Questões analíticas e propositivas para transformar a escola do campo em um lugar
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar alguns princípios e ações para que a escola do campo se transforme em um espaço de pertencimento e incorpore em suas práticas a realidade, multiescalar e contraditória, da comunidade onde está inserida. Ao fazer isso, ela se torna um lugar. Com base em revisão bibliográfica e na observação participante, destaca-se a importância e a necessidade de a escola viabilizar: o trabalho pedagógico interdisciplinar, tendo como referência a realidade dos estudantes; o planejamento coletivo; o estudo da Agroecologia e dos projetos de campo em disputa no país; a auto-organização estudantil e a produção de materiais didáticos territorialmente referenciados. Assim, entendemos que a escola precisa construir, no cotidiano, o seu significado para a comunidade por meio da superação do ensino tradicional e do exercício de uma postura ativa, conectada com as questões subjetivas e objetivas da vida.
Palavras-chave: educação do campo, escola do campo, lugar, estudo da realidade.
Analytical and propositional questions to transform rural schools into a place
ABSTRACT. The article aims to present some principles and actions for rural schools to become spaces of belonging, and to incorporate, into their practices, the multi-scalar and contradictory reality of the community where they are located. By doing so, they become places. Based on bibliographic review and participant observation, we highlight the importance and necessity of schools to facilitate: interdisciplinary pedagogical work with students’ reality as a reference, collective planning, the study both of Agroecology and field projects in dispute in the country, student self-organization, and the production of teaching materials that are territorially referenced. Thus, we understand that the schools need to build, in everyday life, their meaning for the community by overcoming traditional teaching and exercising an active stance connected to subjective and objective life issues.
Keywords: rural education, rural school, place, studies of reality.
Cuestiones analíticas y propositivas para transformar la escuela del campo en un lugar
RESUMEN. El artículo tiene como objetivo presentar algunos principios y acciones para que la escuela del campo se convierta en un espacio de pertenencia e incorpore en sus prácticas la realidad, multiescalar y contradictoria, de la comunidad donde está ubicada. Al hacerlo, se convierte en un lugar. Con base en revisión bibliográfica y observación participante, se destaca la importancia y la necesidad de que la escuela viabilice: el trabajo pedagógico interdisciplinario, teniendo como referencia la realidad de los estudiantes; la planificación colectiva; el estudio de la Agroecología y de los proyectos de campo en disputa en el país; la autoorganización estudiantil; y la producción de materiales didácticos territorialmente referenciados. De esta forma, entendemos que la escuela necesita construir, en el cotidiano, su significado para la comunidad mediante la superación de la enseñanza tradicional y el ejercicio de una postura activa, conectada con las cuestiones subjetivas y objetivas de la vida.
Palabras clave: educación del campo, escuela del campo, lugar, estudio de la realidad.
Downloads
Referências
Azevedo, M. O. (2016). O ensino do lugar e o lugar do ensino: o conceito de lugar geográfico como dimensão de uma educação emancipadora no ciclo II do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Bartoly, F. (2011). Debates e Perspectivas do Lugar na Geografia. GEOgraphia, 13(26), 66-91. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13625.
Borges, M., Marcelites, E. J., & Finatto, R. A. (2020). Interfaces entre a Educação do Campo e a Agroecologia em áreas de assentamentos rurais no estado do Paraná. Ateliê Geográfico, 14(1), 283-304. https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.56336
Callai, H. C. (2012). Educação Geográfica: ensinar e aprender geografia. In Castellar, S. M. V., & Munhoz, G. (Orgs.). Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos (pp. 73-87). São Paulo, SP: Xamã.
Callai, H. C. (2010). Escola, cotidiano e lugar. In Buitoni, M. M. S. (Coord.). Geografia: ensino fundamental (pp. 25-42). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
Caldart, R. S. (2022). A Agroecologia na Formação de Educadores (Sistematização elaborada a propósito da participação em atividade realizada no dia 24 de maio 2022 com docentes e discentes da Educação do Campo). Universidade Federal de Roraima. (Não publicado).
Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In: Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 259-267). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Carlos, A. F. A. (2007). O Lugar no/do mundo. São Paulo, SP: FFLCH.
Druzian, F., Meurer, A. C., Zimermmann, A., & Dezotti, A. F. (2016). O Estudo do Lugar na Escola do Campo. Revista NERA, 19(30), 205-228. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i30.3296
Farias, M. I., Finatto, R. A., & Leite, V. J. (Orgs.). (2022). Inventário da Realidade e Cartografia Social: possibilidades metodológicas nas escolas do campo. Guarapuava: Apprehendere. http://dx.doi.org/10.55820/978.65.88217.46.7
Fernandes, B. M. (2008). Entrando nos territórios do território. In Paulino, E., & Fabrini, J. E. (Orgs.). Campesinato e territórios em disputa (pp. 273-301). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Ferreira, C. L. R., & Pereira, K. A. (2020). Educação do Campo e Agroecologia: articulando prática, movimento social e ciência. Cadernos Cajuína, 5(3), 280-299.
Finatto, R. A. (2019). A atuação das organizações não governamentais (ONGs) e a Agroecologia no Sul do Brasil. Acta Geográfica, 13(32), 92-112. https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i32.5106
Freitas, L. C. (2010). Avaliação: para além da “forma escola". Educação: Teoria e Prática, 20(35), 89-99.
Freitas, L. C. (2014). Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 6(1), 48-59. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12594
Frigotto, G. (2008). A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, 10(1), 41-62. https://doi.org/10.48075/ri.v10i1.4143
Gehrke, M. (2014). Contribuições da práxis para a construção da biblioteca escolar do trabalho a partir da educação do campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Paraná.
Massey, D. (2000). Um sentido global de lugar. In Arantes, A. (Org.). O espaço da diferença (pp. 176-185). Campinas, SP: Papirus.
Morari, A. (2016). Educação e sentidos: do lugar da escola à escola-lugar (Dissertação de Mestrado). Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.
Oliveira, A. U. (2015). A mundialização do capital e a crise do neoliberalismo: o lugar mundial da agricultura brasileira. Geousp – Espaço e Tempo, 19(2), 229-245.
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.102776
Oliveira, L. (2013). Sentidos de lugar e de topofilia. Geograficidade, 3(2), 91-93. https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.32.a12867
Paula, A. P., Fedel, A. S., Farias, M. I., Callegari, R., & Alba, R. P. (2018). Conjuntura educacional e agrária: a estratégia do capital sobre a educação do campo no estado do Paraná. In Guedes, G. G. et al. (Orgs.). Memória dos 20 anos da Educação do Campo e do Pronera (pp. 91-115). Brasília, DF: Cidade Gráfica.
Pereira, V., & Paula, A. P. (2022). O diálogo de saberes como concepção na construção do conhecimento e método de trabalho na Educação do Campo. Revista Exitus, 12(1), 1-25. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768
Ribeiro, A., Lisboa, A. G., Nascimento, E. E., Godói, J. C., Lima, J. F. J., & Soldá...Leite, V. J. (2022). Inventário da Realidade: orientações e práticas pedagógicas. In Farias, M. I., Finatto, R. A., & Leite, V. J. (Orgs.). Inventário da Realidade e Cartografia Social: possibilidades metodológicas nas escolas do campo (pp. 11-83). Guarapuava: Apprehendere.
Rosset, P. M., Barbosa, L. P., Val, V., & McCune, N. (2020). Pensamiento Latinoamericano Agroecológico: the emergence of a critical Latin American agroecology? Agroecology and Sustainable Food Systems, 45(1), 42-64. https://doi.org/10.1080/21683565.2020.1789908
Santos, M. (2008). A natureza do espaço – técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, SP: Edusp.
Schwendler, S. F., Farias, M. I., Leite, V. J., Fedel, A. S., Gonçalves, M. (2022). Educação do Campo e Jornadas de Agroecologia no Paraná: fortalecimento da territorialização da Agroecologia. In Brandenburg, A. (Org.). Agroecologia e Reforma Agrária Popular: um projeto ecológico das jornadas de agroecologia (pp. 277-312). São Paulo, SP: Expressão Popular.
Tuan, Y. (2018). Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, 8(1), 4-15.
https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a27150
Tuan, Y. (1983). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Antônio Finatto, Maria Isabel Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).