Aprendizaje Basado en Proyectos – ABP y Multialfabetizaciones Digitales en la Educación Rural: informe de una experiencia con una clase de 5º grado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823

Resumen

RESUMEN. Este texto presenta parte de los resultados de una investigación desarrollada en una maestría profesional que tuvo como objetivo proponer e implementar un diseño metodológico basado en el Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP), para el desarrollo de multialfabetizaciones digitales de estudiantes de los Años Iniciales en una escuela rural del interior de Pernambuco. El objeto de estudio fue la Inclusión Digital en la Educación Rural, y el recorrido metodológico fue la Investigación-Formación (Macedo, 2021), con método dialéctico, en enfoque cualitativo. Las categorías teóricas Educación Rural y Aprendizaje Basado en Proyectos se basaron, respectivamente, en Freire (1987, 1996), Arroyo, Caldart y Molina (2004) y Bender (2014). Con estudiantes de 5to grado como practicantes culturales, los instrumentos de producción de datos utilizados fueron el cuestionario diagnóstico, el diario de campo y el grupo focal. Los resultados obtenidos indican un aumento significativo de la motivación por aprender, la participación activa y el desarrollo del razonamiento lógico de los estudiantes. Se concluye entonces que en el contexto de una escuela rural, el uso de tecnologías digitales en PBL proporciona una educación atractiva que anima a los estudiantes a trabajar en equipo, experimentando con soluciones innovadoras y fortaleciendo el vínculo entre la escuela y la comunidad rural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taísa Ângela Freire de Souza Aureliano, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2022.1), pela Universidade do Estado da Bahia - GESTEC/UNEB. Orientada pela Profª Drª Káthia Marise Borges Sales. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição (TEDIC/UNEB). Foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco - UPE (2020.2), tendo cursado a disciplina "Inovações Tecnológicas em Educação". Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática e Física (2020) pelo Grupo Educacional FAVENI, Alfabetização e Letramento (2020) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e em Educação no/do Campo (2018) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduada em Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática (2014) pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Lecionou disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza em turmas do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Normal Médio (antigo magistério) como professora contratada da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE). É professora efetiva da Educação Básica - Anos Iniciais, pela Prefeitura Municipal de Orocó-PE (desde 2017), onde, atualmente, exerce a função de Coordenadora Pedagógica.

Kathia Marise Borges Sales, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutora em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC, com sede na FACED/UFBA (2013). Concluiu em 2021 Estágio Pós-Doutoral no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES – PPGEDUC/UFRRJ Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, entre estes a de Pró-Reitora de Ensino de Graduação . Docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB, desde fev/2014, é também credenciada desde 2018 como docente do Programa de Pós-graduaçao em Difusão do Conhecimento - PPGDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI-CIMATEC/LNCC). Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: Formação de Professores, Prática Pedagógica, Educação online, Ensino Hibrido, Difusão do Conhecimento e Cognição.

Nívea Eulália Guimarães dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB,Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia - GESTEC/UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Difusão do Conhecimento e Cognição - UNEB. Graduada em Pedagogia. Especialista em Estudos Literários e Linguísticos, em Gestão Escolar com Ênfase Pedagógica, em Educação do Campo.  Professora da Educação Básica - Prefeitura Municipal de Valença. Coordenadora Pedagógica - Secretaria de Educação da Bahia.

Citas

Arroyo, Miguel, & Caldart, Roseli & Molina, Mônica. (Orgs). (2004). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Aureliano, T. A. F. de S., & Sales, K. M. B. (2022). Os multiletramentos e as tecnologias digitais na educação do campo multisseriada. In Seminário Integrado FORTEC – GEPLET. VI Seminário do FORTEC: tecnologias, cultura digital e perspectivas para formação presencial e a distância (pp. 75-87). Recuperado de: https://www.academia.edu/91809242/Anais_Semin%C3%A1rio_Integrado_ForTEC_Geplet_ok. Acesso em: 17 abr. 2025.

Bassani, P., B., Scherer, & Magnus, E. B. (2021). Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In Santos, Edméa O., & Sampaio, Fábio F., & Pimentel, Mariano. (Orgs.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. (Série Informática na Educação, 1).

Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. (2002, 3 de abril). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf

Resolução n.2, de 28 de abril de 2008. (2008, 28 de abril). Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. - São Paulo: Paz e Terra. Recuperado de: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf.

Acesso em: 13 abr. 2024.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

Kirchner, A. (2020). A aprendizagem baseada em projetos e o ensino de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Libâneo, J. C. (2011). Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez.

Macedo, R. S. (2021). Pesquisa-formação/formação-pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. - 1.ed.-Campinas, SP: Pontes Editores.

Nic.BR. (2023). 81% das escolas em áreas rurais possuem acesso à Internet. Tic Educação. Disponível em: https://nic.br/noticia/na-midia/81-das-escolas-em-areas-rurais-possuem-acesso-a-internet/. Acesso em: 18 out. 2025.

Paludo, C. (2012). Educação Popular. In Dicionário da Educação do Campo. Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto (Orgs.). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Rojo, R. (2012). Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In Rojo, Roxane Helena Rodrigues, & Moura, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 11-31.

Santos Filho, J. C. Dos., & Gamboa, S. S. (Orgs). (2013). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. Coleção Questões da Nossa Época, 8 ed., 46, São Paulo, Cortez.

Sinfronio, O. A., & Costa, L. G. da, & Costa, M. G. da. (2024). A educação popular: uma abordagem histórica na formação de professores. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(5), 01-20. DOI: 10.55905/cuadv16n5-001.

Tavares, M. T. G. (2015). Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 24(43), 49–61. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61. Recuperado de: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306. Acesso em: 20 abr. 2025.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Aureliano, T. Ângela F. de S., Sales, K. M. B., & Santos, N. E. G. dos. (2025). Aprendizaje Basado en Proyectos – ABP y Multialfabetizaciones Digitales en la Educación Rural: informe de una experiencia con una clase de 5º grado. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19823. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19823

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios