Debates sobre la memoria de la Dictadura Cívico-Militar: patrimonio cultural, memoria y educación

Autores/as

  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-6011-9527
  • Anezia Martins Arruda Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0005-9136-9851
  • Fabiana Oliveira de Sousa Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Palabras clave:

Ditadura civil-militar, Patrimônio Cultura, Memória, Educação cidadã

Resumen

RESUMEN. Cuando trabajamos con la memoria planteamos varias discusiones que se relacionan tanto con el espacio como con el tiempo y, sobre todo, con los personajes del juego de los recuerdos y el olvido. El principal objetivo de esta comunicación es examinar la memoria política de la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985) en la ciudad de Porto Franco/MA, escenario de acontecimientos y personajes destacados frente a la Operación Mesopotamia (1971) y la guerrilla de Araguaia. (1972-1975) en su diálogo con la educación cívica. Para efectos metodológicos, este será un trabajo cualitativo, basado en una revisión bibliográfica e histórica sobre el tema; Asimismo, realizaremos análisis de contenido de documentos de la época. Como resultado de la investigación, consideramos que si bien existen consecuencias de violencia y miedo por los traumas derivados del período de la dictadura cívico-militar, la ciudad de Porto Franco aún supo gestionar su memoria para buscar saldar algunas deudas con el pasado, principalmente con personajes que contribuyeron a la lucha contra el período dictatorial y en beneficio de la propia ciudad.

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Biografía del autor/a

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Prof. Adjunto IV em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) e Coordenador do Grupo de Pesquisa GELIPE - Grupo de Estudo em Literatura, Política e Ensino, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Docente permanente do PPG Letras/UFNT e do PPG em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais/UFNT. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL) no período 2013/2014. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFNT, desenvolvendo pesquisa sobre Literatura e Semiótica, no período de 2019/2020. Realizou estágio de pós-doutorado em Literatura de Testemunho no POSLET/UNIFESSPA, no período 2023/2024. Bolsista produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT). Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partido marxista-leninista, Ditadura Civil-militar brasileira; Literatura e Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura de Testemunho.

Anezia Martins Arruda Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), integra o grupo de pesquisa "Violência e Estado" e o Grupo de Estudos em Literatura, Política e Ensino (GELIPE). Foi bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de 2022 a 2023.

Fabiana Oliveira de Sousa Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciando em Ciência Sociais. Possui ensino-médio-segundo-grau pela  ECOLA ESTADUAL ANTONIO JESUS DE OLIVEIRA(2014). 

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Figueiredo, C. A. S., Martins Arruda Lopes, A., & Oliveira de Sousa Silva, F. (2024). Debates sobre la memoria de la Dictadura Cívico-Militar: patrimonio cultural, memoria y educación. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, 19454 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454

Número

Sección

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares