“O Professor era pedagogo, era psicólogo, era médico, era dentista, era tudo!” Desafios e estratégias de Professoras de uma escola do campo durante a pandemia de Covid 19

Autores

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar as  multifuncionalidades incumbidas ao fazer docente dos educadores do campo  no período do Ensino Remoto Emergencial e o retorno às atividades presenciais durante a pandemia de Covid 19  para garantir aos estudantes o acesso ao direito da educação. O objetivo geral é identificar as dificuldades e as estratégias utilizadas por professoras durante esse período em uma Escola de Educação Básica do Campo de Santa Catarina. O caminho metodológico constituiu-se de uma pesquisa de campo e  realização de entrevistas com as professoras  e  a gestora da escola. Durante a pandemia da Covid-19 evidenciou-se o descaso do poder público com as Escolas do Campo e suas especificidades. O engajamento e compromisso das professoras tornou-se essencial para que os estudantes do campo acessassem o seu direito à educação.

Palavras-chave: educação do campo, pandemia de COVID-19, professores de escolas do campo.

 

“The Professor was a pedagogue, a psychologist, a doctor, a dentist, it was everything!” Challenges and strategies of teachers at a rural school during the Covid 19 pandemic

ABSTRACT. This work was developed with the purpose of highlighting the multifunctionality involved in teaching rural educators during the Emergency Remote Teaching period and the return to face-to-face activities during the Covid 19 pandemic to guarantee students access to the right to education. The general objective is to identify the difficulties and strategies used by teachers during this period in a Basic Education School in Campo de Santa Catarina. The methodological path consisted of field research and interviews with teachers and school managers. During the Covid-19 pandemic, the public authorities' disregard for Rural Schools and their specificities became evident. The engagement and commitment of teachers became essential for rural students to access their right to education.

Keywords: rural education, COVID-19 pandemic, rural school teachers.

 

“El Profesor era pedagogo, psicólogo, médico, dentista, ¡lo era todo!” Retos y estrategias de docentes de una escuela rural durante la pandemia de Covid 19

RESUMEN. Este trabajo se desarrolló con el propósito de resaltar la multifuncionalidad que implica la formación de educadores rurales durante el periodo de Emergencia de Enseñanza Remota y el retorno a las actividades presenciales durante la pandemia de Covid 19 para garantizar el acceso de los estudiantes al derecho a la educación. El objetivo general es identificar las dificultades y estrategias utilizadas por los docentes durante este período en una Escuela de Educación Básica del Campo de Santa Catarina. El recorrido metodológico consistió en investigación de campo y entrevistas a docentes y directivos escolares. Durante la pandemia de Covid-19, se hizo evidente el desprecio de las autoridades públicas por las Escuelas Rurales y sus especificidades. La participación y el compromiso de los docentes se volvieron esenciales para que los estudiantes rurales accedieran a su derecho a la educación.

Palabras clave: educación rural, pandemia de COVID-19, maestros de escuelas rurales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Borges de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

.

Graziela Del Monaco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Doutorado pelo Programa de Posgraduação em Educação da UFSCar (2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia - GECA/UFSC, atuando na linha de pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências, tem também experiência nas áreas: educação de jovens e adultos, educação popular, economia solidária e educação ambiental.

Referências

Alessi, S. M., Soares, M. S., Pereira, C., Martinez, M. M. C., & March, C. (2021). A crise sanitária aliada às consequências da pandemia pela Covid-19 no contexto da crise do capital. Universidade e Sociedade, 67,8-21.

Altieri, M. A., & Nicholls, C. I. (2021). Do modelo agroquímico à agroecologia: a busca por sistemas alimentares saudáveis e resilientes em tempos de COVID-19. Desenvolvimento e Meio ambiente, 57.

ANDES-SN Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente.(2021).ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Grupo de Trabalho de Política Educacional.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Brasil no Pisa 2018 – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Bulgraen, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, 1(4), 30-38.

Cadastro de unidade escolar. (s.d.). Recuperado de http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx

Costa, E. M. (2016). A formação inicial do educador do campo: um estudo sobre a Licenciatura em Educação do Campo/Procampo. Margens - Revista Interdisciplinar, 95-111.

Covid-19 casos e óbitos. (s.d.). Recuperado de https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html

De Resende, M. A., & Resende, T. C. (2020). Análise da importância da leitura no processo de alfabetização na concepção de Magda Soares e de Paulo Freire. Revista Linguagens & Letramentos, 5(1), 07.

Decreto n. 509. (2020, 17 de março). Dá continuidade à adoção progressiva de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (covid-19) nos órgãos e nas entidades da administração pública estadual direta e indireta e estabelece outras providências. Recuperado de: https://bit.ly/424og8U

Decreto Nº 1408. (2021, 11 agosto). Dispõe sobre as atividades essenciais da Educação e regulamenta as atividades presenciais nas unidades das Redes Pública e Privada relacionadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico, Ensino Superior e afins, durante a pandemia de COVID-19. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=418792.

Deschamps, E. Ementa orientativa, parecer CEE/SC Nº146. (2020, 19 de março). Conselho Estadual de Educação. Brasil.

Dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil, alerta UNICEF. (2022). Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-de-11-a-19-anos-nao-estao-frequentando-a-escola-no-brasil

Folha informativa sobre COVID-19. (s.d.). Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19

Fonseca, V. D. (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384.

Franco, T. G. (2014).O ensino de geografia vinculado à realidade local vivenciada pelos alunos. In VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. (n.p).Vitória, ES.

Janata, N. E., Batista, A. F., Verdério, A., Monaco, G. D. , Gehrke, M. , Gaia, M. C., & de M. ... Finatto, R. A. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.

Menezes, K. M. G., Martilis, L. D. S., & Mendes, V. P. (2021). Os impactos do ensino remoto para a saúde mental do trabalhador docente em tempos de pandemia. Universidade e Sociedade/Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ano XXXI–n.

Minayo, M. C. S. (Org.). (2002). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (20°.ed, p.80) Petrópolis: Vozes.

Minayo, M. C. S. (2010) O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. (12°. ed, p.393). São Paulo: Hucitec.

Ofício Circular nº 0119/2020. (2020, 19 de maio) Ratificamos as informações do Ofício Circular nº 100/2020, do dia 23 de abril de 2020, que trata da aplicabilidade do Programa APOIA.

Primavesi, A. (2016). Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. (2°. ed, p.206). São Paulo: Expressão Popular.

Projeto Político Pedagógico. (2019). Escola de Educação Básica do Campo.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do "e; ensino" e; remoto. Universidade e sociedade//Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ano XXXI–n.

SED - Secretaria de Estado da Educação - Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais. (2020). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30590-alunos-da-rede-estadual-recebem-materiais-impressos-para-atividades-nao-presenciais

SED - Secretaria de estado da educação - google for education. (s.d.). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/16985-google-for-education

SED - Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado leva segunda etapa de entrega de kits de alimentação para 350 mil alunos em Santa Catarina. (2020). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30760-governo-do-estado-leva-segunda-etapa-de-entrega-de-kits-de-alimentacao-para-350-mil-alunos-em-santa-catarina

Silva, J. M. D. A. (2021). Educação do Campo: um olhar sobre os impactos causados na Educação do/no Campo em tempos de pandemia nas escolas municipais de Lagoa Seca-PB. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande

Sousa, R. P. D., Moita, F. D., & Carvalho, A. B. G. (2011). Tecnologias digitais na educação. Eduepb.

Souza, D. B. (2020) Síntese do encontro com os diretores da Educação Básica do Campo. (Componente curricular: Vivência Compartilhada III) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Ciências da Educação,Universidade Federal de Santa Catarina.

Souza, D. B., Monaco, G. D., & Cherfem, C. O. (2023). O ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia de covid 19 em escolas do campo de Santa Catarina. In IV Seminário Internacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas. (pp. 702-720). Cascavel, PR.

De Souza, S. E., & de Godoy Dalcolle, G. A. V. (2007). O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. Maringá, 11(Supl 2), 110-114.

Stolarski, E. A. (2022). Ensino remoto emergencial e retorno das aulas presenciais: dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar no Município de Carlos Gomes/RS e estratégias para amenizar a situação. Erechim: Universidade Federal da Fronteira Sul.

Tassoni, E. C. M. (2000). Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 1-17.

Tumbo, F. L., Dengo, A. L., Mondlane, B. O., & Guambe, C. E. A. (2022). Educação a distância: possibilidades e desafios para inclusão de avaliação diagnóstica. Revista UFG, 22.

UNICEF alerta que 3,5 milhões de estudantes brasileiros foram reprovados ou abandonaram a escola em 2018. (2019). Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-que-3-5-milhoes-de-estudantes-brasileiros-foram-reprovados-ou-abandonaram-escola-em-2018

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Borges de Souza, D., & Del Monaco, G. (2024). “O Professor era pedagogo, era psicólogo, era médico, era dentista, era tudo!” Desafios e estratégias de Professoras de uma escola do campo durante a pandemia de Covid 19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e18531. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18531

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19