Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19378

Resumo

Neste texto, delimita-se como objetivo caracterizar a formação inicial e continuada de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense, com vistas a identificar as presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais em seus percursos formativos. Para tanto, configura-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como lócus de pesquisa uma escola do campo localizada em um distrito rural sul-mato-grossense, na Região da Grande Dourados. Compuseram o grupo de participantes oito docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a produção de dados, fez-se uso de questionário com perguntas fechadas e abertas. As análises ocorreram por meio de dois eixos definidos aprioristicamente: um relacionado à formação inicial e outro atinente à formação continuada. Os resultados indicaram que todos os professores têm formação inicial em nível superior e, dentre os oito, sete possuem formação continuada em cursos de especialização. Nos percursos formativos, as temáticas relacionadas à inclusão estiveram mais presentes quando comparadas aos conteúdos relativos à interculturalidade. Em face do contexto investigado, defende-se a ampliação do debate sobre a educação inclusiva e intercultural na formação dos professores centrada na escola do campo, de modo a contribuir com concepções e práticas que promovam a articulação entre os princípios da igualdade e da diferença.

Palavras-chave: educação no campo, formação de professores, inclusão educacional.

 

Teacher training at a rural school in Mato Grosso do Sul – Brazil: the presence/absence of inclusive and intercultural perspectives

ABSTRACT. In this text, the objective is to characterize the initial and continuing training of teachers at a school in the countryside of Mato Grosso do Sul, Brazil, with a view to identifying the presence/absence of inclusive and intercultural perspectives in their training paths. To this end, it is configured as a qualitative research, with a rural school located in a rural district of Mato Grosso do Sul, in the Região da Grande Dourados, as the research locus. The group of participants comprised eight teachers from the Initial Years of Elementary School. To produce data, a questionnaire with closed and open questions was used. The analyzes occurred through two axes defined a priori: one related to initial training and the other related to continuing training. The results indicated that all teachers have initial training at a higher education level and, among the eight, seven have continued training in specialization courses. In the training paths, themes related to inclusion were more present when compared to content related to interculturality. In view of the context investigated, we advocate the expansion of the debate on inclusive and intercultural education in the in-service training of rural school teachers, in order to contribute to concepts and practices that promote the articulation between the principles of equality and difference.

Keywords: rural education, teacher training, educational inclusion.

 

Formación docente en una escuela rural de Mato Grosso do Sul – Brasil: presencia/ausencia de perspectivas inclusivas e interculturales

RESUMEN. En este texto, el objetivo es caracterizar la formación inicial y continua de docentes en una escuela rural de Mato Grosso do Sul, Brasil, con el fin de identificar la presencia/ausencia de perspectivas inclusivas e interculturales en sus trayectorias formativas. Para ello, se configura como una investigación cualitativa, teniendo como lugar de investigación una escuela rural ubicada en un distrito rural de Mato Grosso do Sul, en la Região da Grande Dourados. El grupo de participantes estuvo conformado por ocho docentes de los Años Iniciales de Educación Primaria. Para la producción de datos se utilizó un cuestionario con preguntas cerradas y abiertas. Los análisis se produjeron a través de dos ejes definidos a priori: uno relacionado con la formación inicial y otro relacionado con la formación continua. Los resultados indicaron que todos los docentes tienen formación inicial en el nivel de educación superior y, entre los ocho, siete tienen formación continua en cursos de especialización. En los itinerarios formativos, los temas relacionados con la inclusión estuvieron más presentes en comparación con los contenidos relacionados con la interculturalidad. Frente al contexto investigado, abogamos por la ampliación del debate sobre educación inclusiva e intercultural en la formación continua de docentes de escuelas rurales, con el fin de contribuir a conceptos y prácticas que promuevan la articulación entre los principios de igualdad y diferencia.

Palabras clave: educación rural, formación docente, inclusión educativa.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Poloni, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS no ano de 2021. Em formação, participou da Iniciação Científica no ano de 2018 e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores no ano de 2019 - ambos em iniciativa à pesquisa científica na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Neste período, integrou os grupos de pesquisa Educação Física escolar e Formação de Professores: saberes e dilemas da prática pedagógica; Praticas Educacionais na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e Metodologias Ativas. Constituiu sua formação em Licenciatura em Educação Física pela UFGD no ano de 2021. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu - na linha de pesquisa Educação e Diversidade, sendo bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI); GT - Pessoas com Deficiência nas Escolas Públicas do Campo; Rede Educação Especial dos Campo. Dentre as principais áreas de concentração em pesquisa estão: as Práticas Pedagógicas, a Educação do/no Campo, as Práticas inclusivas e interculturais, a Educação Inclusiva e a Educação Intercultural, Gênero e Sexualidade. 

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (Mestrado) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Realizou Estágio de Pesquisa (Licença Capacitação) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob a supervisão da Profa. Dra. Kamila Lockmann. Pesquisador e Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), no período 2024-2025. Foi Secretário da Diretoria da ABPEE, no período 2022-2023. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na condição de Parecerista Ad Hoc do GT 15 - Educação Especial (2022-2023; 2024-2025). Coordenador do GT 15 - Educação Especial da ANPEd Centro-Oeste (2023-2024). Integra a Rede Educação Especial dos Campos. Foi Editor Associado da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), no período 2018-2021. Foi Mediador do GT Pessoas com Deficiência em Escolas Públicas do Campo - Frente das Escolas do Campo, do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), de abril de 2021 a setembro de 2024. Foi Bolsista Pesquisador Ingressante da UFGD (2018-2019), na área de Ciências Humanas. Desenvolve estudos e pesquisas em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interfaces Educação Especial e Educação do/no Campo; Direito, Política e Judicialização da Educação Especial; e Direitos Humanos e Educação Inclusiva.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui doutorado em Educação, mestrado em Educação e graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Associada do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora-orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial (ISSN 1980-5470) e membro representante da região Centro-Oeste na Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (ISSN 1809-449X). Membro representante do Centro-Oeste na Comissão de Ética em Pesquisa e Integridade da ANPEd (2024-2025). Titular do Comitê Científico do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd (2023-2025). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN/UFMS) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Foi vice-coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Nacional (2021-2023) e coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Centro-Oeste (2020-2022). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em políticas de Educação Especial e indicadores educacionais.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Poloni, L. H., Nozu, W. C. S., & Rebelo, A. S. (2024). Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19378. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19378

Edição

Seção

Dossiê: Desafios e perspectivas da formação docente para o desenvolvimento de uma Educação Integral e inclusiva na contemporaneidade