Discussões acerca da memória da Ditadura Civil-Militar: patrimônio cultural, lembrança e educação
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454Palavras-chave:
Ditadura civil-militar, Patrimônio Cultura, Memória, Educação cidadãResumo
Ao trabalharmos com a memória, suscitam-se várias discussões que se relacionam tanto com o espaço quanto com o tempo e, sobretudo, com os personagens no jogo das lembranças e esquecimentos. Esta comunicação possui como objetivo principal examinar a memória política da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) na cidade de Porto Franco/MA, palco de eventos e personagens de destaque em face da Operação Mesopotâmia (1971) e da Guerrilha do Araguaia (1972-1975) em seu diálogo com uma educação cidadã. Para efeitos metodológicos, tratar-se-á de um trabalho qualitativo, a partir de uma revisão bibliográfica e histórica sobre o tema; igualmente, realizaremos análise de conteúdo dos documentos do período. Como resultado da pesquisa, consideramos que embora haja as sequelas da violência e do medo em virtudes dos traumas advindos do período da ditadura civil-militar, não obstante, a cidade de Porto Franco conseguiu manejar a sua memória de modo a buscar saldar algumas dívidas com o passado, especialmente com personagens que contribuíram na luta contra o período ditatorial e em benefício da própria da cidade.
Palavras-chave: ditadura civil-militar, patrimônio cultural, memória, educação cidadã.
Discussions about the memory of the Civil-Military Dictatorship: cultural heritage, remembrance and education
ABSTRACT. When we work with memory, it raises several discussions that relate to both space and time and, above all, with the characters in the game of memories and forgetting. This communication's main objective is to examine the political memory of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) in the city of Porto Franco/MA, stage of events and prominent characters in the face of Operation Mesopotamia (1971) and Guerrilha do Araguaia (1972 -1975) in his dialogue with civic education. For methodological purposes, this will be a qualitative work, based on a bibliographic and historical review on the topic; Likewise, we will carry out content analysis of documents from the period. As a result of the research, we consider that although there are the consequences of violence and fear due to the traumas arising from the period of the civil-military dictatorship, nevertheless, the city of Porto Franco managed to manage its memory in order to seek to pay off some debts with the past, especially with characters who contributed to the fight against the dictatorial period and for the benefit of the city itself.
Keywords: civil-military dictatorship, cultural heritage, memory, citizenship education.
Debates sobre la memoria de la Dictadura Cívico-Militar: patrimonio cultural, memoria y educación
RESUMEN. Cuando trabajamos con la memoria planteamos varias discusiones que se relacionan tanto con el espacio como con el tiempo y, sobre todo, con los personajes del juego de los recuerdos y el olvido. El principal objetivo de esta comunicación es examinar la memoria política de la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985) en la ciudad de Porto Franco/MA, escenario de acontecimientos y personajes destacados frente a la Operación Mesopotamia (1971) y la guerrilla de Araguaia. (1972-1975) en su diálogo con la educación cívica. Para efectos metodológicos, este será un trabajo cualitativo, basado en una revisión bibliográfica e histórica sobre el tema; Asimismo, realizaremos análisis de contenido de documentos de la época. Como resultado de la investigación, consideramos que si bien existen consecuencias de violencia y miedo por los traumas derivados del período de la dictadura cívico-militar, la ciudad de Porto Franco aún supo gestionar su memoria para buscar saldar algunas deudas con el pasado, principalmente con personajes que contribuyeron a la lucha contra el período dictatorial y en beneficio de la propia ciudad.
Palabras clave: dictadura cívico-militar, patrimonio cultural, memoria, educación cívica.
Downloads
Referências
Biografia (2021). Epaminondas Gomes de Oliveira. Wikipédia. Recuperado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Epaminondas_Gomes_de_Oliveira. Acesso: 14 de Nov. De 2022.
Biografia, Epaminondas Gomes de Oliveira. Memórias da Ditadura. [s.d]. Recuperado de: <https://memoriasdaditadura.org.br/memorial/epaminondas-gomes-de-oliveira/>. Acesso em: 14 de Nov. de 2022.
Brasil. (2020). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação.
IBGE, Cidades. Histórico. Porto Franco MA. Recuperado de: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/porto-franco/historico> acesso em: 16 de Janeiro de 2023.
Dimenstein, D. (2016). A Educação Patrimonial, Memória e Cidadania: A Experiência dos Professores de História da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes – PE (Monografia). Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Figueiredo, C. A. S., & Meirelles, M. (2018). O PCdoB e a Guerrilha do Araguaia: a memória dos desaparecidos políticos. Revista Café com Sociologia, 7(1), 131–148. Recuperado de: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/904. Acesso em: 13 jul. 2024.
Jerry, M. (2011). Guerrilha do Araguaia: Porto Franco Ma homenageia João Carlos Haas Sobrinho. Fundação Maurício Grabois, Recuperado de: https://grabois.org.br/2011/05/26/guerrilha-do-araguaia-porto-franco-ma-homenageia-joo-carlos-haas-sobrinho/. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
Oliveira, J. P. G., & Chaloba, R. F. S. (2023). Com o mar por meio: Patrimonialização Escolar em instituições educativas Luso-Brasileiras. Revista História da Educação, 27(1) Recuperado de: https://doi.org/10.1590/2236-3459/128695.
Pelegrini, S., & Funari, P. (2011). O que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo: Brasiliense.
Pereira, W. G. (2007). Meu Pé de Tarumã Florido: um retrato de Porto Franco. Imperatriz: Editora Ética.
Sousa, D. M. C. C. (2006). Trajetória e desaparecimento de quatro guerrilheiros gaúchos no Araguaia (Dissertação de Metrado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.
Tomaz, P. C. (2010). A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Revista Fênix (UFU. Online), 7(1).
Silva, C. M. (2008). Em débito com o passado: história, memória e experiência de ensino utilizando bens culturais. In Milder, S., E. S., & Oliveira, J. R. (Orgs.) Patrimônio Cultural: experiências plurais. Santa Maria: Pallotti.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Anezia Martins Arruda Lopes, Fabiana Oliveira de Sousa Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).