rural Education that shapes contemporaneity. Theoretically, the article draws on the works of Roseli Caldart and Gaudêncio Frigotto to contextualize the “in/of the countryside” binomial, highlighting Rural Education as a social movement of struggle and resistance. It is argued that, just as in archaic agriculture the subject was produced under the moral imperatives of the mos maiorum (ancestral customs), Rural Education, with its conceptions and practices, also exerts mechanisms of constitution over contemporary subjects. The analysis focuses on how these “pedagogical devices” transform the experience and the subject’s relationship with themselves.

Keywords: education in/of the countryside, technologies of the self, michel foucault, subject constitution, archaic agriculture.

 

El binomio “en/del campo” y la constitución de sujetos

RESUMEN. El presente artículo implica un profundizamiento teórico de una disertación de maestría que investiga la constitución del sujeto del campo y las singularidades de la Educación en/del Campo desde la perspectiva posestructuralista. El estudio tiene como objetivo principal demostrar cómo la Educación en/del Campo está marcada por imperativos en la constitución de los sujetos, bajo la óptica del concepto de Tecnologías del Yo de Michel Foucault. El análisis discursivo se basa en un campo empírico que articula la obra La Hermenéutica del Sujeto (Foucault, 2006) con la obra De la Agricultura (Catão, 2016), para reflexionar sobre la Educación en/del Campo que constituye la contemporaneidad. Teóricamente, el artículo se apoya en los estudios de Roseli Caldart y Gaudêncio Frigotto para contextualizar el binomio “en/del campo”, resaltando la Educación del Campo como un movimiento social de lucha y resistencia. Se argumenta que, al igual que en la agricultura arcaica el sujeto era producido bajo los imperativos morales de la cultura mos maiorum (costumbres ancestrales), la Educación en/del Campo, con sus concepciones y prácticas, también ejerce mecanismos de constitución sobre los sujetos contemporáneos. El análisis se centra en cómo estos “dispositivos pedagógicos” transforman la experiencia y la relación del sujeto consigo mismo.

Palabras clave: educación en/del campo, tecnologías del yo, michel foucault, constitución de sujetos, agricultura arcaica.

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Biografia do Autor

Adriana do Nascimento Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com orientação da Professora Doutora Suelen Assunção Santos. Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também com orientação da Professora Doutora Suelen Assunção Santos. Graduada em Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Campus Litoral Norte). Integrante do GEEMCO - Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (UFRGS/CNPq), que se dedica ao estudo das linhas de pesquisa: Educação Matemática, Educação em Ciências e Educação Contemporânea, sob a perspectiva pós-estruturalista e que é coordenado pela Professora Doutora Claudia Glavam Duarte e pela Professora Doutora Suelen Assunção Santos.

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora Substituta do curso de Pedagogia (UFRGS/CLN), Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). É pesquisadora no GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

nascimento, adriana, & Assunção Santos, S. (2025). O binômio “no/do campo” e a constituição de sujeitos. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19821. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19821

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios