A implementação da BNCC nas escolas de Ensino Médio na Educação do Campo no Acre
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19662Palavras-chave:
BNCC, Educação do campo, Ensino Médio, AcreResumo
Este artigo tem o objetivo de descrever como está ocorrendo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de Ensino Médio do meio rural no estado do Acre, buscando analisar o desenvolvimento da reforma curricular no projeto de formação da Educação do Campo. A pesquisa é um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada com aportes bibliográfico, documental e análise de conteúdo. Os resultados indicam que o processo de implantação está ocorrendo em uma proporção ainda pouco significativa para o universo das escolas de Ensino Médio do campo, e que as ações promovidas pela SEE são direcionadas, de forma ampla, aos aspectos pedagógicos do processo de ensino e aprendizagem, tangenciando a necessidade de promover formações para a compreensão da estrutura orgânica da BNCC. Há um desalinhamento entre a realidade acreana e o que está proposto teoricamente e sua aplicabilidade, sendo necessária uma maior executividade, especialmente no que se refere à nova carga horária, aos componentes curriculares na Formação Geral Básica, aos Itinerários Formativos e às Rotas de Aprendizagem, especialmente no tocante à qualificação profissional.
Palavras-chave: BNCC, educação do campo, ensino médio, Acre.
The implementation of the BNCC in High Schools in Rural Education in Acre
ABSTRACT. The aim of this article is to describe how the National Common Core Curriculum (BNCC) is being implemented in rural high schools in the state of Acre, seeking to analyze the development of curricular reform in the rural education project. The research is a case study, with a qualitative approach, carried out using bibliographic, documentary contributions and content analysis. The results indicate that the process of implementing is taking place in a proportion that is still not very significant for the universe of high schools in the countryside, and that the actions promoted by the SEE are largely directed at the pedagogical aspects of the teaching and learning process, touching on the need to promote training to understand the organic structure of the BNCC. There is a misalignment between the reality in Acre and what is theoretically proposed and its applicability, and greater implementation is needed, especially with regard to the new class hours, the curricular components in Basic General Education, the Training Itineraries and the Learning Routes, especially with regard to professional qualification.
Keywords: BNCC, rural education, high school, Acre.
La implementación de la BNCC en las escuelas de Enseñanza Media en la Educación Rural en Acre
RESUMEN. El objetivo de este artículo es describir cómo se está implementando la Base Nacional Común Curricular (BNCC) en las escuelas de Enseñanza Media del área rural del estado de Acre, buscando analizar el desarrollo de la reforma curricular en el proyecto de de formación de la educación rural. La investigación es un estudio de caso, con abordaje cualitativo, realizada a partir de aportes bibliográficos, documentales y análisis de contenido. Los resultados indican que el proceso de implantación se está dando en una proporción todavía poco significativa para el universo de escuelas de Enseñanza Media del área rural, y que las acciones promovidas por la SEE se dirigen en gran medida a los aspectos pedagógicos del proceso de enseñanza y aprendizaje, incidiendo en la necesidad de promover la formación para la comprensión de la estructura orgánica de la BNCC. Hay un desajuste entre la realidad de Acre y lo que se propone teóricamente y su aplicabilidad, siendo necesaria una mayor implementación, especialmente en lo que se refiere a la nueva carga de horaria, los componentes curriculares en la Formación General Básica, los Itinerarios de Formación y las Rutas de Aprendizaje, especialmente en lo que se refiere a la cualificación profesional.
Palabras clave: BNCC, educación rural, enseñanza media, Acre.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC.
Brasil. Decreto nº 7.352 (2010, 04 de novembro). Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF: Presidência da República.
Cogo, T. P., & Cardoso, J. B. (2023). Educação do Campo: uma análise crítica sobre a representação da modalidade na BNCC brasileira em tempos de neoliberalismo. Revista Educación, Política y Sociedad, 8(2), 121-155.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.
Minayo, M. C. S. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Nicácio, M. L. (2021). Educação do campo e pauperização: implicação da agenda global sobre as políticas de educação básica no Vale do Juruá-Acre (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Amazonas, Amazonas.
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (2022). Currículo de Referência Único do Acre: Ensino Médio. Rio Branco, AC: SEE. Recuperado de: RCSEEAC.pdf.
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (2022). Plano de Implantação do Novo Ensino Médio no Acre. Rio Branco, AC: SEE. Disponível em: plano de implementação do novo ensino médio.
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (2024). Ofício Nº 8597/2024/SEE e Anexos. Rio Branco, AC: SEE.
Yin, R. (2001). Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maristela Bortolon de Matos, Marcondes de Lima Nicácio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





