Explorando Metodologias de Ensino em Ciências: Uma Análise a partir do Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Osvaldo Franco em Araguatins-TO

Autores

  • Drielly Duarte Teixeira Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0009-0009-7865-0322
  • Suzilene Chagas Leite Rangel Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO image/svg+xml
  • Kenya Maria Vieira Lopes Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471

Palavras-chave:

Estágio, Estágio supervisionado, formação inicial de professores, tecnologia, educação do campo., Ensino, ensino de ciências, metodologias alternativas, metodologias lúdicas, criatividade, encenação no ensino, cooperação

Resumo

O presente artigo descreve as reflexões e experiências vivenciadas por duas licenciandas em ciências biológicas durante o estágio realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado em Araguatins, Tocantins. Além da observação das aulas, as estagiárias conduziram um projeto de pesquisa cujo objetivo principal foi investigar as metodologias de ensino aplicadas no ensino de ciências do ensino fundamental II no referido colégio, analisando sua eficácia. Os questionários foram distribuídos e coletados nas turmas do 6º e 7º anos, resultando em um total de 43 respostas. Os resultados revelaram que as metodologias mais bem avaliadas pelos alunos foram a construção de maquetes, a exibição de vídeos relacionados ao conteúdo e a realização de atividades para serem respondidas em sala de aula. No geral, todas as metodologias receberam mais respostas positivas do que negativas, indicando uma ampla aceitação das estratégias utilizadas, apesar das preferências individuais e das variações na receptividade dos alunos.

Palavras-chave: estágio, ensino, ciências, metodologias.

 

Exploring Teaching Methodologies in Science: An Analysis from the Supervised Internship at Colégio Estadual Osvaldo Franco in Araguatins-TO

ABSTRACT. This article describes the reflections and experiences of two undergraduate students in biological sciences during their internship at Colégio Estadual Osvaldo Franco, located in Araguatins, Tocantins. In addition to observing classes, the interns conducted a research project whose main objective was to investigate the teaching methodologies applied in the teaching of science in elementary school II at the aforementioned school, analyzing their effectiveness. The questionnaires were distributed and collected in the 6th and 7th grade classes, resulting in a total of 43 responses. The results revealed that the methodologies best evaluated by the students were the construction of models, the viewing of videos related to the content and the completion of activities to be answered in the classroom. Overall, all methodologies received more positive than negative responses, indicating a general acceptance of the strategies used, despite individual preferences and variations in student receptivity.

Keywords: internship, teaching, science, methodologies.

 

Explorando metodologías de enseñanza de las ciencias: un análisis desde la pasantía supervisada en el Colégio Estadual Osvaldo Franco en Araguatins-TO

RESUMEN. Este artículo describe las reflexiones y experiencias vividas por dos estudiantes de ciencias biológicas durante su pasantía en el Colégio Estadual Osvaldo Franco, ubicado en Araguatins, Tocantins. Además de observar clases, los pasantes realizaron un proyecto de investigación cuyo objetivo principal fue investigar las metodologías didácticas aplicadas en la enseñanza de las ciencias en la educación básica II de dicho colegio, analizando su efectividad. Los cuestionarios fueron distribuidos y recogidos en los cursos de 6º y 7º, dando como resultado un total de 43 respuestas. Los resultados revelaron que las metodologías mejor evaluadas por los estudiantes fueron la construcción de modelos, la exhibición de videos relacionados con el contenido y la realización de actividades para ser respondidas en el aula. En general, todas las metodologías recibieron más respuestas positivas que negativas, lo que indica una aceptación general de las estrategias utilizadas, a pesar de las preferencias individuales y las variaciones en la receptividad de los estudiantes.

Palabras clave: pasantía, docencia, ciencias, metodologías.

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Biografia do Autor

Drielly Duarte Teixeira, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Atualmente estudante do oitavo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguatins.

Suzilene Chagas Leite Rangel, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Meu nome é Suzilene Chagas Leite Rangel e estou no 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins. Sempre fui apaixonado pela biologia e foi essa paixão que me levou a seguir uma carreira acadêmica, com o objetivo de me tornar um profissional capaz de inspirar e compartilhar essa minha paixão. Além dos meus estudos, trabalho na empresa Gazim como Inspetora de Qualidade de Produto. Acredito que a combinação da minha trajetória acadêmica com minha experiência profissional me proporciona uma perspectiva única, tanto no campo da biologia quanto no setor industrial. Tenho me dedicado a construir um futuro sólido, com a esperança de poder contribuir de forma significativa para a ciência e a educação.

Kenya Maria Vieira Lopes, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2006), especialização em Planejamento e Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (2007), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, Polo Cuiabá (2022). É Professora (por opção) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores e profissionalização docente.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Duarte Teixeira, D., Chagas Leite Rangel, S., & Vieira Lopes, K. M. (2024). Explorando Metodologias de Ensino em Ciências: Uma Análise a partir do Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Osvaldo Franco em Araguatins-TO . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19471. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares