Explorando metodologías de enseñanza de las ciencias: un análisis desde la pasantía supervisada en el Colégio Estadual Osvaldo Franco en Araguatins-TO

Autores/as

  • Drielly Duarte Teixeira Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO https://orcid.org/0009-0009-7865-0322
  • Suzilene Chagas Leite Rangel Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO image/svg+xml
  • Kenya Maria Vieira Lopes Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471

Palabras clave:

Educación, docencia, enseñanza de las ciencias, Enseñanza

Resumen

RESUMEN. Este artículo describe las reflexiones y experiencias vividas por dos estudiantes de ciencias biológicas durante su pasantía en el Colégio Estadual Osvaldo Franco, ubicado en Araguatins, Tocantins. Además de observar clases, los pasantes realizaron un proyecto de investigación cuyo objetivo principal fue investigar las metodologías didácticas aplicadas en la enseñanza de las ciencias en la educación básica II de dicho colegio, analizando su efectividad. Los cuestionarios fueron distribuidos y recogidos en los cursos de 6º y 7º, dando como resultado un total de 43 respuestas. Los resultados revelaron que las metodologías mejor evaluadas por los estudiantes fueron la construcción de modelos, la exhibición de videos relacionados con el contenido y la realización de actividades para ser respondidas en el aula. En general, todas las metodologías recibieron más respuestas positivas que negativas, lo que indica una aceptación general de las estrategias utilizadas, a pesar de las preferencias individuales y las variaciones en la receptividad de los estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Drielly Duarte Teixeira, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Atualmente estudante do oitavo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Araguatins.

Suzilene Chagas Leite Rangel, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Meu nome é Suzilene Chagas Leite Rangel e estou no 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins. Sempre fui apaixonado pela biologia e foi essa paixão que me levou a seguir uma carreira acadêmica, com o objetivo de me tornar um profissional capaz de inspirar e compartilhar essa minha paixão. Além dos meus estudos, trabalho na empresa Gazim como Inspetora de Qualidade de Produto. Acredito que a combinação da minha trajetória acadêmica com minha experiência profissional me proporciona uma perspectiva única, tanto no campo da biologia quanto no setor industrial. Tenho me dedicado a construir um futuro sólido, com a esperança de poder contribuir de forma significativa para a ciência e a educação.

Kenya Maria Vieira Lopes, Instinto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2006), especialização em Planejamento e Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (2007), mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, Polo Cuiabá (2022). É Professora (por opção) do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores e profissionalização docente.

Citas

Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. (2008, 25 de setembro). Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.

Carabetta Júnior, V. (2013). A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, 37, 441–447. https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300017.

Consenza, R. M. (2011). Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Artmed.

Costa, S. A. da, Pfeuti, M. de L. M., & Casa Nova, S. P. de C. (2014). As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes e sua relação com o envolvimento dos alunos. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(1), 59–74. Recuperado de: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/18173.

Fonseca, J. J. S., & Fonseca, S. (2016). Didática geral (1ª ed.). INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada.

Lessa, E. A. V. (2019). A importância do estágio curricular na formação acadêmica do licenciando em computação [Trabalho de conclusão de curso]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Araguatins. Recuperado de: https://portal.ifto.edu.br/araguatins/campus-araguatins/ensino/biblioteca/trabalhos-academicos-tcc/licenciatura-em-computacao/2019/tcc-lessa.pdf/view.

Moran, J. M. (1994). Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 17(2). https://doi.org/10.1590/rbcc.v17i2.844.

Moreira, M. A. (2010). O que é afinal aprendizagem significativa?. Instituto de Física–UFRGS. Porto Alegre. Recuperado de: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf.

Nicola, J. A., & Paniz, C. M. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inovação e Formação, Revista NEaD-Unesp, 2(1), 355–381.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Duarte Teixeira, D., Chagas Leite Rangel, S., & Vieira Lopes, K. M. (2024). Explorando metodologías de enseñanza de las ciencias: un análisis desde la pasantía supervisada en el Colégio Estadual Osvaldo Franco en Araguatins-TO. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19471. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares