A construção da política de Educação no Campo no Estado do Paraná: análise a partir dos documentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19254

Resumo

Neste estudo temos como objetivo abordar a normatização da política de Educação do Campo (EdC) no estado do Paraná. Para isso desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental delimitada aos descritores “Educação do Campo”, “Escolas do Campo” e “estado do Paraná”. Problematizamos os efeitos da normatização pelo estado do Paraná em consideração à sua constituição histórica junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e ao fechamento das EdCs. Dentre os resultados, destacamos que as Sinopses Estatísticas do Inep comprovam que o número de matrículas, de funções docentes e de estabelecimentos de ensino na EdC diminuiu significativamente entre os anos de 2010 e 2022. Em nossas considerações finais problematizamos que políticas como a implantação de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de transporte escolar não garantem o direito de acesso à educação escolar para os povos do campo, das águas e das florestas. Por fim evidenciamos que a normatização das EdCs não garante a existência dessas escolas, o que impõe a necessidade de luta pela manutenção e pela qualidade das Escolas do Campo, especialmente pelos integrantes de movimentos sociais no Paraná.

Palavras-chave: construção da política, educação no campo, fechamento de escolas do campo no Paraná.

 

The construction of Rural Education policy in the State of Paraná: analysis based on documents

ABSTRACT. In this study we aim to address the standardization of the Rural Education (EdC) policy in the State of Paraná. To this end we developed bibliographic and documentary research limited to the descriptors “Rural Education”, “Rural Schools” and “State of Paraná”. We problematize the effects of the standardization by the State of Paraná considering its historical constitution with the Landless Workers Movement (MST) and the closure of the EdC. Among the results we highlight that the Statistical Synopses of Inep prove that the number of enrollments, teaching positions and educational establishments in the EdC decreased significantly between 2010 and 2022. We problematize, in our final considerations, that policies such as the implementation of EJA and school transportation programs do not guarantee the right of access to school education for the people of the countryside, waters and forests. Finally, we highlight that the regulation of the EoC does not guarantee the existence of these schools, which imposes the need to fight for the maintenance and quality of the Rural Schools, especially by members of social movements in Paraná.

Keywords: construction of policy, rural education, closure of rural schools in Paraná.

 

La construcción de la política de Educación de Campo en el estado de Paraná: análisis de documentos

RESUMEN. En este estudio pretendemos abordar la normalización de la política de Educación Rural (EdC) en el Estado de Paraná. Para ello desarrollamos una investigación bibliográfica y documental limitada a los descriptores “Educação do Campo”, “Escolas do Campo” y “estado de Paraná”. Problematizamos los efectos de la regulación del Estado de Paraná en consideración de su constitución histórica junto al Movimiento de los Trabajadores Sin Tierra (MST) y el cierre de la EdC. Entre los resultados, destacamos que las Sinopsis Estadísticas del Inep demuestran que el número de matrículas, plazas docentes y establecimientos educativos en la EdC disminuyeron significativamente entre los años 2010 y 2022. Problematizamos, en nuestras consideraciones finales, que políticas como la implementación de la EJA y los programas de transporte escolar no garantizan el derecho de acceso a la educación escolar a las personas que viven en el campo, las aguas y los bosques. Finalmente, demostramos que la estandarización de la EdC no garantiza la existencia de estas escuelas, lo que impone la necesidad de luchar por el mantenimiento y la calidad de las Escuelas Rurales, especialmente por parte de miembros de los movimientos sociales en Paraná.

Palabras clave: construcción de política, educación rural, cierre de escuelas rurales en Paraná.

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Biografia do Autor

Sandra Garcia Neves, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Atualmente é professora adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Graduada em Pedagogia e em Psicologia. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Neurociência Aplicada a Aprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Mestre na Área de Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. Pesquisa a produção científica no âmbito da pós-graduação lato sensu e coordena o Curso de Pedagogia da Unespar-campus de Campo Mourão.

Fabiana Fátima Cherobin, Universidade Federal Do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação na UFSC, Mestre em Educação pela mesma instituição, possui Especialização no Ensino de Ciências Humanas e Sociais pela UFSC, graduada em História pela UFPB e em Pedagogia pela UNINTER. Professora efetiva da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) - Campus de Goiabeiras. Tem experiência com escolas rurais em contexto de luta social. Atua nos seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas, Educação do MST, Ensino de História em escolas do Campo, formação da Juventude do campo. É pesquisadora e integrante do Núcleo de Estudos Sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, junto a Universidade de Santa Catarina (TMT/UFSC), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo do Espírito Santo GEPECES, do Grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil e Espirito Santo (HISTEDBR (UFES) e membro do Laboratório de Ensino de História (Lahis), do Centro de Educação da UFES.

Edilaine Aparecida Vieira, Universidade Federal De Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Pedagogia e Educação Física (UnC). Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Integra o Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas - NPPD/UFPR. Pesquisadora da Internacional Conference on Textbooks end Media - IARTEM. Atuou como avaliadora de Livros Didáticos - PNLD 2021 e Coordenadora Adjunta no âmbito PNLD 2023. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Campus de Blumenau. Tem experiência na área da Educação do Campo, Educação Física, Gestão Escolar, Didática, Livros Didáticos e Formação de Professores.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Garcia Neves, S., Cherobin, F. F., & Vieira, E. A. (2024). A construção da política de Educação no Campo no Estado do Paraná: análise a partir dos documentos . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, e19254. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19254

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Artigos / Articles / Artículos