Os desafios da Educação do Campo na pandemia: o caso do curso de Educação do Campo da Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16181

Resumo

Este artigo, além de apresentar o contexto no qual o curso de Educação do Campo da Unipampa vem se consolidando, tem como objetivo abordar as estratégias do curso de Educação do Campo no enfrentamento da pandemia. Para tanto, foi realizada uma ampla consulta aos discentes para a elaboração destas estratégias. Foi desenvolvido um questionário a partir de um formulário online, composto por questões de múltipla escolha, com dimensões socioeconômica, psicossocial, informações sobre o Covid-19 e as tecnologias digitais, os impactos do vírus na escola e as condições de estudo. A aplicação previu uma busca ativa a todos discentes, por meio das redes sociais, a fim de acessar todo nosso público. A partir dessa compreensão, foi possível identificar situações de vulnerabilidades múltiplas predominantes entre estudantes do curso e, concomitantemente, planejar ações capazes de possibilitar a continuidade dos estudos, dadas a precarização da educação e das condições de acesso das estudantes, sob essa nova perspectiva pandêmica. Apesar dos esforços do curso de adequar as ações pedagógicas ter minimizado os efeitos negativos da imposição do modelo remoto-emergencial, constatamos a complexidade da implementação das ações desenvolvidas, ao mesmo tempo em que conseguimos manter articulações de resistência da Educação do Campo e reavivar esperanças.

Palavras-chave: educação do campo, pandemia, Unipampa, modelo remoto-emergencial, re(existência).

 

The challenges of Rural Education during the pandemic: the case of the Unipampa Rural Education course - Campus Dom Pedrito/RS

ABSTRACT: This article, in addition to presenting the context in which Unipampa's Countryside Education course has been consolidating itself, aims to address the strategies of the Countryside Education course in confronting the pandemic. To this end, a broad consultation was carried out with students to develop these strategies. A questionnaire was developed using an online form, consisting of multiple choice questions, with socioeconomic and psychosocial dimensions, information about Covid-19 and digital technologies, the impacts of the virus on school and study conditions. The application provided an active search for all students, through social networks, in order to access our entire audience. Based on this understanding, it was possible to identify situations of multiple vulnerabilities prevalent among students on the course and, concomitantly, plan actions capable of enabling the continuity of studies, given the precariousness of education and access conditions for students, under this new pandemic perspective. Although the course's efforts to adapt pedagogical actions have minimized the negative effects of imposing the remote-emergency model, we noted the complexity of implementing the actions developed, at the same time that we were able to maintain resistance articulations of Rural Education and revive hopes.

Keywords: rural education, pandemic, Unipampa, emergency remote model, re(existence).

 

Los desafíos de la Educación Rural durante la pandemia: el caso del curso de Educación Rural de Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS

RESUMEN: Este artículo, además de presentar el contexto en el que se viene consolidando la carrera de Educación en el Campo de Unipampa, tiene como objetivo abordar las estrategias de la carrera de Educación en el Campo en el enfrentamiento a la pandemia. Para ello se realizó una amplia consulta con los estudiantes para desarrollar estas estrategias. Se desarrolló un cuestionario mediante un formulario en línea, compuesto por preguntas de opción múltiple, con dimensiones socioeconómicas y psicosociales, información sobre el Covid-19 y las tecnologías digitales, los impactos del virus en las condiciones escolares y de estudio. La aplicación proporcionó una búsqueda activa de todos los estudiantes, a través de las redes sociales, para poder acceder a toda nuestra audiencia. A partir de este entendimiento, fue posible identificar situaciones de múltiples vulnerabilidades prevalecientes entre los estudiantes del curso y, concomitantemente, planificar acciones capaces de posibilitar la continuidad de los estudios, dada la precariedad de la educación y las condiciones de acceso de los estudiantes, bajo esta nueva perspectiva de pandemia. Si bien los esfuerzos del curso por adaptar las acciones pedagógicas han minimizado los efectos negativos de imponer el modelo de emergencia remota, notamos la complejidad de implementar las acciones desarrolladas, al mismo tiempo que pudimos mantener las articulaciones de resistencia de la Educación Rural y reavivar esperanzas.

Palabras clave: educación de campo, pandemia, Unipampa, modelo remoto de emergencia, (re)existencia.

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Biografia do Autor

Jonas Anderson Simões das Neves, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Possui graduação em História-Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou por 4 anos como docente no Campus Itaqui da Unipampa, nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, quando foi coordenador substituto e presidente do NDE; Nutrição; Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Foi coordenador substituto do NEABI - Campus Itaqui e coordenador do NEABI Antônio Sapateiro - Campus Dom Pedrito. Atualmente, está vinculado ao Campus Dom Pedrito da Unipampa, onde foi coordenador do Curso de Educação do Campo (2019-2021) e, atualmente, preside o NDE. Entre as temáticas de interesse estão os estudos sobre o rural e suas gentes; o desenvolvimento territorial rural; os mercados agroalimentares; a juventude; a Educação do Campo e as Epistemologias do Sul. é Lider do GRÃO Grupo Orgânico de Pesquisa, Ensino e Extensão em Epistemologias Agroecológicas e de (Re)Existências.

Annie Mehes Maldonado Brito, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Padova - UNIPD. Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Doenças Neurológicas - INESP, em São Paulo. É professora e pesquisadora de Psicologia na UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, atuando nas seguintes disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas no ensino de Ciências.

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Doutorado em Educação em Ciências (2013), Mestrado em Educação Ambiental (2001) e graduação em Geografia Licenciatura Plena (1991), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou durante 30 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental, sendo Associada Efetiva. Foi professora tutora no Curso de Educação Ambiental Lato Sensu - UAB/FURG/SEaD (2009 - 2018). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - (2014 - 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Conservação e Sustentabilidade. Atualmente coordena o Observatório da Educação do Campo da Campanha, o qual faz parte da Rede de Observatórios do Rio Grande do Sul. Integra a coordenação do Programa Escola da Terra - Unipampa Escola da Terra: Educação do Campo em Movimento.

José Guilherme Franco Gonzaga, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação formado pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade de Coimbra em Portugal. Tem uma caminhada na educação popular onde está aprendendo com o povo a semear lutas e colher sonhos na construção de uma educação sem cercas, sem muros, que tenha a ver com a vida da gente. Na Universidade Federal do Pampa, trabalha no Campus de Dom Pedrito, no Curso de Educação do Campo e junto com companheiras e companheiros cultiva o sonho e a luta de que a universidade se transforme em uma pluriversidade ouvindo, acolhendo e re-conhecendo a diversidade de conhecimentos cultivado pelos povos do campo, das águas e das florestas e dos povos originários.

Referências

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Universidade Federal do Pampa (Unipampa). (2023). Projeto Pedagógico do Curso de Educação do Campo. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Simões das Neves, J. A., Mehes Maldonado Brito, A., Leonini Crivellaro, C. V., & Franco Gonzaga, J. G. (2024). Os desafios da Educação do Campo na pandemia: o caso do curso de Educação do Campo da Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e16181. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e16181

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Seção

Artigos / Articles / Artículos