Discussões acerca da memória da Ditadura Civil-Militar: patrimônio cultural, lembrança e educação

Autores

  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-6011-9527
  • Anezia Martins Arruda Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0005-9136-9851
  • Fabiana Oliveira de Sousa Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Palavras-chave:

Ditadura civil-militar, Patrimônio Cultura, Memória, Educação cidadã

Resumo

Ao trabalharmos com a memória, suscitam-se várias discussões que se relacionam tanto com o espaço quanto com o tempo e, sobretudo, com os personagens no jogo das lembranças e esquecimentos. Esta comunicação possui como objetivo principal examinar a memória política da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) na cidade de Porto Franco/MA, palco de eventos e personagens de destaque em face da Operação Mesopotâmia (1971) e da Guerrilha do Araguaia (1972-1975) em seu diálogo com uma educação cidadã. Para efeitos metodológicos, tratar-se-á de um trabalho qualitativo, a partir de uma revisão bibliográfica e histórica sobre o tema; igualmente, realizaremos análise de conteúdo dos documentos do período. Como resultado da pesquisa, consideramos que embora haja as sequelas da violência e do medo em virtudes dos traumas advindos do período da ditadura civil-militar, não obstante, a cidade de Porto Franco conseguiu manejar a sua memória de modo a buscar saldar algumas dívidas com o passado, especialmente com personagens que contribuíram na luta contra o período ditatorial e em benefício da própria da cidade.

Palavras-chave: ditadura civil-militar, patrimônio cultural, memória, educação cidadã.

 

Discussions about the memory of the Civil-Military Dictatorship: cultural heritage, remembrance and education

ABSTRACT. When we work with memory, it raises several discussions that relate to both space and time and, above all, with the characters in the game of memories and forgetting. This communication's main objective is to examine the political memory of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) in the city of Porto Franco/MA, stage of events and prominent characters in the face of Operation Mesopotamia (1971) and Guerrilha do Araguaia (1972 -1975) in his dialogue with civic education. For methodological purposes, this will be a qualitative work, based on a bibliographic and historical review on the topic; Likewise, we will carry out content analysis of documents from the period. As a result of the research, we consider that although there are the consequences of violence and fear due to the traumas arising from the period of the civil-military dictatorship, nevertheless, the city of Porto Franco managed to manage its memory in order to seek to pay off some debts with the past, especially with characters who contributed to the fight against the dictatorial period and for the benefit of the city itself.

Keywords: civil-military dictatorship, cultural heritage, memory, citizenship education.

 

Debates sobre la memoria de la Dictadura Cívico-Militar: patrimonio cultural, memoria y educación

RESUMEN. Cuando trabajamos con la memoria planteamos varias discusiones que se relacionan tanto con el espacio como con el tiempo y, sobre todo, con los personajes del juego de los recuerdos y el olvido. El principal objetivo de esta comunicación es examinar la memoria política de la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985) en la ciudad de Porto Franco/MA, escenario de acontecimientos y personajes destacados frente a la Operación Mesopotamia (1971) y la guerrilla de Araguaia. (1972-1975) en su diálogo con la educación cívica. Para efectos metodológicos, este será un trabajo cualitativo, basado en una revisión bibliográfica e histórica sobre el tema; Asimismo, realizaremos análisis de contenido de documentos de la época. Como resultado de la investigación, consideramos que si bien existen consecuencias de violencia y miedo por los traumas derivados del período de la dictadura cívico-militar, la ciudad de Porto Franco aún supo gestionar su memoria para buscar saldar algunas deudas con el pasado, principalmente con personajes que contribuyeron a la lucha contra el período dictatorial y en beneficio de la propia ciudad.

Palabras clave: dictadura cívico-militar, patrimonio cultural, memoria, educación cívica.

 

 

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Biografia do Autor

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Prof. Adjunto IV em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL) no período 2013/2014. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFNT, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Semiótica, no período de 2019/2020. Realizou estágio de pós-doutorado em Literatura de Testemunho no POSLET/UNIFESSPA, no período 2023/2024. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar brasileira; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura de Testemunho.

Anezia Martins Arruda Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), integra o grupo de pesquisa "Violência e Estado" e o Grupo de Estudos em Literatura, Política e Ensino (GELIPE). Foi bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2022 a 2023.

Fabiana Oliveira de Sousa Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciando em Ciência Sociais. Possui ensino-médio-segundo-grau pela  ECOLA ESTADUAL ANTONIO JESUS DE OLIVEIRA(2014). 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Figueiredo, C. A. S., Martins Arruda Lopes, A., & Oliveira de Sousa Silva, F. (2024). Discussões acerca da memória da Ditadura Civil-Militar: patrimônio cultural, lembrança e educação. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19454 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares