Reinventando/recontando a Ditadura: novas narrativas e perspectivas para abordar a ditadura militar no ensino de sociologia e história na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19451Palavras-chave:
Livro Didático, Ditadura Militar Brasileira, Comunidade LGBTQIAP+, Gênero, Direitos HumanosResumo
Este trabalho recorre aos livros didáticos de Sociologia e História da rede estadual de ensino do Tocantins para analisar os conteúdos da ditadura civil-militar de 1964 no Brasil e identificar possíveis lacunas nos fatos narrados sobre o período, bem como problematizar a forma como são narrados. O objetivo é mapear tais conteúdos do ensino médio propondo alternativas para supressão dessas lacunas. Buscaremos evidenciar as resistências da comunidade LGBTQIA+ durante a ditadura e suas contribuições para seu enfrentamento, visto tratar-se de um grupo excluído das narrativas oficiais sobre a ditadura. A partir da pesquisa bibliográfica em curso, percebe-se a invisibilização histórica desse grupo social nas narrativas sobre a ditadura militar brasileira e uma carência de trabalhos que abordem estes eventos históricos em interface com questões de gênero. Objetiva-se verificar em que medidas tais aspectos estão reproduzidos nos livros didáticos. Utilizamos abordagem qualitativa para pensar os materiais didáticos, focando nos significados e motivações nos conteúdos. Propõe-se, por fim, fomentar um ensino plural dos temas, capaz de contribuir para a construção e restituição da memória, da cidadania e dos direitos humanos para estes grupos.
Palavras-chave: livro didático, ditadura militar brasileira, comunidade lgbtqiap+, gênero, direitos humanos.
Reinventing/recounting the Dictatorship: new narratives and perspectives for approaching the military dictatorship in the teaching of sociology and history in basic education
ABSTRACT. This work uses the Sociology and History textbooks of the Tocantins state school system to analyze the content of the 1964 civil-military dictatorship in Brazil and identify possible gaps in the facts narrated about the period, as well as problematizing the way they are narrated. The aim is to map this content in high school and propose alternatives for eliminating these gaps. We will seek to highlight the resistance of the LGBTQIA+ community during the dictatorship and their contributions to confronting it, since they are a group excluded from the official narratives about the dictatorship. From the bibliographical research underway, we can see that this social group is historically invisible in the narratives about the Brazilian military dictatorship and that there is a lack of work that addresses these historical events in relation to gender issues. The aim is to verify the extent to which these aspects are reproduced in textbooks. We used a qualitative approach to think about the teaching materials, focusing on the meanings and motivations behind the content. Finally, we propose to encourage a plural teaching of the themes, capable of contributing to the construction and restitution of memory, citizenship and human rights for these groups.
Keywords: textbook, Brazilian military dictatorship, lgbtqiap+ community, gender, human rights.
Reinventando/relatando la Dictadura: nuevas narrativas y perspectivas para el abordaje de la dictadura militar en la enseñanza de sociología e historia en la educación básica
RESUMEN. Este trabajo utiliza los libros de sociología e historia del sistema escolar del estado de Tocantins para analizar el contenido de la dictadura cívico-militar de 1964 en Brasil e identificar posibles lagunas en los hechos narrados sobre el período, así como problematizar la forma en que se narran. El objetivo es mapear estos contenidos en la enseñanza secundaria y proponer alternativas para eliminar estas lagunas. Se buscará destacar la resistencia de la comunidad LGBTQIA+ durante la dictadura y sus aportes para enfrentarla, dado que son un grupo excluido de las narrativas oficiales sobre la dictadura. A partir de la investigación bibliográfica en curso, podemos constatar que este grupo social es históricamente invisibilizado en las narrativas sobre la dictadura militar brasileña y que faltan trabajos que aborden estos acontecimientos históricos en relación a las cuestiones de género. El objetivo es ver en qué medida estos aspectos se reproducen en los libros. Utilizamos enfoque cualitativo para reflexionar sobre los materiales didácticos, centrándonos en los significados y las motivaciones que subyacen al contenido. Al final, proponemos fomentar una enseñanza plural de los temas, capaz de contribuir a la construcción y restitución de la memoria, la ciudadanía y los derechos humanos para estos grupos.
Palabras clave: libro de texto, dictadura militar brasileña, comunidad lgbtqiap+, género, derechos humanos.
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