Educação do campo: uma análise sobre as experiências no ensino remoto narradas por docentes de escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19035Palavras-chave:
Palavras-chave: educação do campo, ensino remoto, saberes docentes.Resumo
A educação do campo vive na invisibilidade histórica na efetivação das políticas educacionais, que se reflete na falta de infraestrutura básica para o desenvolvimento das atividades escolares, o que se agravou na situação emergencial vivida recentemente em função da pandemia da Covid-19. Este artigo apresenta resultados da pesquisa realizada no mestrado em ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e objetiva analisar o ensino remoto a partir das experiências narradas por professoras do campo. A pesquisa se desenvolve por meio de rodas de conversa com cinco professoras do campo das cidades de Pau dos Ferros/RN e Rafael Fernandes/RN. Discorre-se acerca das análises em torno do ensino remoto, buscando identificar como essas professoras se apropriaram, modificaram e mobilizaram novos saberes requeridos no contexto do ensino remoto para superar as dificuldades, bem como o que resultou dessa experiência para o retorno das aulas presenciais. Observa-se que o ensino remoto evidenciou a situação de abandono da educação do campo, intensificando as condições de desigualdade social e econômica que excluem, historicamente, as crianças do campo do acesso ao conhecimento.
Palavras-chave: educação do campo, ensino remoto, saberes docentes.
Rural education: an analysis of experiences in remote teaching narrated by teachers from rural schools
ABSTRACT. Rural education lives in historical invisibility within the implementation of educational policies, which is reflected in the lack of basic infrastructure for the development of school activities, which was worsened by the emergency situation recently experienced due to the Covid-19 pandemic. This article presentes results of the research we have been carrying out in the master’s degree in teaching at UERN, and aims to analyze remote teaching based on experiences narrated by rural teachers. The research was developed through conversation circles with 05 rural teachers from the cities of Pau dos Ferros/RN and Rafael Fernandes/RN. We discuss the analyzes Around remote teaching, seeking to identify how teachers from rural schools, participantes in the research, appropriated, modified and mobilized new knowledge required in the contexto of remote teaching to overcome the difficulties, as well as what remained of the results of this experience for the return of in-person classes. We observed that remote teaching highlighted the situation of abandonment of rural education, intensifying the conditions of social and economic inequality that historically exclude rural children from access to knowledge.
Keywords: rural education, remote teaching, teaching knowledge.
Educación rural: un análisis de experiencias de enseñanza a distancia narradas por docentes de escuelas rurales
RESUMEN. La educación rural vive em uma invisibilidade histórica dentro de la implementación de las políticas educativas, lo que se refleja en la falta de infraestructura básica paraa el desarrollo de las actividades escolares, lo que se agravó con la situación de emergência vivida recientemente por la pandemia de Covid-19. Este artículo presenta resultados de la investigación que venimos realizando em la maestria em docência de la UERN, y tiene como objetivo analizar la ensenãnza a distancia a partir de experiencias narradas por docentes en el campo. La investigación se desarrolló a través de círculos de conversación con 05 professores rurales de las ciudades de Pau dos Ferros/RN y Rafael Fernandes/RN. Se discuten los análisis en torno a la enseñanza a distancia, buscando identificar como los docentets de escuelas rurales, participantes en la investigación, se apropriaron, modificaron y movilizaron nuevos conocimientos requeridos en el contexto de la enseñanza a distancia para superar las dificuldades, así como qué quedó de los resultados de la esta experiencia por el regresso de las clases presenciales. Observamos que la enseñanza remota puso de relieve la situación de abandono de la educación rural, intensificando las condiciones de desigualdade social y económica que historicamente excluyen a los niños rurales del acceso al conocimiento.
Palabras clave: educación rural, enseñanza a distancia, enseñanza del conocimiento.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (2011). Por uma educação do campo (5a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70 Ltda.
Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação do indivíduo-projeto. São Paulo, SP: Paulus; Natal, RN: EDUFRN.
Freire, P. (2015). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa (51a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Guerra, E. L. A. (2014). Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Edição Grupo Anima Educação.
Hage, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação e Sociedade, 35(129), 1165-1182. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531 DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
Igor Santos, T. R., & Arlete Santos, R. (2021). Tecnologia e ensino remoto no contexto da educação do campo. Revista Humanidades e Inovação, 8(63), 153-169.
Kenski, M. V. (2012). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.
Libâneo, J. C. (2012). Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos (27a ed.). São Paulo, SP: Loyola.
Lück, H. (2013). Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos (18a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Vozes.
Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In Moran, J. M., Masetto, M. T., & Behrens, M. A. (Eds.). Novas tecnologias e mediação pedagógica (pp. 11-72). Campinas, SP: Papirus.
Passeggi, M. C., Furlanetto, E. C., Conti, L., Chaves, I. E. M. B., Gomes, M. O., Gabriel, G. L., & Rocha, S. M. (2014). Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, 39(1), 85-104. https://doi.org/10.5902/1984644411345 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411345
Satyro, N., & Soares, S. (2007). A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília, DF: IPEA.
Silva, L. R., Santos, A. R., & Lima, D. A. (2020). Os desafios do ensino remoto na educação do campo. Revista de Políticas e Gestão Educacional, 1(1), 2763-5716. https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8263 DOI: https://doi.org/10.22481/poliges.v1i1.8263
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional (17a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
Zibetti, M. L. T., & Souza, M. P. R. (2007). Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores. Educação e Pesquisa, 33(2), 247-262. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helio Ferreira de Oliveira, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Maísa Maria dos Santos Guilherme

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).