Explorando Metodologias de Ensino em Ciências: Uma Análise a partir do Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Osvaldo Franco em Araguatins-TO
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471Palavras-chave:
Estágio, Estágio supervisionado, formação inicial de professores, tecnologia, educação do campo., Ensino, ensino de ciências, metodologias alternativas, metodologias lúdicas, criatividade, encenação no ensino, cooperaçãoResumo
O presente artigo descreve as reflexões e experiências vivenciadas por duas licenciandas em ciências biológicas durante o estágio realizado no Colégio Estadual Osvaldo Franco, localizado em Araguatins, Tocantins. Além da observação das aulas, as estagiárias conduziram um projeto de pesquisa cujo objetivo principal foi investigar as metodologias de ensino aplicadas no ensino de ciências do ensino fundamental II no referido colégio, analisando sua eficácia. Os questionários foram distribuídos e coletados nas turmas do 6º e 7º anos, resultando em um total de 43 respostas. Os resultados revelaram que as metodologias mais bem avaliadas pelos alunos foram a construção de maquetes, a exibição de vídeos relacionados ao conteúdo e a realização de atividades para serem respondidas em sala de aula. No geral, todas as metodologias receberam mais respostas positivas do que negativas, indicando uma ampla aceitação das estratégias utilizadas, apesar das preferências individuais e das variações na receptividade dos alunos.
Palavras-chave: estágio, ensino, ciências, metodologias.
Exploring Teaching Methodologies in Science: An Analysis from the Supervised Internship at Colégio Estadual Osvaldo Franco in Araguatins-TO
ABSTRACT. This article describes the reflections and experiences of two undergraduate students in biological sciences during their internship at Colégio Estadual Osvaldo Franco, located in Araguatins, Tocantins. In addition to observing classes, the interns conducted a research project whose main objective was to investigate the teaching methodologies applied in the teaching of science in elementary school II at the aforementioned school, analyzing their effectiveness. The questionnaires were distributed and collected in the 6th and 7th grade classes, resulting in a total of 43 responses. The results revealed that the methodologies best evaluated by the students were the construction of models, the viewing of videos related to the content and the completion of activities to be answered in the classroom. Overall, all methodologies received more positive than negative responses, indicating a general acceptance of the strategies used, despite individual preferences and variations in student receptivity.
Keywords: internship, teaching, science, methodologies.
Explorando metodologías de enseñanza de las ciencias: un análisis desde la pasantía supervisada en el Colégio Estadual Osvaldo Franco en Araguatins-TO
RESUMEN. Este artículo describe las reflexiones y experiencias vividas por dos estudiantes de ciencias biológicas durante su pasantía en el Colégio Estadual Osvaldo Franco, ubicado en Araguatins, Tocantins. Además de observar clases, los pasantes realizaron un proyecto de investigación cuyo objetivo principal fue investigar las metodologías didácticas aplicadas en la enseñanza de las ciencias en la educación básica II de dicho colegio, analizando su efectividad. Los cuestionarios fueron distribuidos y recogidos en los cursos de 6º y 7º, dando como resultado un total de 43 respuestas. Los resultados revelaron que las metodologías mejor evaluadas por los estudiantes fueron la construcción de modelos, la exhibición de videos relacionados con el contenido y la realización de actividades para ser respondidas en el aula. En general, todas las metodologías recibieron más respuestas positivas que negativas, lo que indica una aceptación general de las estrategias utilizadas, a pesar de las preferencias individuales y las variaciones en la receptividad de los estudiantes.
Palabras clave: pasantía, docencia, ciencias, metodologías.
Downloads
Referências
Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. (2008, 25 de setembro). Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.
Carabetta Júnior, V. (2013). A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, 37, 441–447. https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300017.
Consenza, R. M. (2011). Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Artmed.
Costa, S. A. da, Pfeuti, M. de L. M., & Casa Nova, S. P. de C. (2014). As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e sua relação com o envolvimento dos alunos. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(1), 59–74. Recuperado de: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/18173.
Fonseca, J. J. S., & Fonseca, S. (2016). Didática geral (1ª ed.). INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada.
Lessa, E. A. V. (2019). A importância do estágio curricular na formação acadêmica do licenciando em computação [Trabalho de conclusão de curso]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Araguatins. Recuperado de: https://portal.ifto.edu.br/araguatins/campus-araguatins/ensino/biblioteca/trabalhos-academicos-tcc/licenciatura-em-computacao/2019/tcc-lessa.pdf/view.
Moran, J. M. (1994). Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.1590/rbcc.v17i2.844.
Moreira, M. A. (2010). O que é afinal aprendizagem significativa?. Instituto de Física–UFRGS. Porto Alegre. Recuperado de: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf.
Nicola, J. A., & Paniz, C. M. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inovação e Formação, Revista NEaD-Unesp, 2(1), 355–381.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Drielly Duarte Teixeira, Suzilene Chagas Leite Rangel, Kenya Maria Vieira Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).