Educa Pampa: uma proposta para cuidar da Pampa e dos saberes de suas gentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19822

Resumo

A educação do campo que acontece na Pampa precisa dialogar com a realidade do território, possibilitar aos(às) educandos(as) conhecer e refletir criticamente sobre o seu lugar de vida. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência do Projeto Educa Pampa na promoção do cuidado com a Pampa e os saberes tradicionais de suas gentes. Para alcançar o objetivo, escolhemos o Método do Estudo de Caso, utilizamos relatórios das atividades realizadas e fotografias. Esse projeto piloto iniciou no segundo semestre de 2024 em Santana do Livramento/RS, abrangendo atividades relacionadas a plantas medicinais, frutíferas nativas, campo nativo e sementes crioulas em duas escolas municipais e uma escola estadual. A troca de saberes entre educadores(as), educandos(as), assentados(as) da reforma agrária, quilombolas, etc foi o ponto alto do projeto. As crianças e adolescentes participaram ativamente das atividades, mostrando interesse em conhecer melhor a Pampa e os saberes tradicionais que ela guarda. Entendemos que esse projeto pode ser melhor estruturado e ampliado, envolvendo escolas do campo de vários municípios da Fronteira Brasil-Uruguai. Ele se mostra promissor para promover projetos de vida e o repasse de saberes tradicionais entre as gerações no território.

Palavras-chave: educação do campo, educação transformadora, saberes tradicionais, projetos de vida, bioma Pampa.

 

Educa Pampa: a proposal to care for the Pampa and the knowledge of its people           

ABSTRACT. Rural education in the Pampas needs to engage with the reality of the territory, enabling students to learn about and critically reflect on their place of life. In this sense, this article aims to present and discuss the experience of the Educa Pampa Project in promoting care for the Pampas and the traditional knowledge of its people. To achieve this objective, we chose the Case Study Method, using reports of the activities carried out and photographs. This pilot project began in the second half of 2024 in Santana do Livramento/RS, covering activities related to medicinal plants, native fruits, native fields, and Creole seeds in two municipal schools and one state school. The exchange of knowledge between educators, students, agrarian reform settlers, quilombolas, etc. was the highlight of the project. The children and adolescents actively participated in the activities, showing interest in learning more about the Pampas and the traditional knowledge it holds. We believe that this project can be better structured and expanded, involving rural schools from several municipalities on the Brazil-Uruguay border. It shows promise for promoting life projects and the transfer of traditional knowledge between generations in the region.

Keywords: rural education, transformative education, traditional knowledge, life projects, Pampa biome.         

 

Educa Pampa: una propuesta para cuidar la Pampa y los saberes de su gente         

RESUMEN. La educación rural que se desarrolla en la Pampa necesita comprometerse con la realidad del territorio, permitiendo a los estudiantes conocer y reflexionar críticamente sobre su lugar de vida. En este sentido, este artículo tiene como objetivo presentar y discutir la experiencia del Proyecto Educa Pampa en la promoción del cuidado de la Pampa y los conocimientos tradicionales de sus pueblos. Para lograr el objetivo se optó por el Método de Estudio de Caso, se utilizaron informes de las actividades realizadas y fotografías. Este proyecto piloto se inició en el segundo semestre de 2024 en Santana do Livramento/RS, abarcando actividades relacionadas con plantas medicinales, frutas nativas, campos nativos y semillas criollas en dos escuelas municipales y una escuela estatal. El intercambio de conocimientos entre educadores, estudiantes, pobladores de la reforma agraria, quilombolas, etc. fue el punto culminante del proyecto. Los niños y adolescentes participaron activamente de las actividades, mostrando interés en conocer mejor la Pampa y los conocimientos tradicionales que ella alberga. Entendemos que este proyecto puede estructurarse y ampliarse mejor, involucrando escuelas rurales de varios municipios de la frontera Brasil-Uruguay. Muestra potencial para impulsar proyectos de vida y la transferencia de conocimientos tradicionales entre generaciones en el territorio.         

Palabras clave: educación rural, educación transformadora, conocimientos tradicionales, proyectos de vida, Bioma de la Pampa.         

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane da Costa, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

http://lattes.cnpq.br/6058841488562456

Biane de Castro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

http://lattes.cnpq.br/6288013980177578

Josieli de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

http://lattes.cnpq.br/3752039609801227

Natieli Adriani de Souza da Cunha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

http://lattes.cnpq.br/9482351676680052

Rogério Antonio Enderle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

http://lattes.cnpq.br/3913988745104459

Referências

Alier, J. M. (1992). El ecologismo de los pobres. Revista Wani, 25(1), 42-50.

Caldart, R. S (2012). Educação do campo. In Caldart, R. S. et al. (Orgs). Dicionário de educação do campo. RJ/SP. Expressão Popular, 257-254.

Freire, P. (2000). Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. SP: Atlas.

Gudynas, E. (2011). Buen vivir: Germinando alternativas al desarrollo. America Latina en Movimiento, 462(1), 1-20.

Leff, E., Argueta, A., Boege, E., &Gonçalves, C. W. P. (2002). Más allá del desarrollo sostenible: la construcción de una racionalidad ambiental para la sustentabilidad: una visión desde América Latina. (pp. 477-576). In Leff, E. et al (Org.). La transición hacia el desarrollo sustentable: perspectivas de América Latina y el Caribe. México: INE-SEMARNAT, UAM, PNUMA.

Projeto Mapbiomas (2024). Información principal sobre la cobertura y uso del suelo en Pampa Sudamericano. https://pampa.mapbiomas.org/pt/home-3/.

Raffestin, C. (1993). Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática.

Sachs, I. (2000). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. RJ: Garamond.

Shiva, V. (1995). Abrazar la vida: mujer, ecología y supervivencia. Madrid: Horas y Horas.

World Commission on Environment and Development. (1987). Report Our Common Future. United Nations.

Zhouri, A., & Laschefski, K. (2010). Desenvolvimento e conflitos ambientais: um novo campo de investigação (pp. 11-34). In Zhouri, A., & Laschefski, K. (Orgs.). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

da Costa, C., de Castro, B., de Oliveira Rodrigues , J., de Souza da Cunha, N. A., & Enderle, R. A. (2025). Educa Pampa: uma proposta para cuidar da Pampa e dos saberes de suas gentes. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19822. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19822

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios