Educação como um direto inegociável: sujeitos do campo, trajetórias e futuros (im)prováveis
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.17462Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre o direito à educação no Brasil, levando em consideração os resultados da pesquisa intitulada “Sujeitos do campo e o direito à educação: trajetórias, desafios e frutos (im)prováveis”. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos de pesquisa: 1) apresentar aspectos históricos relacionados ao direito à educação aos sujeitos do campo no Brasil; 2) mapear trajetórias de vida-formação de sujeitos do campo considerando desafios e (im)possibilidades; 3) analisar trajetórias de vida-formação de sujeitos do campo, evidenciando futuros (im)prováveis. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação qualitativa, cujo principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista. A partir das narrativas dos colaboradores, ficou evidente que mesmo com a oferta precária da educação aos sujeitos do campo, os colaboradores conseguiram acessar estágios formativos distintos do histórico de suas famílias. Ao sinalizarem desafios, também evidenciaram a crença nas possibilidades de transformação que a educação promoveu em suas trajetórias, revertendo prognósticos e inaugurando outros futuros possíveis. Por essa via, neste trabalho, tensiona-se a necessidade de garantir o acesso, as condições materiais, bem como a qualidade na oferta da educação para os povos do campo, direito historicamente negado, motivo pelo qual se encampam diversas lutas. E, razão pela qual realizamos este estudo.
Palavras-chave: direito à educação, sujeitos do campo, trajetórias.
Education as a non-negotiable right: subjects in the countryside, trajectories and (im)probable futures
ABSTRACT: The article presents reflections on the right to education in Brazil, taking into account the results of the research entitled “Rural subjects and the right to education: trajectories, challenges and (im)probable fruits”. To this end, the following research objectives were outlined: 1) present historical aspects related to the right to education for rural subjects in Brazil; 2) map life-education trajectories of rural subjects considering challenges and (im)possibilities; 3) analyze life-training trajectories of rural subjects, highlighting (im)probable futures. From a methodological point of view, this is a qualitative investigation, whose main data collection instrument was the interview. From the collaborators' narratives, it was evident that even with the precarious provision of education to rural subjects, the collaborators were able to access training stages distinct from their families' histories. By highlighting challenges, they also demonstrated their belief in the possibilities of transformation that education promoted in their trajectories, reversing prognoses and inaugurating other possible futures. In this way, this work stresses the need to guarantee access, material conditions, as well as quality in the provision of education for rural people, a right that has been historically denied, which is why several struggles are taking place. And that's why we carried out this study.
Keywords: right to education, rural subjects, trajectories.
La educación como derecho innegociable: sujetos rurales, trayectorias y futuros (im)probables
RESUMEN: El artículo presenta reflexiones sobre el derecho a la educación en Brasil, teniendo en cuenta los resultados de la investigación titulada “Sujetos rurales y derecho a la educación: trayectorias, desafíos y frutos (im)probables”. Para ello, se delinearon los siguientes objetivos de investigación: 1) presentar aspectos históricos relacionados al derecho a la educación de los sujetos rurales en Brasil; 2) mapear trayectorias de educación para la vida de sujetos rurales considerando desafíos e (im)posibilidades; 3) analizar trayectorias de formación para la vida de sujetos rurales, destacando futuros (im)probables. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualitativa, cuyo principal instrumento de recolección de datos fue la entrevista. A partir de las narrativas de los colaboradores, fue evidente que incluso con la precaria provisión de educación a los sujetos rurales, los colaboradores pudieron acceder a etapas de formación distintas a las historias de sus familias. Al resaltar los desafíos, también demostraron su creencia en las posibilidades de transformación que la educación promovió en sus trayectorias, revirtiendo pronósticos e inaugurando otros futuros posibles. De esta manera, este trabajo enfatiza la necesidad de garantizar el acceso, las condiciones materiales y la calidad en la provisión de educación a la población rural, derecho que históricamente ha sido negado, por lo que se están dando varias luchas. Y es por eso que llevamos a cabo este estudio.
Palabras clave: derecho a la educación, sujetos rurales, trayectorias.
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