Educa Pampa: uma proposta para cuidar da Pampa e dos saberes de suas gentes
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19822Resumo
A educação do campo que acontece na Pampa precisa dialogar com a realidade do território, possibilitar aos(às) educandos(as) conhecer e refletir criticamente sobre o seu lugar de vida. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência do Projeto Educa Pampa na promoção do cuidado com a Pampa e os saberes tradicionais de suas gentes. Para alcançar o objetivo, escolhemos o Método do Estudo de Caso, utilizamos relatórios das atividades realizadas e fotografias. Esse projeto piloto iniciou no segundo semestre de 2024 em Santana do Livramento/RS, abrangendo atividades relacionadas a plantas medicinais, frutíferas nativas, campo nativo e sementes crioulas em duas escolas municipais e uma escola estadual. A troca de saberes entre educadores(as), educandos(as), assentados(as) da reforma agrária, quilombolas, etc foi o ponto alto do projeto. As crianças e adolescentes participaram ativamente das atividades, mostrando interesse em conhecer melhor a Pampa e os saberes tradicionais que ela guarda. Entendemos que esse projeto pode ser melhor estruturado e ampliado, envolvendo escolas do campo de vários municípios da Fronteira Brasil-Uruguai. Ele se mostra promissor para promover projetos de vida e o repasse de saberes tradicionais entre as gerações no território.
Palavras-chave: educação do campo, educação transformadora, saberes tradicionais, projetos de vida, bioma Pampa.
Educa Pampa: a proposal to care for the Pampa and the knowledge of its people
ABSTRACT. Rural education in the Pampas needs to engage with the reality of the territory, enabling students to learn about and critically reflect on their place of life. In this sense, this article aims to present and discuss the experience of the Educa Pampa Project in promoting care for the Pampas and the traditional knowledge of its people. To achieve this objective, we chose the Case Study Method, using reports of the activities carried out and photographs. This pilot project began in the second half of 2024 in Santana do Livramento/RS, covering activities related to medicinal plants, native fruits, native fields, and Creole seeds in two municipal schools and one state school. The exchange of knowledge between educators, students, agrarian reform settlers, quilombolas, etc. was the highlight of the project. The children and adolescents actively participated in the activities, showing interest in learning more about the Pampas and the traditional knowledge it holds. We believe that this project can be better structured and expanded, involving rural schools from several municipalities on the Brazil-Uruguay border. It shows promise for promoting life projects and the transfer of traditional knowledge between generations in the region.
Keywords: rural education, transformative education, traditional knowledge, life projects, Pampa biome.
Educa Pampa: una propuesta para cuidar la Pampa y los saberes de su gente
RESUMEN. La educación rural que se desarrolla en la Pampa necesita comprometerse con la realidad del territorio, permitiendo a los estudiantes conocer y reflexionar críticamente sobre su lugar de vida. En este sentido, este artículo tiene como objetivo presentar y discutir la experiencia del Proyecto Educa Pampa en la promoción del cuidado de la Pampa y los conocimientos tradicionales de sus pueblos. Para lograr el objetivo se optó por el Método de Estudio de Caso, se utilizaron informes de las actividades realizadas y fotografías. Este proyecto piloto se inició en el segundo semestre de 2024 en Santana do Livramento/RS, abarcando actividades relacionadas con plantas medicinales, frutas nativas, campos nativos y semillas criollas en dos escuelas municipales y una escuela estatal. El intercambio de conocimientos entre educadores, estudiantes, pobladores de la reforma agraria, quilombolas, etc. fue el punto culminante del proyecto. Los niños y adolescentes participaron activamente de las actividades, mostrando interés en conocer mejor la Pampa y los conocimientos tradicionales que ella alberga. Entendemos que este proyecto puede estructurarse y ampliarse mejor, involucrando escuelas rurales de varios municipios de la frontera Brasil-Uruguay. Muestra potencial para impulsar proyectos de vida y la transferencia de conocimientos tradicionales entre generaciones en el territorio.
Palabras clave: educación rural, educación transformadora, conocimientos tradicionales, proyectos de vida, Bioma de la Pampa.
Downloads
Referências
Alier, J. M. (1992). El ecologismo de los pobres. Revista Wani, 25(1), 42-50.
Caldart, R. S (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S. et al. (Orgs). Dicionário de educação do campo. RJ/SP. Expressão Popular, 257-254.
Freire, P. (2000). Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. SP: Atlas.
Gudynas, E. (2011). Buen vivir: Germinando alternativas al desarrollo. America Latina en Movimiento, 462(1), 1-20.
Leff, E., Argueta, A., Boege, E., &Gonçalves, C. W. P. (2002). Más allá del desarrollo sostenible: la construcción de una racionalidad ambiental para la sustentabilidad: una visión desde América Latina. (pp. 477-576). In Leff, E. et al (Org.). La transición hacia el desarrollo sustentable: perspectivas de América Latina y el Caribe. México: INE-SEMARNAT, UAM, PNUMA.
Projeto Mapbiomas (2024). Información principal sobre la cobertura y uso del suelo en Pampa Sudamericano. https://pampa.mapbiomas.org/pt/home-3/.
Raffestin, C. (1993). Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática.
Sachs, I. (2000). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. RJ: Garamond.
Shiva, V. (1995). Abrazar la vida: mujer, ecología y supervivencia. Madrid: Horas y Horas.
World Commission on Environment and Development. (1987). Report Our Common Future. United Nations.
Zhouri, A., & Laschefski, K. (2010). Desenvolvimento e conflitos ambientais: um novo campo de investigação (pp. 11-34). In Zhouri, A., & Laschefski, K. (Orgs.). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cassiane da Costa, Biane de Castro, Josieli de Oliveira Rodrigues, Natieli Adriani de Souza da Cunha, Rogério Antonio Enderle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





