Discussions about the memory of the Civil-Military Dictatorship: cultural heritage, remembrance and education

Auteurs-es

  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-6011-9527
  • Anezia Martins Arruda Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0005-9136-9851
  • Fabiana Oliveira de Sousa Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Mots-clés :

Ditadura civil-militar, Patrimônio Cultura, Memória, Educação cidadã

Résumé

ABSTRACT. When we work with memory, it raises several discussions that relate to both space and time and, above all, with the characters in the game of memories and forgetting. This communication's main objective is to examine the political memory of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) in the city of Porto Franco/MA, stage of events and prominent characters in the face of Operation Mesopotamia (1971) and Guerrilha do Araguaia (1972 -1975) in his dialogue with civic education. For methodological purposes, this will be a qualitative work, based on a bibliographic and historical review on the topic; Likewise, we will carry out content analysis of documents from the period. As a result of the research, we consider that although there are the consequences of violence and fear due to the traumas arising from the period of the civil-military dictatorship, nevertheless, the city of Porto Franco managed to manage its memory in order to seek to pay off some debts with the past, especially with characters who contributed to the fight against the dictatorial period and for the benefit of the city itself.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Prof. Adjunto IV em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL) no período 2013/2014. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFNT, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Semiótica, no período de 2019/2020. Realizou estágio de pós-doutorado em Literatura de Testemunho no POSLET/UNIFESSPA, no período 2023/2024. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar brasileira; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura de Testemunho.

Anezia Martins Arruda Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), integra o grupo de pesquisa "Violência e Estado" e o Grupo de Estudos em Literatura, Política e Ensino (GELIPE). Foi bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2022 a 2023.

Fabiana Oliveira de Sousa Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciando em Ciência Sociais. Possui ensino-médio-segundo-grau pela  ECOLA ESTADUAL ANTONIO JESUS DE OLIVEIRA(2014). 

Références

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Publié-e

2024-12-19

Comment citer

Figueiredo, C. A. S., Martins Arruda Lopes, A., & Oliveira de Sousa Silva, F. (2024). Discussions about the memory of the Civil-Military Dictatorship: cultural heritage, remembrance and education. Brazilian Journal of Rural Education, 10, 19454 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Numéro

Rubrique

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares