The challenges of Rural Education during the pandemic: the case of the Unipampa Rural Education course - Campus Dom Pedrito/RS

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Résumé

ABSTRACT: This article, in addition to presenting the context in which Unipampa's Countryside Education course has been consolidating itself, aims to address the strategies of the Countryside Education course in confronting the pandemic. To this end, a broad consultation was carried out with students to develop these strategies. A questionnaire was developed using an online form, consisting of multiple choice questions, with socioeconomic and psychosocial dimensions, information about Covid-19 and digital technologies, the impacts of the virus on school and study conditions. The application provided an active search for all students, through social networks, in order to access our entire audience. Based on this understanding, it was possible to identify situations of multiple vulnerabilities prevalent among students on the course and, concomitantly, plan actions capable of enabling the continuity of studies, given the precariousness of education and access conditions for students, under this new pandemic perspective. Although the course's efforts to adapt pedagogical actions have minimized the negative effects of imposing the remote-emergency model, we noted the complexity of implementing the actions developed, at the same time that we were able to maintain resistance articulations of Rural Education and revive hopes.

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Jonas Anderson Simões das Neves, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Possui graduação em História-Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou por 4 anos como docente no Campus Itaqui da Unipampa, nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, quando foi coordenador substituto e presidente do NDE; Nutrição; Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Foi coordenador substituto do NEABI - Campus Itaqui e coordenador do NEABI Antônio Sapateiro - Campus Dom Pedrito. Atualmente, está vinculado ao Campus Dom Pedrito da Unipampa, onde foi coordenador do Curso de Educação do Campo (2019-2021) e, atualmente, preside o NDE. Entre as temáticas de interesse estão os estudos sobre o rural e suas gentes; o desenvolvimento territorial rural; os mercados agroalimentares; a juventude; a Educação do Campo e as Epistemologias do Sul. é Lider do GRÃO Grupo Orgânico de Pesquisa, Ensino e Extensão em Epistemologias Agroecológicas e de (Re)Existências.

Annie Mehes Maldonado Brito, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Padova - UNIPD. Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Doenças Neurológicas - INESP, em São Paulo. É professora e pesquisadora de Psicologia na UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, atuando nas seguintes disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas no ensino de Ciências.

Carla Valeria Leonini Crivellaro, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Doutorado em Educação em Ciências (2013), Mestrado em Educação Ambiental (2001) e graduação em Geografia Licenciatura Plena (1991), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou durante 30 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental, sendo Associada Efetiva. Foi professora tutora no Curso de Educação Ambiental Lato Sensu - UAB/FURG/SEaD (2009 - 2018). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - (2014 - 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Conservação e Sustentabilidade. Atualmente coordena o Observatório da Educação do Campo da Campanha, o qual faz parte da Rede de Observatórios do Rio Grande do Sul. Integra a coordenação do Programa Escola da Terra - Unipampa Escola da Terra: Educação do Campo em Movimento.

José Guilherme Franco Gonzaga, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação formado pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade de Coimbra em Portugal. Tem uma caminhada na educação popular onde está aprendendo com o povo a semear lutas e colher sonhos na construção de uma educação sem cercas, sem muros, que tenha a ver com a vida da gente. Na Universidade Federal do Pampa, trabalha no Campus de Dom Pedrito, no Curso de Educação do Campo e junto com companheiras e companheiros cultiva o sonho e a luta de que a universidade se transforme em uma pluriversidade ouvindo, acolhendo e re-conhecendo a diversidade de conhecimentos cultivado pelos povos do campo, das águas e das florestas e dos povos originários.

Références

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Publié-e

2024-06-30

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Simões das Neves, J. A., Mehes Maldonado Brito, A., Leonini Crivellaro, C. V., & Franco Gonzaga, J. G. (2024). The challenges of Rural Education during the pandemic: the case of the Unipampa Rural Education course - Campus Dom Pedrito/RS. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e16181. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16181