Questões analíticas e propositivas para transformar a escola do campo em um lugar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16741

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar alguns princípios e ações para que a escola do campo se transforme em um espaço de pertencimento e incorpore em suas práticas a realidade, multiescalar e contraditória, da comunidade onde está inserida. Ao fazer isso, ela se torna um lugar. Com base em revisão bibliográfica e na observação participante, destaca-se a importância e a necessidade de a escola viabilizar: o trabalho pedagógico interdisciplinar, tendo como referência a realidade dos estudantes; o planejamento coletivo; o estudo da Agroecologia e dos projetos de campo em disputa no país; a auto-organização estudantil e a produção de materiais didáticos territorialmente referenciados. Assim, entendemos que a escola precisa construir, no cotidiano, o seu significado para a comunidade por meio da superação do ensino tradicional e do exercício de uma postura ativa, conectada com as questões subjetivas e objetivas da vida.

Palavras-chave: educação do campo, escola do campo, lugar, estudo da realidade.

 

Analytical and propositional questions to transform rural schools into a place

ABSTRACT. The article aims to present some principles and actions for rural schools to become spaces of belonging, and to incorporate, into their practices, the multi-scalar and contradictory reality of the community where they are located. By doing so, they become places. Based on bibliographic review and participant observation, we highlight the importance and necessity of schools to facilitate: interdisciplinary pedagogical work with students’ reality as a reference, collective planning, the study both of Agroecology and field projects in dispute in the country, student self-organization, and the production of teaching materials that are territorially referenced. Thus, we understand that the schools need to build, in everyday life, their meaning for the community by overcoming traditional teaching and exercising an active stance connected to subjective and objective life issues.

Keywords: rural education, rural school, place, studies of reality.

 

Cuestiones analíticas y propositivas para transformar la escuela del campo en un lugar                                                          

RESUMEN. El artículo tiene como objetivo presentar algunos principios y acciones para que la escuela del campo se convierta en un espacio de pertenencia e incorpore en sus prácticas la realidad, multiescalar y contradictoria, de la comunidad donde está ubicada. Al hacerlo, se convierte en un lugar. Con base en revisión bibliográfica y observación participante, se destaca la importancia y la necesidad de que la escuela viabilice: el trabajo pedagógico interdisciplinario, teniendo como referencia la realidad de los estudiantes; la planificación colectiva; el estudio de la Agroecología y de los proyectos de campo en disputa en el país; la autoorganización estudiantil; y la producción de materiales didácticos territorialmente referenciados. De esta forma, entendemos que la escuela necesita construir, en el cotidiano, su significado para la comunidad mediante la superación de la enseñanza tradicional y el ejercicio de una postura activa, conectada con las cuestiones subjetivas y objetivas de la vida.

Palabras clave: educación del campo, escuela del campo, lugar, estudio de la realidad.

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Biografia do Autor

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (com atividades de doutorado sanduíche na Universidad de Córdoba e na Universidad Internacional de Andalucía, Espanha). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC) e do Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais (NATERR/UFFS). Nascido e criado no campo, trabalha com os seguintes temas: agricultura camponesa; Agroecologia; Educação do Campo e Agroecologia; ensino de Geografia e Cartografia Social Escolar; desenvolvimento territorial, produção/agricultura orgânica. Entre 2015 e 2023 foi professor na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. Atualmente, é professor do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Isabel Farias, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE (2002). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento - UnB - PRONERA. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2013).  Doutoranda em Geografia na UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão. Professora na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Finatto, R. A., & Farias, M. I. (2024). Questões analíticas e propositivas para transformar a escola do campo em um lugar. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16741. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16741

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos