Os desafios da Educação do Campo na pandemia: o caso do curso de Educação do Campo da Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS
Resumo
Este artigo, além de apresentar o contexto no qual o curso de Educação do Campo da Unipampa vem se consolidando, tem como objetivo abordar as estratégias do curso de Educação do Campo no enfrentamento da pandemia. Para tanto, foi realizada uma ampla consulta aos discentes para a elaboração destas estratégias. Foi desenvolvido um questionário a partir de um formulário online, composto por questões de múltipla escolha, com dimensões socioeconômica, psicossocial, informações sobre o Covid-19 e as tecnologias digitais, os impactos do vírus na escola e as condições de estudo. A aplicação previu uma busca ativa a todos discentes, por meio das redes sociais, a fim de acessar todo nosso público. A partir dessa compreensão, foi possível identificar situações de vulnerabilidades múltiplas predominantes entre estudantes do curso e, concomitantemente, planejar ações capazes de possibilitar a continuidade dos estudos, dadas a precarização da educação e das condições de acesso das estudantes, sob essa nova perspectiva pandêmica. Apesar dos esforços do curso de adequar as ações pedagógicas ter minimizado os efeitos negativos da imposição do modelo remoto-emergencial, constatamos a complexidade da implementação das ações desenvolvidas, ao mesmo tempo em que conseguimos manter articulações de resistência da Educação do Campo e reavivar esperanças.
Palavras-chave: educação do campo, pandemia, Unipampa, modelo remoto-emergencial, re(existência).
The challenges of Rural Education during the pandemic: the case of the Unipampa Rural Education course - Campus Dom Pedrito/RS
ABSTRACT: This article, in addition to presenting the context in which Unipampa's Countryside Education course has been consolidating itself, aims to address the strategies of the Countryside Education course in confronting the pandemic. To this end, a broad consultation was carried out with students to develop these strategies. A questionnaire was developed using an online form, consisting of multiple choice questions, with socioeconomic and psychosocial dimensions, information about Covid-19 and digital technologies, the impacts of the virus on school and study conditions. The application provided an active search for all students, through social networks, in order to access our entire audience. Based on this understanding, it was possible to identify situations of multiple vulnerabilities prevalent among students on the course and, concomitantly, plan actions capable of enabling the continuity of studies, given the precariousness of education and access conditions for students, under this new pandemic perspective. Although the course's efforts to adapt pedagogical actions have minimized the negative effects of imposing the remote-emergency model, we noted the complexity of implementing the actions developed, at the same time that we were able to maintain resistance articulations of Rural Education and revive hopes.
Keywords: rural education, pandemic, Unipampa, emergency remote model, re(existence).
Los desafíos de la Educación Rural durante la pandemia: el caso del curso de Educación Rural de Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS
RESUMEN: Este artículo, además de presentar el contexto en el que se viene consolidando la carrera de Educación en el Campo de Unipampa, tiene como objetivo abordar las estrategias de la carrera de Educación en el Campo en el enfrentamiento a la pandemia. Para ello se realizó una amplia consulta con los estudiantes para desarrollar estas estrategias. Se desarrolló un cuestionario mediante un formulario en línea, compuesto por preguntas de opción múltiple, con dimensiones socioeconómicas y psicosociales, información sobre el Covid-19 y las tecnologías digitales, los impactos del virus en las condiciones escolares y de estudio. La aplicación proporcionó una búsqueda activa de todos los estudiantes, a través de las redes sociales, para poder acceder a toda nuestra audiencia. A partir de este entendimiento, fue posible identificar situaciones de múltiples vulnerabilidades prevalecientes entre los estudiantes del curso y, concomitantemente, planificar acciones capaces de posibilitar la continuidad de los estudios, dada la precariedad de la educación y las condiciones de acceso de los estudiantes, bajo esta nueva perspectiva de pandemia. Si bien los esfuerzos del curso por adaptar las acciones pedagógicas han minimizado los efectos negativos de imponer el modelo de emergencia remota, notamos la complejidad de implementar las acciones desarrolladas, al mismo tiempo que pudimos mantener las articulaciones de resistencia de la Educación Rural y reavivar esperanzas.
Palabras clave: educación de campo, pandemia, Unipampa, modelo remoto de emergencia, (re)existencia.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2020). Prefácio: Memórias de Educação do Campo, In Santos, C. A. dos, Kolling, E. J., Rocha, E. N., Molina, M. C., & Caldart, R. S. (Orgs.). Dossiê educação do campo. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília. Recuperado de https://fonec.org/wpcontent/uploads/2021/04/Dossie_Educacao_do_Campo_Ebook-1.pdf
Federici, S. (2019). O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista Trans: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante.
Freitas, L. C. (2020, 08 de março). Lições da privatização na Educação. [Web log post]. Recuperado de https://avaliacaoeducacional.com/2020/10/15/licoes-da-privatizacao-na-educacao/
Gurur, D., & Silva, N.R. (2021). Agroecologia. In Dias, A. P., Stauffer, A. B., Moura, L. H. G., Vargas, M. C. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 59-72). Rio de Janeiro, RJ: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
Kolling, E. J., Nery, F. S. C., & Molina, M.C. (Orgs.). (1999). Por uma Educação Básica do Campo: memória. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº1).
Lima, T. (2020). Educação básica e o acesso de transexuais e travestis à educação superior. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(77), 70–87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i77p70-87.
Martins, A. F. G. (2022). A questão agrária no Brasil: da Colônia ao Governo Bolsonaro. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Mbembe, A. (2018). Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Trans: Renata Santini. São Paulo, SP: n-1 edições.
Rocha, J. C. C. (2021). Guerra Cultural e Retórica do Ódio (Crônicas de um Brasil Pós-Político). Goiânia, GO: Editora Caminhos.
Santos, C. A. (2018). O golpe e a cassação do direito fundamental dos camponeses à Educação do Campo. Revista Okara: Geografia em Debate, 12(2), 422-433.
Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. (2021, 14 de abril). [Web log post]. Recuperado de https://undime.org.br/noticia/14-04-2021-13-19-segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet
Universidade Federal do Pampa (Unipampa). (2023). Projeto Pedagógico do Curso de Educação do Campo. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jonas Anderson Simões das Neves, Annie Mehes Maldonado Brito, Carla Valeria Leonini Crivellaro, José Guilherme Franco Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).