Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e Multiletramentos Digitais na Educação do Campo: relato de experiência com uma turma do 5º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em mestrado profissional que teve como objetivo propor e implementar um desenho metodológico a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), para o desenvolvimento dos multiletramentos digitais de educandos dos Anos Iniciais em uma escola do campo no interior de Pernambuco. Teve como objeto de estudo a Inclusão digital na Educação do Campo, e como caminho metodológico a Pesquisa-Formação (Macedo, 2021), com método dialético, numa abordagem qualitativa. As categorias teóricas Educação do Campo e Aprendizagem Baseada em Projetos foram embasadas, respectivamente, em Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart e Molina (2004) e Bender (2014). Tendo como praticantes culturais os estudantes de uma turma de 5º ano, os instrumentos de produção de dados utilizados foram o questionário diagnóstico, o diário de campo e o grupo focal. Os resultados obtidos indicam um aumento significativo na motivação para aprender, participação ativa e desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. Conclui-se, portanto, que no contexto de uma escola do campo, a utilização de tecnologias digitais na ABP proporciona uma educação engajadora que estimula os educandos a trabalharem em equipes, experimentando soluções inovadoras enquanto fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade campesina.

Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, educação do campo, multiletramentos digitais.

 

Project-Based Learning (PBL) and Digital Multiliteracies in Rural Education: an experience report with a 5th grade class

ABSTRACT. This text presents part of the results of a professional master's degree research project that aimed to propose and implement a methodological design based on Project-Based Learning (PBL) for the development of digital multilingualism among students in the Early Years at a rural school in the interior of Pernambuco. The object of study was digital inclusion in rural education, and the methodological approach was training research (Macedo, 2021), using a dialectical method and a qualitative approach. The theoretical categories of Rural Education and Project-Based Learning were based on Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart and Molina (2004) and Bender (2014), respectively. The cultural practitioners were students from a 5th grade class, and the data production tools used were a diagnostic questionnaire, a field diary and a focus group. The results obtained indicate a significant increase in the students' motivation to learn, active participation and development of logical reasoning. It is therefore concluded that in the context of a rural school, the use of digital technologies in PBL provides an engaging education that encourages students to work in teams, experimenting with innovative solutions while strengthening the link between the school and the rural community.

Keywords: project-based learning, rural education, digital multi-literacies.

 

Aprendizaje Basado en Proyectos – ABP y Multialfabetizaciones Digitales en la Educación Rural: informe de una experiencia con una clase de 5º grado

RESUMEN. Este texto presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada en una maestría profesional que tuvo como objetivo proponer e implementar un diseño metodológico basado en el Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP), para el desarrollo de multialfabetizaciones digitales de estudiantes de los Años Iniciales en una escuela rural del interior de Pernambuco. El objeto de estudio fue la Inclusión Digital en la Educación Rural, y el recorrido metodológico fue la Investigación-Formación (Macedo, 2021), con método dialéctico, en enfoque cualitativo. Las categorías teóricas Educación Rural y Aprendizaje Basado en Proyectos se basaron, respectivamente, en Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart y Molina (2004) y Bender (2014). Con estudiantes de 5to grado como practicantes culturales, los instrumentos de producción de datos utilizados fueron el cuestionario diagnóstico, el diario de campo y el grupo focal. Los resultados obtenidos indican un aumento significativo de la motivación por aprender, la participación activa y el desarrollo del razonamiento lógico de los estudiantes. Se concluye entonces que en el contexto de una escuela rural, el uso de tecnologías digitales en PBL proporciona una educación atractiva que anima a los estudiantes a trabajar en equipo, experimentando con soluciones innovadoras y fortaleciendo el vínculo entre la escuela y la comunidad rural.

Palabras clave: aprendizaje basado en proyectos, educación rural, multialfabetizaciones digitales.

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Biografia do Autor

Taísa Ângela Freire de Souza Aureliano, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2022.1), pela Universidade do Estado da Bahia - GESTEC/UNEB. Orientada pela Profª Drª Káthia Marise Borges Sales. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição (TEDIC/UNEB). Foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco - UPE (2020.2), tendo cursado a disciplina "Inovações Tecnológicas em Educação". Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática e Física (2020) pelo Grupo Educacional FAVENI, Alfabetização e Letramento (2020) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e em Educação no/do Campo (2018) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática (2014) pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Lecionou disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza em turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Normal Médio (antigo magistério) como professora contratada da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). É professora efetiva da Educação Básica - Anos Iniciais, pela Prefeitura Municipal de Orocó-PE (desde 2017), onde, atualmente, exerce a função de Coordenadora Pedagógica.

Kathia Marise Borges Sales, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, com sede na FACED/UFBA (2013). Concluiu em 2021 Estágio Pós-Doutoral no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEDUC/UFRRJ Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, entre estes a de Pró-Reitora de Ensino de Graduação . Docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014, é também credenciada desde 2018 como docente do Programa de Pós-graduaçao em Difusão do Conhecimento - PPGDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI-CIMATEC/LNCC). Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: Formação de Professores, Prática Pedagógica, Educação online, Ensino Hibrido, Difusão do Conhecimento e Cognição.

Nívea Eulália Guimarães dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB,Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia - GESTEC/UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição - UNEB. Graduada em Pedagogia. Especialista em Estudos Literários e Linguísticos, em Gestão Escolar com Ênfase Pedagógica, em Educação do Campo.  Professora da Educação Básica - Prefeitura Municipal de Valença. Coordenadora Pedagógica - Secretaria de Educação da Bahia.

Referências

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Aureliano, T. Ângela F. de S., Sales, K. M. B., & Santos, N. E. G. dos. (2025). Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e Multiletramentos Digitais na Educação do Campo: relato de experiência com uma turma do 5º ano . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19823. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios