The Formation of Rural Educators in Maranhão: An Analysis of Theses and Dissertations

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19488

Mots-clés :

Formação de Educadores do Campo, Maranhão, Educação do Campo, PRONERA

Résumé

ABSTRACT. This article analyzes theses and dissertations on the training of rural educators in Maranhão, aiming to identify recurring themes, training programs, and contributions to the field. The research reveals a growing interest in the training of rural educators, with a variety of studies ranging from the analysis of specific programs, such as PRONERA, to the investigation of teachers’ conceptions and practices in different contexts. The results point to the importance of contextualized training committed to rural realities, as well as the valorization of local knowledge and specific pedagogies. The plurality of institutions and perspectives involved in the research demonstrates the richness and diversity of rural education in the state of Maranhão, while the identified challenges highlight the need for effective public policies and joint actions to promote quality, emancipatory, and transformative education.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

José Elenito Teixeira Morais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduando em Tecnologia em Produção Multimídia na Universidade Estadual do Maranhão.

Wanderson Douglas Calixto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduando em Ciências Contábeis no Centro Universitário Newton Paiva. Graduando em Tecnologia em Produção Multimídia na Universidade Estadual do Maranhão.

Références

Aranha, C. P. (2023). E-Maranhão-nados na rede: Vivências cyberformativas em educação do campo [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Pará, Belém.

Arroyo, M. G. (2012). Formação de educadores do campo. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. A. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 361–367). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bezerra, G. A. (2021). A identidade docente da educação infantil no meio rural de Imperatriz – MA [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Brito, M. M. B., & Molina, M. C. (2019). Reflexões sobre os egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Elementos para “transformar(ação) pedagógica” na educação superior. Revista Brasileira de Educação do Campo, 4, e6291.

Caldart, R. S. (2000). Pedagogia do Movimento Sem Terra: Escola é mais do que escola. Vozes.

Caldart, R. S. (2004). Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Revista Trabalho Necessário, 2(2), 1–16.

Caldart, R. S. (2012). Educação do campo. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. A. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 259–267). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular.

Camacho, R. S. (2024). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: Política de formação emancipatória de educadores(as)-camponeses(as) por meio da pedagogia da alternância. Revista Nera, 27(2), e9829.

Cardoso, J. L. S., & Darwich, R. A. (2024). Educação do campo e formação docente no Brasil: Revisão integrativa das políticas educacionais. Colóquios-Geplage-PPGED-CNPq, 5, 441–451.

Castellanos, S. L. V. (2007). Práticas de leitura no Maranhão na Primeira República: Entre apropriações e representações [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão.

Castro, A. S. (2022). Educação do campo: Entre o fazer pedagógico e o saber popular [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Coelho, L. M. S. (2015). Formação de educadores do campo proposta pelo curso de Pedagogia da Terra PRONERA/UFMA [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004). O campo da educação do campo. In M. C. Molina & S. M. S. A. de Jesus (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo (pp. 53–90). Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). Atlas.

Lima, J. B. (2020). A pedagógica do MST na jornada de alfabetização do Maranhão: Os elementos e as contribuições para uma educação emancipatória no município de Governador Newton Bello [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.

Lopes, S. R. (2022). Desafios e possibilidades da política de formação de educadores do campo: A experiência da Licenciatura em Educação do Campo na UFMA [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luis.

Lucena, M. L. M., & Molina, M. C. (2023). A construção da educação do campo como política pública para a rede de ensino no Distrito Federal: Dos pressupostos teóricos e metodológicos aos marcos normativos. Revista Brasileira de Educação do Campo, 8, e16364.

Maranhão. (1937). A ruralização das escolas municipais da capital do Maranhão: Seu alcance prático e eficiente para o desenvolvimento da economia maranhense. Imprensa Oficial.

Martins, M. C. (2020). A prática pedagógica das educadoras da educação infantil em Imperatriz – MA [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Martins, N. C. S. (2019). Formação continuada de educadores do campo em São Luís – MA: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Mascena, J. C. M. (2017). A juventude e trabalho no campo: Desafios e perspectivas de jovens assentados em áreas de reforma agrária no município de Açailândia – Maranhão [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo.

Melo, N. L. M., & Molina, M. C. (2022). A pedagogia da alternância e o desenvolvimento territorial na comunidade quilombola Mumbuca atendida pela LEdoC de Tocantinópolis – TO. Revista Brasileira de Educação do Campo, 7, e14400.

Mendes Junior, J. F. (2022). Educação popular e direitos humanos: Contribuições para a formação de educandos do ensino médio no Assentamento Califórnia, Açailândia – MA [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Menezes, M. C. (2013). Políticas educacionais do campo: PRONERA e PROCAMPO no Maranhão [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Molina, M. C. (2006). Educação do campo e pesquisa: Questões para reflexão. Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Molina, M. C., et al. (2009). Educação do campo e formação profissional: A experiência do Programa Residência Agrária. MDA/NEAD.

Molina, M. C. (2021). Resultados de pesquisas sobre os(as) egressos(as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e13419.

Molina, M. C., & Pereira, M. F. R. (2020). Potencialidades da inter-relação entre a formação docente na graduação e na pós-graduação: Contribuições a partir de experiências do estágio docência na Licenciatura em Educação do Campo na UnB. Revista Brasileira de Educação do Campo, 5, e10323.

Molina, M. C., Martins, M. F. A., & Antunes-Rocha, M. I. (2021). Formação em alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: Articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e11856.

Molina, M. C., Pereira, M. F. R., & Brito, M. M. B. (2021). A práxis de egressos(as) da LEdoC-UnB na gestão das escolas do campo: Caminhos para resistência à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e12965.

Moraes, A. I. D. (2021). Ruralização do ensino: As ideias em movimento e o movimento das ideias (1930–1950). Oficina Universitária; Cultura Acadêmica.

Nunes, A. S. A. (2010). PRONERA e cultura corporal: Uma análise da trajetória da educação física nos projetos de formação de educadores e educadoras do campo, no estado do Maranhão [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Paludo, C. (2012). Educação popular. In R. S. Caldart, I. B. Pereira, P. A. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.), Dicionário da educação do campo (pp. 282–287). Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular.

Pinheiro, I. S. S. (2017). O PRONERA e a educação do campo em Barra do Corda – MA: Formação, mulher do campo e cidadania [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís.

Rocha, H. O. (2007). A formação dos educadores e educadoras do MST formados pelo PRONERA/UFMA/MST no Maranhão [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Rodrigues, A. C. L. (2020). Pedagogia da alternância e saberes docentes [Dissertação de mestrado profissional]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, São Luís.

Rodrigues, K. S. S. (2020). Você sabe de onde eu venho? Um estudo da transição escolar de alunos do campo para a cidade [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Rodrigues, R. O. (2022). A formação do educador do campo: Concepções, desafios e perspectivas à luz do curso de Licenciatura em Educação do Campo [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Silva, F. do N. (2022). Atravessamentos de teoria e prática na práxis educativa do Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro, em Lago do Junco, Maranhão [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

Silva, I. R. (2021). O quintal é minha escola: A materialidade da pedagogia da alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP [Dissertação de mestrado profissional]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Teixeira, M. F. (2021). Educação e disputa por hegemonia no campo: O PRONERA no Maranhão [Tese de doutorado]. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Teixeira, M. F. (2011). Formação de educadoras e educadores do campo: Concepções, contradições e perspectivas à luz da experiência do PRONERA e do Curso de Pedagogia da Terra – UFMA [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

Teixeira, M. F. (2023). Movimento histórico de construção da Educação do Campo no Maranhão. In XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luís, 19 a 22 de setembro.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação. Atlas.

Veiga, I. P. A. (2009). A aventura de formar professores. Papirus.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-24

Comment citer

Elenito Teixeira Morais, J., & Calixto, W. D. (2025). The Formation of Rural Educators in Maranhão: An Analysis of Theses and Dissertations. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19488. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19488

Numéro

Rubrique

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil