O Ensino por Investigação como promotor do Letramento Científico em Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19465

Resumo

O Ensino de Ciências passa pelo letramento científico, sendo fundamental que os estudantes não apenas memorizem conhecimentos como aprendam a produzi-lo. O objetivo deste relato é demonstrar a aprendizagem nas disciplinas de Estatística Aplicada e Ecologia do curso Técnico em Controle Ambiental do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito Cívico-Militar. Utilizamos a metodologia ativa conhecida como Ensino por Investigação que permite aos estudantes realizarem a produção científica, contribuindo para sua formação técnica, letramento científico e protagonismo juvenil. O colégio possui uma horta, então elaboramos uma série de práticas onde os estudantes realizam o delineamento amostral, amostragem e identificação das espécies de plantas daninhas naquela área Esta coleta de dados serviu como base para os primeiros passos na elaboração de um estudo da fitossociologia dessa comunidade, que será desenvolvido ao longo do ano de 2024. As práticas permitiram aos estudantes demonstrarem e desenvolverem diferentes habilidades em ambas as disciplinas, contribuindo para seus projetos de vida e crescimento acadêmico. Em síntese, a Ensino por Investigação nos aproxima do letramento científico ao colocar os estudantes como protagonistas da construção do conhecimento científico.

Palavras-chave: ecologia, ensino de biologia, ensino por investigação, letramento, protagonismo.

 

Teaching through Research as a promoter of Scientific Literacy in an Integrated Technical Course in Environmental Control

ABSTRACT. Science education involves scientific literacy; it is essential that students not only memorize knowledge but also learn to produce it. The objective of this report is to demonstrate learning in the subjects of Applied Statistics and Ecology of the Environmental Control Technician course at Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito Cívico-Militar. We use the active methodology known as Inquiry-Based Learning, which allows students to engage in scientific production, contributing to their technical training, scientific literacy, and youth protagonism. The school has a vegetable garden, so we have developed a series of practices where students carry out sample design, sampling, and identification of weed species in that area. This data collection served as the basis for the initial steps in preparing a phytosociological study of this community, which will be developed throughout 2024. The practices allowed students to demonstrate and develop various skills in both subjects, contributing to their life projects and academic growth. In summary, Inquiry-Based Learning brings us closer to scientific literacy by placing students as protagonists in the construction of scientific knowledge.

Keywords: ecology, biology teaching, research-based Teaching, literacy, protagonism.

 

La Enseñanza a través de la Investigación como promotora de la Alfabetización Científica en un Curso Técnico Integrado en Control Ambiental

RESUMEN. La enseñanza de las ciencias implica alfabetización científica; es fundamental que los estudiantes no sólo memoricen conocimientos, sino que también aprendan a producirlos. El objetivo de este informe es demostrar el aprendizaje en las materias de Estadística Aplicada y Ecología del curso Técnico en Control Ambiental del Colégio Estadual Profesor José Carneiro de Brito Cívico-Militar. Utilizamos la metodología activa conocida como Enseñanza por Investigación, que permite a los estudiantes realizar producción científica, contribuyendo a su formación técnica, alfabetización científica y protagonismo juvenil. El colegio cuenta con un huerto, por lo que creamos una serie de prácticas donde los estudiantes realizan diseño de muestreo, muestreo e identificación de especies de arvenses en esa zona. Esta recolección de datos sirvió de base para los primeros pasos en la elaboración de un estudio fitosociológico de esta comunidad, que se desarrollará a lo largo de 2024. Las prácticas permitieron a los estudiantes demostrar y desarrollar diferentes habilidades en ambas disciplinas, contribuyendo a sus proyectos de vida y crecimiento académico. En resumen, la Enseñanza por Investigación nos acerca a la alfabetización científica al colocar a los estudiantes como protagonistas en la construcción del conocimiento científico.

Palabras clave: ecología, enseñanza de la biología, enseñanza basada en la investigación, alfabetización, protagonismo.

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Biografia do Autor

Moizés Barros Cordeiro, Colégio Estadual José Carneiro de Brito Cívico-militar-TO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2020) e curso-técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins(2009). Atualmente é da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Rejane Gomes-Pimentel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional/ UFRJ. Atuou como Professora de Ciências Físicas e Biológicas nos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio nas Escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular do Rio de Janeiro-RJ. Foi professora Voluntária de Biologia em Cursos Preparatórios para o Vestibular e Ensino Médio em Comunidades do RJ. Atualmente trabalha como Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ. Leciona na área de Botânica nas seguintes disciplinas: Organografia Vegetal, Morfologia de Fanerógamos, Anatomia Vegetal e Biologia Reprodutiva de Angiospermas para diferentes cursos de Graduação (Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Zootecnia). Trabalha na área de Botânica, com linha de Pesquisa em Botânica Estrutural (Biologia Reprodutiva de Angiospermas) e em Florística e Fitossociologia.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Cordeiro, M. B., & Gomes-Pimentel, R. (2024). O Ensino por Investigação como promotor do Letramento Científico em Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19465 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19465

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares