Los desafíos de la Educación Rural durante la pandemia: el caso del curso de Educación Rural de Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS

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Resumen

RESUMEN: Este artículo, además de presentar el contexto en el que se viene consolidando la carrera de Educación en el Campo de Unipampa, tiene como objetivo abordar las estrategias de la carrera de Educación en el Campo en el enfrentamiento a la pandemia. Para ello se realizó una amplia consulta con los estudiantes para desarrollar estas estrategias. Se desarrolló un cuestionario mediante un formulario en línea, compuesto por preguntas de opción múltiple, con dimensiones socioeconómicas y psicosociales, información sobre el Covid-19 y las tecnologías digitales, los impactos del virus en las condiciones escolares y de estudio. La aplicación proporcionó una búsqueda activa de todos los estudiantes, a través de las redes sociales, para poder acceder a toda nuestra audiencia. A partir de este entendimiento, fue posible identificar situaciones de múltiples vulnerabilidades prevalecientes entre los estudiantes del curso y, concomitantemente, planificar acciones capaces de posibilitar la continuidad de los estudios, dada la precariedad de la educación y las condiciones de acceso de los estudiantes, bajo esta nueva perspectiva de pandemia. Si bien los esfuerzos del curso por adaptar las acciones pedagógicas han minimizado los efectos negativos de imponer el modelo de emergencia remota, notamos la complejidad de implementar las acciones desarrolladas, al mismo tiempo que pudimos mantener las articulaciones de resistencia de la Educación Rural y reavivar esperanzas.

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Biografía del autor/a

Jonas Anderson Simões das Neves, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Possui graduação em História-Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou por 4 anos como docente no Campus Itaqui da Unipampa, nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, quando foi coordenador substituto e presidente do NDE; Nutrição; Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Foi coordenador substituto do NEABI - Campus Itaqui e coordenador do NEABI Antônio Sapateiro - Campus Dom Pedrito. Atualmente, está vinculado ao Campus Dom Pedrito da Unipampa, onde foi coordenador do Curso de Educação do Campo (2019-2021) e, atualmente, preside o NDE. Entre as temáticas de interesse estão os estudos sobre o rural e suas gentes; o desenvolvimento territorial rural; os mercados agroalimentares; a juventude; a Educação do Campo e as Epistemologias do Sul. é Lider do GRÃO Grupo Orgânico de Pesquisa, Ensino e Extensão em Epistemologias Agroecológicas e de (Re)Existências.

Annie Mehes Maldonado Brito, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Padova - UNIPD. Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Doenças Neurológicas - INESP, em São Paulo. É professora e pesquisadora de Psicologia na UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, atuando nas seguintes disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas no ensino de Ciências.

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Doutorado em Educação em Ciências (2013), Mestrado em Educação Ambiental (2001) e graduação em Geografia Licenciatura Plena (1991), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou durante 30 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental, sendo Associada Efetiva. Foi professora tutora no Curso de Educação Ambiental Lato Sensu - UAB/FURG/SEaD (2009 - 2018). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - (2014 - 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Conservação e Sustentabilidade. Atualmente coordena o Observatório da Educação do Campo da Campanha, o qual faz parte da Rede de Observatórios do Rio Grande do Sul. Integra a coordenação do Programa Escola da Terra - Unipampa Escola da Terra: Educação do Campo em Movimento.

José Guilherme Franco Gonzaga, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação formado pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade de Coimbra em Portugal. Tem uma caminhada na educação popular onde está aprendendo com o povo a semear lutas e colher sonhos na construção de uma educação sem cercas, sem muros, que tenha a ver com a vida da gente. Na Universidade Federal do Pampa, trabalha no Campus de Dom Pedrito, no Curso de Educação do Campo e junto com companheiras e companheiros cultiva o sonho e a luta de que a universidade se transforme em uma pluriversidade ouvindo, acolhendo e re-conhecendo a diversidade de conhecimentos cultivado pelos povos do campo, das águas e das florestas e dos povos originários.

Citas

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Universidade Federal do Pampa (Unipampa). (2023). Projeto Pedagógico do Curso de Educação do Campo. Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Simões das Neves, J. A., Mehes Maldonado Brito, A., Leonini Crivellaro, C. V., & Franco Gonzaga, J. G. (2024). Los desafíos de la Educación Rural durante la pandemia: el caso del curso de Educación Rural de Unipampa - Campus Dom Pedrito/RS. Revista Brasileña De Educación Rural, 9, e16181. Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16181