“The Professor was a pedagogue, a psychologist, a doctor, a dentist, it was everything!” Challenges and strategies of teachers at a rural school during the Covid 19 pandemic

Autor/innen

Abstract

ABSTRACT. This work was developed with the purpose of highlighting the multifunctionality involved in teaching rural educators during the Emergency Remote Teaching period and the return to face-to-face activities during the Covid 19 pandemic to guarantee students access to the right to education. The general objective is to identify the difficulties and strategies used by teachers during this period in a Basic Education School in Campo de Santa Catarina. The methodological path consisted of field research and interviews with teachers and school managers. During the Covid-19 pandemic, the public authorities' disregard for Rural Schools and their specificities became evident. The engagement and commitment of teachers became essential for rural students to access their right to education.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Daiane Borges de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

.

Graziela Del Monaco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Doutorado pelo Programa de Posgraduação em Educação da UFSCar (2014). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia - GECA/UFSC, atuando na linha de pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências, tem também experiência nas áreas: educação de jovens e adultos, educação popular, economia solidária e educação ambiental.

Literaturhinweise

Alessi, S. M., Soares, M. S., Pereira, C., Martinez, M. M. C., & March, C. (2021). A crise sanitária aliada às consequências da pandemia pela Covid-19 no contexto da crise do capital. Universidade e Sociedade, 67,8-21.

Altieri, M. A., & Nicholls, C. I. (2021). Do modelo agroquímico à agroecologia: a busca por sistemas alimentares saudáveis e resilientes em tempos de COVID-19. Desenvolvimento e Meio ambiente, 57.

ANDES-SN Pandemia da COVID-19: trabalho e saúde docente.(2021).ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Grupo de Trabalho de Política Educacional.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Brasil no Pisa 2018 – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Bulgraen, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, 1(4), 30-38.

Cadastro de unidade escolar. (s.d.). Recuperado de http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx

Costa, E. M. (2016). A formação inicial do educador do campo: um estudo sobre a Licenciatura em Educação do Campo/Procampo. Margens - Revista Interdisciplinar, 95-111.

Covid-19 casos e óbitos. (s.d.). Recuperado de https://infoms.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html

De Resende, M. A., & Resende, T. C. (2020). Análise da importância da leitura no processo de alfabetização na concepção de Magda Soares e de Paulo Freire. Revista Linguagens & Letramentos, 5(1), 07.

Decreto n. 509. (2020, 17 de março). Dá continuidade à adoção progressiva de medidas de prevenção e combate ao contágio pelo coronavírus (covid-19) nos órgãos e nas entidades da administração pública estadual direta e indireta e estabelece outras providências. Recuperado de: https://bit.ly/424og8U

Decreto Nº 1408. (2021, 11 agosto). Dispõe sobre as atividades essenciais da Educação e regulamenta as atividades presenciais nas unidades das Redes Pública e Privada relacionadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Nível Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico, Ensino Superior e afins, durante a pandemia de COVID-19. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=418792.

Deschamps, E. Ementa orientativa, parecer CEE/SC Nº146. (2020, 19 de março). Conselho Estadual de Educação. Brasil.

Dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil, alerta UNICEF. (2022). Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-de-11-a-19-anos-nao-estao-frequentando-a-escola-no-brasil

Folha informativa sobre COVID-19. (s.d.). Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19

Fonseca, V. D. (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384.

Franco, T. G. (2014).O ensino de geografia vinculado à realidade local vivenciada pelos alunos. In VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. (n.p).Vitória, ES.

Janata, N. E., Batista, A. F., Verdério, A., Monaco, G. D. , Gehrke, M. , Gaia, M. C., & de M. ... Finatto, R. A. (2020). Projeto de Pesquisa Educação e escolas do campo em tempos de pandemia da Covid-19. Florianópolis, SC: UFSC.

Menezes, K. M. G., Martilis, L. D. S., & Mendes, V. P. (2021). Os impactos do ensino remoto para a saúde mental do trabalhador docente em tempos de pandemia. Universidade e Sociedade/Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ano XXXI–n.

Minayo, M. C. S. (Org.). (2002). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (20°.ed, p.80) Petrópolis: Vozes.

Minayo, M. C. S. (2010) O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. (12°. ed, p.393). São Paulo: Hucitec.

Ofício Circular nº 0119/2020. (2020, 19 de maio) Ratificamos as informações do Ofício Circular nº 100/2020, do dia 23 de abril de 2020, que trata da aplicabilidade do Programa APOIA.

Primavesi, A. (2016). Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. (2°. ed, p.206). São Paulo: Expressão Popular.

Projeto Político Pedagógico. (2019). Escola de Educação Básica do Campo.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021). Educação na pandemia: a falácia do "e; ensino" e; remoto. Universidade e sociedade//Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Ano XXXI–n.

SED - Secretaria de Estado da Educação - Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais. (2020). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30590-alunos-da-rede-estadual-recebem-materiais-impressos-para-atividades-nao-presenciais

SED - Secretaria de estado da educação - google for education. (s.d.). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/programas-e-projetos/16985-google-for-education

SED - Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado leva segunda etapa de entrega de kits de alimentação para 350 mil alunos em Santa Catarina. (2020). Recuperado de https://www2.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30760-governo-do-estado-leva-segunda-etapa-de-entrega-de-kits-de-alimentacao-para-350-mil-alunos-em-santa-catarina

Silva, J. M. D. A. (2021). Educação do Campo: um olhar sobre os impactos causados na Educação do/no Campo em tempos de pandemia nas escolas municipais de Lagoa Seca-PB. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande

Sousa, R. P. D., Moita, F. D., & Carvalho, A. B. G. (2011). Tecnologias digitais na educação. Eduepb.

Souza, D. B. (2020) Síntese do encontro com os diretores da Educação Básica do Campo. (Componente curricular: Vivência Compartilhada III) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Ciências da Educação,Universidade Federal de Santa Catarina.

Souza, D. B., Monaco, G. D., & Cherfem, C. O. (2023). O ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia de covid 19 em escolas do campo de Santa Catarina. In IV Seminário Internacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas. (pp. 702-720). Cascavel, PR.

De Souza, S. E., & de Godoy Dalcolle, G. A. V. (2007). O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. Maringá, 11(Supl 2), 110-114.

Stolarski, E. A. (2022). Ensino remoto emergencial e retorno das aulas presenciais: dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar no Município de Carlos Gomes/RS e estratégias para amenizar a situação. Erechim: Universidade Federal da Fronteira Sul.

Tassoni, E. C. M. (2000). Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, 1-17.

Tumbo, F. L., Dengo, A. L., Mondlane, B. O., & Guambe, C. E. A. (2022). Educação a distância: possibilidades e desafios para inclusão de avaliação diagnóstica. Revista UFG, 22.

UNICEF alerta que 3,5 milhões de estudantes brasileiros foram reprovados ou abandonaram a escola em 2018. (2019). Recuperado de https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-que-3-5-milhoes-de-estudantes-brasileiros-foram-reprovados-ou-abandonaram-escola-em-2018

Veröffentlicht

2024-08-23

Zitationsvorschlag

Borges de Souza, D., & Del Monaco, G. (2024). “The Professor was a pedagogue, a psychologist, a doctor, a dentist, it was everything!” Challenges and strategies of teachers at a rural school during the Covid 19 pandemic. Brazilian Journal of Rural Education, 9, e18531. Abgerufen von https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/18531

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID - 19

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in