Análise sobre os cursos de licenciatura em Educação do Campo na região nordeste e a formação para educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e15673Resumo
A pesquisa tem como objetivo geral mapear e identificar quais são as Universidades e Institutos Federais da região nordeste que oferecem o curso de Licenciatura em Educação do Campo, e se contemplam na matriz curricular do curso a disciplina de Língua brasileira de Sinais (Libras), além de analisar os conteúdos apresentados no componente curricular por meio de seus programas de ensino. Os dados de pesquisa foram analisados à luz dos fundamentos legais e teóricos que defendem a educação de surdos e inclusão social e escolar, além de estudiosos da Educação do campo. A pesquisa tem caráter qualitativo, caracterizando-se como bibliográfica e pesquisa documental. Os dados foram analisados de forma descritiva e interpretativa mediante mapeamento das Instituições públicas Federais da região nordeste. Constatou-se que a presença da disciplina de Libras nos cursos de Licenciatura em Educação do campo é predominante, e as ementas da disciplina enfatizam os conhecimentos teóricos a respeito da língua, como também aspectos que envolvem a legislação vigente. Todavia, a presença da disciplina no curso não garante o pleno desenvolvimento linguístico do professor em formação, sendo necessário uma formação continuada para desenvolver satisfatoriamente a língua de sinais.
Palavras-chave: formação docente, Libras, educação de surdos.
Analysis of degree courses in Rural Education in the northeast region and training for deaf education
ABSTRACT. The general objective of the research is to map and identify which are the Universities and Federal Institutes of the northeast region that offer the Licentiate Degree in Rural Education course, and if the subject of Brazilian Sign Language (Libras) is included in the curricular matrix of the course, in addition to to analyze the contents presented in the curricular component through its teaching programs. The research data were analyzed in the light of the legal and theoretical foundations that defend the education of the deaf and social and school inclusion, as well as scholars of rural Education. The research has a qualitative character, being characterized as a bibliographical and documental research. Data were analyzed descriptively and interpretively by mapping Federal public institutions in the northeast region. It was found that the presence of the Libras discipline in the Degree in Education courses in the countryside is predominant, and the discipline syllabi emphasize theoretical knowledge about the language, as well as aspects involving the current legislation. However, the presence of the discipline in the course does not guarantee the full linguistic development of the teacher in formation, being necessary a continuous formation to satisfactorily develop the sign language.
Keywords: teacher training, Libras, education for the deaf.
Análisis de las carreras de Educación Rural en la región nordeste y formación para la educación de sordos
RESUMEN. El objetivo general de la investigación es mapear e identificar cuáles son las Universidades e Institutos Federales de la región nordeste que ofrecen el curso de Licenciatura en Educación Rural, y si la asignatura de Lengua de Signos Brasileña (Libras) está incluida en la matriz curricular de el curso, además de analizar los contenidos presentados en el componente curricular a través de sus programas de enseñanza. Los datos de la investigación fueron analizados a la luz de los fundamentos jurídicos y teóricos que defienden la educación de los sordos y la inclusión social y escolar, así como estudiosos de la educación rural. La investigación tiene un carácter cualitativo, caracterizándose como una investigación bibliográfica y documental. Los datos fueron analizados de manera descriptiva e interpretativa mediante el mapeo de instituciones públicas federales en la región noreste. Se constató que la presencia de la disciplina Libras en los cursos de Licenciatura en Educación en el interior es predominante, y los programas de la disciplina enfatizan conocimientos teóricos sobre la lengua, así como aspectos que envuelven la legislación vigente. Sin embargo, la presencia de la disciplina en el curso no garantiza el pleno desarrollo lingüístico del docente en formación, siendo necesaria una formación continua para desarrollar satisfactoriamente la lengua de signos.
Palabras clave: formación del profesorado, Libras, educación para sordos.
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