As aprendizagens dos alunos da Educação do Campo na perspectiva do capital cultural de Pierre Bourdieu

Autores

  • Alynne de Lima Lopes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN https://orcid.org/0009-0007-2938-0501
  • Gilcilene Lélia Souza do Nascimento Nascimento Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA
  • Simone Cabral Marinho dos Santos Cabral Universidade do Estado do Rio Grande do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0001-8338-8482

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19359

Palavras-chave:

Aprendizagem, Capital cultural, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as aprendizagens dos alunos da Educação do Campo na perspectiva da teoria do capital cultural de Pierre Bourdieu. Para o autor, um fator decisivo para o sucesso ou o fracasso escolar é o capital cultural que os indivíduos herdam das famílias e dos contextos nos quais vivem, sendo que essa herança cultural é diferente para cada classe social. Ao privilegiar a cultura da classe dominante, a escola transmite, de forma desigual, os conhecimentos, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades sociais. O tema se justifica pela necessidade de pensarmos a respeito da importância de uma educação do campo que considere seus sujeitos, suas singularidades e pluralidade de saberes. Este trabalho se insere na abordagem da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e abordagem exploratória, utilizando como principal referencial teórico Arroyo (1999), Bourdieu & Passeron (1992), Bourdieu (1989), Caldart (2003), Charlot (2014) e Xypas (2017). Como resultados, observamos que o capital cultural influencia nas atitudes dos sujeitos em relação à escola, contribuindo para seu êxito ou fracasso escolar, e que, quando as identidades e especificidades do campo não são consideradas, a escola poderá contribuir para o fracasso escolar de seus estudantes.

Palavras-chave: aprendizagem, capital cultural, educação do campo.

 

Learning of Rural Education Students from the Perspective of Pierre Bourdieu's Cultural Capital

ABSTRACT: This study aims to discuss the learning of rural education students from the perspective of Pierre Bourdieu's cultural capital theory. According to Bourdieu, a decisive factor for academic success or failure is the cultural capital that individuals inherit from their families and the contexts in which they live. This cultural inheritance varies according to social class. By privileging the culture of the dominant class, the school unequally transmits knowledge, thus contributing to the reproduction of social inequalities. This theme is justified by the need to reflect on the importance of rural education that considers its subjects, their singularities, and the plurality of knowledge. This study adopts a qualitative research approach, with a bibliographic and exploratory perspective, using as its main theoretical references Arroyo (1999), Bourdieu & Passeron (1992), Bourdieu (1989), Caldart (2003), Charlot (2014), and Xypas (2017). The results indicate that cultural capital influences individuals' attitudes toward school, contributing to their academic success or failure. Furthermore, when rural identities and specificities are not considered, the school may contribute to students' academic failure.

Keywords: learning, cultural capital, rural education.

 

Las aprendizajes de los estudiantes de educación rural desde la perspectiva del capital cultural de Pierre Bourdieu

RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo discutir el aprendizaje de los estudiantes de la Educación del Campo desde la perspectiva de la teoría del capital cultural de Pierre Bourdieu. Según el autor, un factor decisivo para el éxito o el fracaso escolar es el capital cultural que los individuos heredan de sus familias y de los contextos en los que viven. Esta herencia cultural varía según la clase social. Al privilegiar la cultura de la clase dominante, la escuela transmite el conocimiento de manera desigual, contribuyendo así a la reproducción de las desigualdades sociales. La relevancia de este tema radica en la necesidad de reflexionar sobre la importancia de una educación del campo que considere a sus sujetos, sus singularidades y la pluralidad de saberes. Este estudio se enmarca en un enfoque de investigación cualitativa, de carácter bibliográfico y con una perspectiva exploratoria, utilizando como principales referentes teóricos a Arroyo (1999), Bourdieu y Passeron (1992), Bourdieu (1989), Caldart (2003), Charlot (2014) y Xypas (2017). Los resultados indican que el capital cultural influye en las actitudes de los individuos hacia la escuela, contribuyendo a su éxito o fracaso académico. Además, cuando no se consideran las identidades y especificidades del campo, la escuela puede contribuir al fracaso escolar de sus estudiantes.

Palabras clave: aprendizaje, capital cultural, educación del campo.

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Biografia do Autor

Alynne de Lima Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Possui Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019), e em Educação Especial Pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2022). Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do rio Grande do Norte - UERN (atual. Graduanda em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN ( atual). Possui experiência como docente de cursos profissionalizantes para Jovens e adultos pelo PRONATEC. Atua como professora na Educação Básica, nas series inicias do Ensino Fundamental, na área de alfabetização. 

Gilcilene Lélia Souza do Nascimento Nascimento, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA

Pedagoga, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Simone Cabral Marinho dos Santos Cabral, Universidade do Estado do Rio Grande do Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Simone Cabral Marinho dos Santos. Doutora em Ciências Sociais (UFRN) e mestre em Sociologia Rural (UFPB), graduada em Ciências Sociais (UERN), docente do departamento de Educação (UERN/Campus Pau dos Ferros) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE). Atuação nas seguintes áreas de pesquisa: Ensino, território, educação do campo e sucesso escolar. Desenvolve projetos de extensão no campo da formação, cidadania, juventude, popularização da ciência e educação em direitos humanos.

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Lopes, A. de L., Nascimento, G. L. S. do N., & Cabral, S. C. M. dos S. (2025). As aprendizagens dos alunos da Educação do Campo na perspectiva do capital cultural de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19359. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19359

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos