Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e Multiletramentos Digitais na Educação do Campo: relato de experiência com uma turma do 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823Resumo
Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em mestrado profissional que teve como objetivo propor e implementar um desenho metodológico a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), para o desenvolvimento dos multiletramentos digitais de educandos dos Anos Iniciais em uma escola do campo no interior de Pernambuco. Teve como objeto de estudo a Inclusão digital na Educação do Campo, e como caminho metodológico a Pesquisa-Formação (Macedo, 2021), com método dialético, numa abordagem qualitativa. As categorias teóricas Educação do Campo e Aprendizagem Baseada em Projetos foram embasadas, respectivamente, em Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart e Molina (2004) e Bender (2014). Tendo como praticantes culturais os estudantes de uma turma de 5º ano, os instrumentos de produção de dados utilizados foram o questionário diagnóstico, o diário de campo e o grupo focal. Os resultados obtidos indicam um aumento significativo na motivação para aprender, participação ativa e desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes. Conclui-se, portanto, que no contexto de uma escola do campo, a utilização de tecnologias digitais na ABP proporciona uma educação engajadora que estimula os educandos a trabalharem em equipes, experimentando soluções inovadoras enquanto fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade campesina.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em projetos, educação do campo, multiletramentos digitais.
Project-Based Learning (PBL) and Digital Multiliteracies in Rural Education: an experience report with a 5th grade class
ABSTRACT. This text presents part of the results of a professional master's degree research project that aimed to propose and implement a methodological design based on Project-Based Learning (PBL) for the development of digital multilingualism among students in the Early Years at a rural school in the interior of Pernambuco. The object of study was digital inclusion in rural education, and the methodological approach was training research (Macedo, 2021), using a dialectical method and a qualitative approach. The theoretical categories of Rural Education and Project-Based Learning were based on Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart and Molina (2004) and Bender (2014), respectively. The cultural practitioners were students from a 5th grade class, and the data production tools used were a diagnostic questionnaire, a field diary and a focus group. The results obtained indicate a significant increase in the students' motivation to learn, active participation and development of logical reasoning. It is therefore concluded that in the context of a rural school, the use of digital technologies in PBL provides an engaging education that encourages students to work in teams, experimenting with innovative solutions while strengthening the link between the school and the rural community.
Keywords: project-based learning, rural education, digital multi-literacies.
Aprendizaje Basado en Proyectos – ABP y Multialfabetizaciones Digitales en la Educación Rural: informe de una experiencia con una clase de 5º grado
RESUMEN. Este texto presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada en una maestría profesional que tuvo como objetivo proponer e implementar un diseño metodológico basado en el Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP), para el desarrollo de multialfabetizaciones digitales de estudiantes de los Años Iniciales en una escuela rural del interior de Pernambuco. El objeto de estudio fue la Inclusión Digital en la Educación Rural, y el recorrido metodológico fue la Investigación-Formación (Macedo, 2021), con método dialéctico, en enfoque cualitativo. Las categorías teóricas Educación Rural y Aprendizaje Basado en Proyectos se basaron, respectivamente, en Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart y Molina (2004) y Bender (2014). Con estudiantes de 5to grado como practicantes culturales, los instrumentos de producción de datos utilizados fueron el cuestionario diagnóstico, el diario de campo y el grupo focal. Los resultados obtenidos indican un aumento significativo de la motivación por aprender, la participación activa y el desarrollo del razonamiento lógico de los estudiantes. Se concluye entonces que en el contexto de una escuela rural, el uso de tecnologías digitales en PBL proporciona una educación atractiva que anima a los estudiantes a trabajar en equipo, experimentando con soluciones innovadoras y fortaleciendo el vínculo entre la escuela y la comunidad rural.
Palabras clave: aprendizaje basado en proyectos, educación rural, multialfabetizaciones digitales.
Downloads
Referências
Arroyo, Miguel, & Caldart, Roseli & Molina, Mônica. (Orgs). (2004). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Aureliano, T. A. F. de S., & Sales, K. M. B. (2022). Os multiletramentos e as tecnologias digitais na educação do campo multisseriada. In Seminário Integrado FORTEC – GEPLET. VI Seminário do FORTEC: tecnologias, cultura digital e perspectivas para formação presencial e a distância (pp. 75-87). Recuperado de: https://www.academia.edu/91809242/Anais_Semin%C3%A1rio_Integrado_ForTEC_Geplet_ok. Acesso em: 17 abr. 2025.
Bassani, P., B., Scherer, & Magnus, E. B. (2021). Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In Santos, Edméa O., & Sampaio, Fábio F., & Pimentel, Mariano. (Orgs.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. (Série Informática na Educação, 1).
Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.
Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. (2002, 3 de abril). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf
Resolução n.2, de 28 de abril de 2008. (2008, 28 de abril). Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. - São Paulo: Paz e Terra. Recuperado de: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf.
Acesso em: 13 abr. 2024.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
Kirchner, A. (2020). A aprendizagem baseada em projetos e o ensino de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Libâneo, J. C. (2011). Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez.
Macedo, R. S. (2021). Pesquisa-formação/formação-pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. - 1.ed.-Campinas, SP: Pontes Editores.
Nic.BR. (2023). 81% das escolas em áreas rurais possuem acesso à Internet. Tic Educação. Disponível em: https://nic.br/noticia/na-midia/81-das-escolas-em-areas-rurais-possuem-acesso-a-internet/. Acesso em: 18 out. 2025.
Paludo, C. (2012). Educação Popular. In Dicionário da Educação do Campo. Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto (Orgs.). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Rojo, R. (2012). Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In Rojo, Roxane Helena Rodrigues, & Moura, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 11-31.
Santos Filho, J. C. Dos., & Gamboa, S. S. (Orgs). (2013). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. Coleção Questões da Nossa Época, 8 ed., 46, São Paulo, Cortez.
Sinfronio, O. A., & Costa, L. G. da, & Costa, M. G. da. (2024). A educação popular: uma abordagem histórica na formação de professores. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(5), 01-20. DOI: 10.55905/cuadv16n5-001.
Tavares, M. T. G. (2015). Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 24(43), 49–61. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61. Recuperado de: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306. Acesso em: 20 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taísa Ângela Freire de Souza Aureliano, Kathia Marise Borges Sales, Nívea Eulália Guimarães dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





