A Formação de Educadores(as) do Campo no Maranhão: Uma Análise de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19488Palavras-chave:
Formação de Educadores do Campo, Maranhão, Educação do Campo, PRONERAResumo
Este artigo tem como objetivo analisar teses e dissertações sobre a formação de educadores(as) do campo no Maranhão, destacando temas recorrentes, programas de formação e suas respectivas contribuições para o campo educacional. A pesquisa revela um crescente interesse pela formação de educadores(as) do campo, abrangendo uma variedade de estudos que discutem, desde a análise de programas como o PRONERA, até a investigação de concepções e práticas docentes em diferentes contextos. Os resultados indicam a relevância da formação contextualizada, que esteja comprometida com as especificidades das realidades rurais, além da valorização dos saberes locais e das pedagogias próprias do campo. A diversidade de instituições e de perspectivas envolvidas nas pesquisas demonstra a riqueza e a pluralidade da Educação do Campo no Maranhão, ao mesmo tempo em que os desafios identificados ressaltam a necessidade de políticas públicas eficazes e ações colaborativas para promover uma educação de qualidade, emancipadora e transformadora.
Palavras-chave: formação de educadores do Campo, maranhão, educação do campo, PRONERA.
The Formation of Rural Educators in Maranhão: An Analysis of Theses and Dissertations
ABSTRACT. This article analyzes theses and dissertations on the training of rural educators in Maranhão, aiming to identify recurring themes, training programs, and contributions to the field. The research reveals a growing interest in the training of rural educators, with a variety of studies ranging from the analysis of specific programs, such as PRONERA, to the investigation of teachers’ conceptions and practices in different contexts. The results point to the importance of contextualized training committed to rural realities, as well as the valorization of local knowledge and specific pedagogies. The plurality of institutions and perspectives involved in the research demonstrates the richness and diversity of rural education in the state of Maranhão, while the identified challenges highlight the need for effective public policies and joint actions to promote quality, emancipatory, and transformative education.
Keywords: rural educator training, maranhão, rural education, PRONERA.
La Formación de Educadores(as) del Campo en Maranhão: Un Análisis de Tesis y Disertaciones
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo analizar tesis y disertaciones sobre la formación de educadores(as) del campo en Maranhão, destacando temas recurrentes, programas de formación y sus respectivas contribuciones al campo educativo. La investigación revela un creciente interés por la formación de educadores(as) del campo, abarcando una variedad de estudios que discuten, desde el análisis de programas como el PRONERA, hasta la investigación de concepciones y prácticas docentes en diferentes contextos. Los resultados indican la relevancia de una formación contextualizada, que esté comprometida con las especificidades de las realidades rurales, además de la valorización de los saberes locales y de las pedagogías propias del campo. La diversidad de instituciones y de perspectivas involucradas en las investigaciones demuestra la riqueza y la pluralidad de la Educación del Campo en Maranhão, al mismo tiempo que los desafíos identificados resaltan la necesidad de políticas públicas eficaces y acciones colaborativas para promover una educación de calidad, emancipadora y transformadora.
Palabras clave: formación de educadores del campo, Maranhão, educación del campo, PRONERA.
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