Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19378Resumo
Neste texto, delimita-se como objetivo caracterizar a formação inicial e continuada de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense, com vistas a identificar as presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais em seus percursos formativos. Para tanto, configura-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como lócus de pesquisa uma escola do campo localizada em um distrito rural sul-mato-grossense, na Região da Grande Dourados. Compuseram o grupo de participantes oito docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a produção de dados, fez-se uso de questionário com perguntas fechadas e abertas. As análises ocorreram por meio de dois eixos definidos aprioristicamente: um relacionado à formação inicial e outro atinente à formação continuada. Os resultados indicaram que todos os professores têm formação inicial em nível superior e, dentre os oito, sete possuem formação continuada em cursos de especialização. Nos percursos formativos, as temáticas relacionadas à inclusão estiveram mais presentes quando comparadas aos conteúdos relativos à interculturalidade. Em face do contexto investigado, defende-se a ampliação do debate sobre a educação inclusiva e intercultural na formação dos professores centrada na escola do campo, de modo a contribuir com concepções e práticas que promovam a articulação entre os princípios da igualdade e da diferença.
Palavras-chave: educação no campo, formação de professores, inclusão educacional.
Teacher training at a rural school in Mato Grosso do Sul – Brazil: the presence/absence of inclusive and intercultural perspectives
ABSTRACT. In this text, the objective is to characterize the initial and continuing training of teachers at a school in the countryside of Mato Grosso do Sul, Brazil, with a view to identifying the presence/absence of inclusive and intercultural perspectives in their training paths. To this end, it is configured as a qualitative research, with a rural school located in a rural district of Mato Grosso do Sul, in the Região da Grande Dourados, as the research locus. The group of participants comprised eight teachers from the Initial Years of Elementary School. To produce data, a questionnaire with closed and open questions was used. The analyzes occurred through two axes defined a priori: one related to initial training and the other related to continuing training. The results indicated that all teachers have initial training at a higher education level and, among the eight, seven have continued training in specialization courses. In the training paths, themes related to inclusion were more present when compared to content related to interculturality. In view of the context investigated, we advocate the expansion of the debate on inclusive and intercultural education in the in-service training of rural school teachers, in order to contribute to concepts and practices that promote the articulation between the principles of equality and difference.
Keywords: rural education, teacher training, educational inclusion.
Formación docente en una escuela rural de Mato Grosso do Sul – Brasil: presencia/ausencia de perspectivas inclusivas e interculturales
RESUMEN. En este texto, el objetivo es caracterizar la formación inicial y continua de docentes en una escuela rural de Mato Grosso do Sul, Brasil, con el fin de identificar la presencia/ausencia de perspectivas inclusivas e interculturales en sus trayectorias formativas. Para ello, se configura como una investigación cualitativa, teniendo como lugar de investigación una escuela rural ubicada en un distrito rural de Mato Grosso do Sul, en la Região da Grande Dourados. El grupo de participantes estuvo conformado por ocho docentes de los Años Iniciales de Educación Primaria. Para la producción de datos se utilizó un cuestionario con preguntas cerradas y abiertas. Los análisis se produjeron a través de dos ejes definidos a priori: uno relacionado con la formación inicial y otro relacionado con la formación continua. Los resultados indicaron que todos los docentes tienen formación inicial en el nivel de educación superior y, entre los ocho, siete tienen formación continua en cursos de especialización. En los itinerarios formativos, los temas relacionados con la inclusión estuvieron más presentes en comparación con los contenidos relacionados con la interculturalidad. Frente al contexto investigado, abogamos por la ampliación del debate sobre educación inclusiva e intercultural en la formación continua de docentes de escuelas rurales, con el fin de contribuir a conceptos y prácticas que promuevan la articulación entre los principios de igualdad y diferencia.
Palabras clave: educación rural, formación docente, inclusión educativa.
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